Reclamações recentes

D. S.
02/09/2025

Não devolução de dinheiro

Exmos. Senhores, Venho por este meio informar que o pagamento do cheque n.º 2354093853070, referente a um reembolso da Turkish Airlines, ainda não foi efetuado. Apesar de a companhia estar há mais de 2 meses a assegurar que o processo de refund seria concluído, até à data nada foi pago. Solicito, assim, o vosso apoio para resolver esta situação. Com os melhores cumprimentos,

Em curso
S. T.
17/07/2025

Não indemnização

Em setembro de 2024, fomos um grupo de 8 pessoas (2 famílias de 4 pessoas – 7 malas no total), passar férias num cruzeiro nas Caraíbas. O nosso voo era para Miami. Devido ao primeiro voo pela Air Europa (Porto-Madrid) se ter atrasado, perdemos o segundo voo (Madrid-Miami). Como solução para chegarmos a tempo de embarcar no cruzeiro, a AirEuropa mandou-nos pela turkish para mais dois voos (Madrid-Istambul + Istambul-Miami). Quando chegamos ao Aeroporto de Miami, não sabiam das nossas malas. Dirigimo-nos ao balcão da companhia no aeroporto de Miami, que era uma pequena mesa alta apenas, e o rapaz que lá estava deu-nos um papel com o PIR e deu-nos indicação que tínhamos direito a 100 dólares por pessoa, por dia de mala perdida. Reportamos logo o acontecimento, pelas vias que nos orientaram, da turkish. As férias duraram cerca de 10 dias, e estivemos sempre sem as malas. Já em casa, é que elas começaram a aparecer, sendo que uma delas passou dos 21 dias desaparecida (tempo estipulado para uma mala ser considerada extraviada, e quer apareça ou não depois, o valor da indeminização é o mesmo) e outra ainda não apareceu. Como nenhum de nós tem o conhecimento de como agir nestas situações, foram várias as vezes que nos dirigimos ao aeroporto para ir aos balcões da companhia pedir ajuda. Pedir que nos orientassem sobre o que fazer. A resposta era sempre a mesma. «Tem de esperar. O que podia fazer já fez (que era o reporte do acontecimento)». Importante salientar, que mesmo após a receção da última mala que nos apareceu, nós continuamos a pedir orientação sobre o assunto. Vários emails foram mandados para a companhia e nunca tivemos resposta. Após este tempo todo, este mês fizemos reclamação através do livro de reclamações. E finalmente, obtivemos uma resposta da parte deles. Portanto, informaram-nos que nada teríamos direito uma vez que deveria ter sido feita uma participação no prazo de 21 dias após a receção da última bagagem perdida. E que a família que foi connosco iria receber a indeminização apenas da mala que ainda não apareceu. É uma situação lamentável, uma vez que diversas vezes pedimos ajuda e orientação e em nenhum momento nos referem destes prazos, e fizeram questão mesmo de não nos responder a emails. A nossa questão neste momento é: Podemos portanto contornar a situação triste, sendo que se uma mala ainda não apareceu, esse tal prazo de reporte de bagagem perdida ainda nem começou.

