Exmos. Senhores,
O meu nome é Marisa Carvalho e viajei em conjunto com a senhora Cristina Pimentel através da Turkish Airlines para as Maldivas, com saída a 6 de Agosto de 2024 às 16h20 com ligação em Istambul e chegada prevista às Maldivas às 12h20 de dia 7 de Agosto de 2024. O voo de Lisboa-Istambul, voo número TK 1760 correu conforme planeado, no entanto, o voo número TK734 de Istambul-Malé sofreu um atraso de 3h50, chegando a Malé apenas às 16h10 do dia 7 de Agosto.
No aeroporto de Istambul procurei ajuda no serviço de Help desk da Turkish Airlines, no sentido de me arranjarem outro voo pois se não chegasse até às 14h30 iria seguramente perder o transfer para a ilha onde estava hospedada, no hotel Ecoboo Maldives, na ilha Thinadhoo, Atol Vaavu, pois o último transfer (speed boat) era às 16h e tinha alguém à nossa espera para nos encaminhar para o barco às 15h10. Disseram-me que não havia voos e por muito que tenha contactado o hotel antes de embarcar, eles tentaram mas não conseguiram aguentar o speed boat que levava também outros hóspedes de duas ilhas diferentes, pois só saímos do processo alfandegário e do aeroporto às 16h50. Também já não havia hipótese de reservar um hidroavião mesmo pagando mais às nossas custas.
Causou-nos um enorme transtorno, pois apenas tínhamos 7 dias de férias e só podemos ir no transfer do dia seguinte, às 10h30, só chegámos ao nosso hotel dia 8 de Agosto às 12h15, pelo que perdemos um dia de férias, já tínhamos pago as 7 noites no hotel e ainda tivemos que pagar um hotel em Malé, mais especificamente em Hulhumale, e tivemos que pagar também um jantar que estaria incluído no nosso hotel original.
Anexo o email que nos enviaram por parte da Turkish Airlines, quando voávamos de Lisboa para Istambul e ao chegar a Istambul vimos o email a informar do atraso de 3h50. Anexo também o email com o comprovativo de check in das duas passageiras - Marisa Carvalho e Cristina Pimentel.
Em anexo encontra-se também a fatura de $ 2,415.00 (USD) dos 7 dias reservados e pagos no nosso hotel Ecoboo Maldives, sendo que dividindo uma noite custaria 345 USD, bem como anexo o comprovativo dessa reserva também com o horário dos transferes para verificarem o último transfer seria às 16h tendo sido esse que o hotel nos marcou visto que chegaríamos às 12h20 no dia 7 de Agosto.
Por fim anexamos a fatura do hotel com o jantar onde tivemos que ficar no dia 7 de Agosto por termos perdido o transfer, fatura essa que vem também com a fatura de jantar e anexo também os comprovativos de pagamento, sendo que pagámos nesse dia 2,202,10 rúpias maldívia (MVR), o que equivale a 131,00 euros na moeda portuguesa.
Para além destas despesas do nosso hotel + do hotel que tivemos que pagar por uma noite e do jantar, vimos reclamar uma compensação extra pelo atraso visto termos ficado apenas com 6 dias de férias devido a este atraso que não foi culpa nossa.
Já mandei um e-mail e fiz duas reclamações no site no departamento feedback, pois foi o que me aconselharam a fazer na linha de apoio ao cliente - TK-11370367 + TK-11412263 , respondem-me sempre: "Unfortunately we were unable to fulfill your request as document that you have sent us belong to your destination point. We would like to inform you that we can only cover irregularity-related expenses. Therefore, we kindly request you to send us the receipts which indicates name, surname, date, amount etc."
Isto foi uma irregularidade, fiquei retida no meu destino final na ilha do aeroporto devido ao atraso da vossa companhia.
Liguei hoje para a linha e disseram que não era com o departamento deles e passaram para outro, só falavam inglês e para melhor me conseguir explicar pedi para passarem para alguém que falasse português e quando passaram ouve uma voz automática indicando que não havia ninguém disponível de momento para falar a minha língua. Liguei de novo e o senhor Estevão que me atendeu disse que se eu não queria falar em inglês para me dirigir ao balcão presencial no aeroporto e deu-me o número de telefone para agendar atendimento. Pedi-lhe o último nome e recusou-se a indicar-me o mesmo. Disse-lhe que isso não era legal e ele indicou-me que por questões profissionais não o dava. Pedi para falar com o supervisor disse que já não estava ninguém ao serviço e eu disse-lhe que era impossível estar em linha sem chefias. Nem me sabia responder depois de vários "engasganços". Deplorável e vergonhoso numa empresa destas. Já não tive mais forças para debater e decidi reclamar por aqui para ver se alguém em português me responde e entende o problema.
Anexo o comprovativo de ambas as respostas e o email que enviei inicialmente .
Aguardamos resposta para a resolução deste problema, atendendo que terão consideração pelos vosso clientes e por esta situação em específico.
Obrigada.
Cumprimentos.
Marisa Carvalho