Em setembro de 2024, fomos um grupo de 8 pessoas (2 famílias de 4 pessoas – 7 malas no total), passar férias num cruzeiro nas Caraíbas.
O nosso voo era para Miami.
Devido ao primeiro voo pela Air Europa (Porto-Madrid) se ter atrasado, perdemos o segundo voo (Madrid-Miami).
Como solução para chegarmos a tempo de embarcar no cruzeiro, a AirEuropa mandou-nos pela turkish para mais dois voos (Madrid-Istambul + Istambul-Miami).
Quando chegamos ao Aeroporto de Miami, não sabiam das nossas malas.
Dirigimo-nos ao balcão da companhia no aeroporto de Miami, que era uma pequena mesa alta apenas, e o rapaz que lá estava deu-nos um papel com o PIR e deu-nos indicação que tínhamos direito a 100 dólares por pessoa, por dia de mala perdida.
Reportamos logo o acontecimento, pelas vias que nos orientaram, da turkish.
As férias duraram cerca de 10 dias, e estivemos sempre sem as malas.
Já em casa, é que elas começaram a aparecer, sendo que uma delas passou dos 21 dias desaparecida (tempo estipulado para uma mala ser considerada extraviada, e quer apareça ou não depois, o valor da indeminização é o mesmo) e outra ainda não apareceu.
Como nenhum de nós tem o conhecimento de como agir nestas situações, foram várias as vezes que nos dirigimos ao aeroporto para ir aos balcões da companhia pedir ajuda.
Pedir que nos orientassem sobre o que fazer.
A resposta era sempre a mesma. «Tem de esperar. O que podia fazer já fez (que era o reporte do acontecimento)». Importante salientar, que mesmo após a receção da última mala que nos apareceu, nós continuamos a pedir orientação sobre o assunto.
Vários emails foram mandados para a companhia e nunca tivemos resposta.
Após este tempo todo, este mês fizemos reclamação através do livro de reclamações. E finalmente, obtivemos uma resposta da parte deles.
Portanto, informaram-nos que nada teríamos direito uma vez que deveria ter sido feita uma participação no prazo de 21 dias após a receção da última bagagem perdida. E que a família que foi connosco iria receber a indeminização apenas da mala que ainda não apareceu.
É uma situação lamentável, uma vez que diversas vezes pedimos ajuda e orientação e em nenhum momento nos referem destes prazos, e fizeram questão mesmo de não nos responder a emails.
A nossa questão neste momento é:
Podemos portanto contornar a situação triste, sendo que se uma mala ainda não apareceu, esse tal prazo de reporte de bagagem perdida ainda nem começou.