Encerrada
D. S.
16/01/2025

Cobrança indevida e Falha no Estorno

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação contra a Turkish Airlines devido a uma cobrança indevida de equipamentos desportivos e ao incumprimento no prazo de estorno do valor correspondente. No dia 4 de Junho 2024, adquiri um bilhete para o voo Lisboa-Malé, cuja política especificava que o transporte de equipamentos desportivos seria gratuito. No entanto, fui indevidamente cobrado por este serviço. Após apresentar a minha reclamação junto da Turkish Airlines, recebi um e-mail da companhia, datado de 16 de dezembro de 2024, no qual me confirmaram que procederiam ao reembolso integral no prazo de 2 a 7 dias úteis, conforme demonstra anexo e consequencia da reclamação com referência: ##TK-12198560## Atualmente, 32 dias depois, o valor ainda não foi devolvido, o que demonstra um incumprimento claro das obrigações legais da companhia. Incumprimento de Leis e Regulamentos A Turkish Airlines encontra-se em incumprimento das seguintes disposições legais e regulatórias: Regulamento (CE) n.º 261/2004: Define direitos dos passageiros aéreos, incluindo reembolsos atempados no caso de cobranças indevidas ou serviços não prestados. Regulamento (CE) n.º 1008/2008: Artigo 22: Obriga as companhias aéreas a aplicar transparência na definição de preços e a garantir procedimentos de reembolso rápidos e justos. Decreto-Lei n.º 24/2014 (Portugal): Artigos 7.º e 12.º: Determinam a obrigatoriedade de cumprir prazos para devoluções e proíbem práticas comerciais desleais. Diretiva 2011/83/UE sobre Direitos dos Consumidores: Reforça a proteção do consumidor em transações comerciais, exigindo que as devoluções sejam feitas de forma rápida e eficaz. Código Civil Português (Artigo 798.º): Estabelece que o incumprimento de uma obrigação contratual implica responsabilidade e obrigação de indemnizar. Pedido de Intervenção Solicito a intervenção da DECO para apoiar na resolução desta situação, uma vez que a Turkish Airlines não apenas falhou no cumprimento dos prazos de reembolso como também ignorou as suas obrigações legais, causando-me transtornos financeiros e emocionais. Anexo a esta queixa cópias de: Prova da cobrança indevida; Comunicação da Turkish Airlines confirmando o reembolso; Correspondência adicional, caso aplicável. Aguardo o vosso apoio e orientação sobre os próximos passos a tomar para fazer valer os meus direitos enquanto consumidor. Com os melhores cumprimentos, Cumprimentos.

Encerrada
B. S.
26/12/2024

Embarque recusado

Exmos. Senhores, No passado dia 20 de agosto iniciamos (grupo de 7 pessoas) o regresso a Portugal depois de umas férias no Egipto. O itinerário seria Hurghada- Cairo – Istambul – Porto. O primeiro voo de Hurghada para o Cairo foi com a Egyptair e depois faríamos Cairo -Istambul e Istambul – Porto, com a Turkish Airlines. Acontece que o primeiro voo sofreu um atraso de mais de uma hora e quando chegamos ao check-in da Turkish para despachar a bagagem faltavam 35 min para a hora inicial do voo e já não nos deixaram embarcar. Logo aqui, o que foi chocante foi a forma como fomos tratados. Tentamos explicar o sucedido, mas o funcionário apenas batia com a mão uma na outra em sinal de que não queria saber. Este voo que estava previsto partir às 2h10 da manhã, partiu apenas às 2h28 o que nos tinha dado mais que tempo para embarcar. De seguida dirigimo-nos ao balcão da Turkish achando que nos iam passar para o voo seguinte. Primeiro o funcionário diz-nos que temos de reclamar com a Egyptair o que fizemos. A Egyptair informa-nos que o atraso se deveu a um problema operacional e que nada podiam fazer. Voltamos ao balcão da Turkish que nos informa que temos de comprar novos bilhetes o que fazemos através do site da Turkish, mas apenas para o Cairo – Istambul, visto estarmos ainda com muito tempo para apanharmos o Istambul -Porto inicialmente previsto. No minuto em que compramos os novos bilhetes, o funcionário do balcão informa-nos que teríamos de comprar também novos bilhetes Istambul-Porto, pois a nossa reserva inicial tinha ficado toda sem efeito por termos perdido um dos voos da mesma. Apesar de termos solicitado ajuda ao funcionário da Turkish para cancelar a compra, que ele disse ser possível, não nos ajudou, pelo que tivemos de comprar novos bilhetes. Resumindo, inicialmente a Turkish pediu 980€ por passageiro e com este erro pagamos 1460€ por pessoa. Sempre acreditamos que este incidente iria ser resolvido à posteriori e que esta situação só estava a ocorrer pelo país onde estávamos. Já fizemos várias reclamações para a Turkish, nomeadamente contra a forma como fomos tratados pelos funcionários, mas a resposta é sempre a mesma – que agiram de acordo com as normas da empresa e que é obrigatório a realização do check-in no máximo 60 minutos antes de um voo internacional. Neste caso já tinhamos feito o check in on line, apenas necessitavamos de despachar a bagagem. O curioso é que quando fizemos o check-in para o voo seguinte faltavam 20 min para a hora de partida, e ainda estávamos no balcão à espera de que nos emitissem os cartões de embarque por um problema técnico da parte da Turkish. Envio este email como uma última tentativa de resolução desta questão que tão cara nos ficou, visto todas as tentativas que realizamos diretamente com a Turkish terem resultado em respostas muitas das vezes pouco relacionadas com a nossa queixa em concreto, e sem seguimento algum. Desde já muito obrigada pelo trabalho que desempenham. Fico a aguardar um contacto. Com os melhores cumprimentos,

