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Aumento de 30% do valor da fatura

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

N. L.

Para: Endesa Energia, S.A.

22/02/2024

Este ano a minha fatura aumentou 30% relativamente à media do ano passado.Decido então mudar de fornecedor pois a endesa claramente ficou com valores muito acima da média esperada.Após ter mudado de fornecedor discuti com a endesa sobre este aumento e pedi justificações. Eles responderam que este aumento foi devido aos novos regulamentos nacionais onde foi aumentada a taxa/watt. E adicionaram que se eu ainda fosse cliente, poderia obter um desconto nas minhas proximas faturas de forma a equilibrar o preco e manter a média. Se isto era possivel, eles deveriam ter comunicado esta possibilidade antes do aumento ou pelo menos oferecer uma alternativa de compensação visto que já não era cliente deles.Este tipo de prática é uma forma de fidelização indireta. E devia ser punida.Além disto, após uma maior investigação sobre as minhas faturas descobri que andava a pagar um serviço extra que não foi acordado na altura da contratação. - Ainda estou a aguardar mais detalhes sobre este serviço por parte da Endesa.Espero que esta reclamação ajude os proximos a terem mais cuidado com os serviços que escolhem, que sejam mais atentos às sua faturas. Já que me foi garantido que sai deste serviço a perder.Obrigado,Nuno

Mensagens (3)

Endesa Energia, S.A.

Para: N. L.

26/02/2024

A/C: Serviço de informaçõesapoio@info.deco.proteste.ptProcesso Endesa nº CA-19202374Refª DECO: CPTPT01974816-90Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria de Lurdes RosaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria de Lurdes Rosa, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19202374.No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria de Lurdes Rosa, que por questões de confidencialidade e segurança, pedidos de informação ou modificação contratual, devem ser dirigidos aos nossos serviços pelo titular do contrato.Informamos igualmente que se considera legitima a representação do titular do contrato por qualquer pessoa/entidade, apresentando para os devidos efeitos uma procuração assinada pelo titular, acompanhada pela fotocópia de documento de identificação do procurador.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Maria de Lurdes Rosa, a 26 de fevereiro de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

Endesa Energia, S.A.

Para: N. L.

08/03/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-19243090Refª DECO: CPTPT01974816-90Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Rodrigo Cândido LimaExmos. Senhores,No seguimento da exposição, apresentada no dia 22-02-2024 com o n.º CA-19243090 pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Rodrigo Cândido Lima, informamos que, devido à complexidade da situação apresentada, será fundamental confirmar vários dados necessários para a sua correta resolução.De todo o modo, asseguramos uma resposta às questões do(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Rodrigo Cândido Lima, no prazo máximo de 15 dias desde a data de emissão desta comunicação.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito (ao) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Rodrigo Cândido Lima, a 30 de março de 2021.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

Endesa Energia, S.A.

Para: N. L.

19/03/2024

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-19243090Refª DECO: CPTPT01974816-90Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Rodrigo Cândido LimaExmos. Senhores,Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Rodrigo Cândido Lima a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19243090.No seguimento da exposição efetuada informámos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Rodrigo Cândido Lima que, Após análise da questão que nos coloca informamos que os preços finais de termo de energia incluídos em fatura são compostos pelo valor da estrutura comercial Endesa conjugado com o custo das tarifas de acesso às redes.Neste sentido, como informado na nossa anterior comunicação ao Consumidor, os preços aplicados ao seu contrato foram atualizados conforme a atualização dos componentes regulados em 2024 e com efeitos a partir do dia 01/01/2024 que abrange o valor que vem descrito na sua fatura relativo ao Termo de Energia e/ou o Termo Fixo de Acesso às Redes associado à potência que tem contratada.Assim e não existindo obrigação de informação prévia sobre a alteração de custo dos componentes regulados, como é o caso das tarifas de acesso, consideramos corretamente aplicada a atualização tarifária.Relativamente à questão colocada sobre a contratação do serviço de assistência OK Eletrodomésticos informamos que foi ativado no dia 23/10/2020, encontrando-se a ser faturado há mais de 2 anos, nunca tendo sido levantada qualquer objeção sendo que nas suas faturas vem de forma expressa a faturação do serviço.No entanto, em virtude de critérios internos de atendimento e satisfação dos nossos clientes, vamos proceder com a anulação de todos os valores desde o início do contrato do serviço, crédito este que será enviado para seu IBAN nos próximos dias.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Rodrigo Cândido Lima a 18 de março de 2024.A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional.Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h


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