Encerrada
A. M.
23/12/2024

Embarque recusado

Exmos. Senhores, Eu comprei uma passagem da Turkish Airliness, através da aplicação e Dreams com destino a Luanda, foi uma passagem de ida e volta na ida correu tudo bem fui para lá, mas quando fui para voltar no mesmo aeroporto de Luanda na hora do check-in no balcão da Turkish foi-me informado que não seria possível embarcar, porque eles verificaram no sistema que houve alguma troca de bilhete e que eu tinha usado o meu bilhete de volta para ida para Luanda, um cliente que ouve isso não vê sentido algum, como é que foi feita alguma troca tendo em conta que eu fiz o check-in no aeroporto do Porto, eu sem perceber e já em situação de estresse tive de entrar em contato com a eDreams que não me resolveu nada, eu no aeroporto a ver o tempo a passar sem solução tendo em conta que tinha que apanhar o voo, porque trabalho e estudo aqui no Porto tive que comprar uma passagem em cima da hora num balcão da Turkish no aeroporto que não me saiu nada barata, e tive que apanhar o mesmo voo mesmo já tendo bilhete de volta comprado para o voo isto quer dizer, que deitei dinheiro fora quando cheguei a Portugal, entrei em contato com a eDreams a tal que me informou que o meu bilhete já não estava no sistema deles que eu tinha que resolver com a Turkish Airliness coisa que não faz sentido algum, se o cliente comprou com eles mas até aí tudo bem, entrei em contato com a Turkish através da reclamação do site deles que é super demorada, quando o cliente quer comprar um bilhete é super rápido mas para resolver uma situação que deveriam se responsabilizar é um fim do mundo e tive que recorrer a Deco, depois de responderem ao meu e-mail simplesmente disseram que não tinham como fazer o reembolso porque houve uma alteração no meu voo que eu deveria ter mudado o bilhete, sendo que a alteração era por atraso da parte deles e a maneira que foi justificada não bateu nada certo com o que me foi simplesmente asseram que nao unnam como razer o reembolso porque houve uma alteração no meu voo que eu deveria ter mudado o bilhete, sendo que a alteração era por atraso da parte deles e a maneira que foi justificada não bateu nada certo com o que me foi dito no aeroporto, para além de tudo eu sou consumidora e estou em busca dos meus direitos fizeram-me pagar por uma passagem nova enquanto eu já tinha comprado de ida e volta, exijo que me devolvam o que é meu por direito, porque muito sinceramente nunca passei por um constrangimento do género com nenhuma outra companhia, e digo algo venho aqui expor a situação porque é de lamentar um cliente ter que correr atrás de vocês para resolver, esse tipo de situação, só quero que devolvam o dinheiro apenas da passagem que não foi usada e nunca mais compro bilhete algum com vocês, e é o mesmo conselho que dou aos meus familiares. Cumprimentos.

Encerrada

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