Reclamação
V. S.
Para: Caetano Fórmula SA
Exmos. Senhores, Adquiri um veículo 0 km Dacia Logan (BQ-75-OE) em vossa loja Caetano Fórmula Dacia Gaia, com pagamento efetuado no dia 29 de janeiro de 2025 e até a presente data, quase 4 meses depois, o DUA ainda não foi entregue em minha morada. O documento é de EXTREMA necessidade pois o veículo foi adquirido para exercer a atividade profissional TVDE, sendo que desde o dia 1 de maio de 2025 minha viatura está bloqueada nas plataformas Uber/Bolt pois não aceitam mais o documento provisório (DAV) e só permitem o registo de viaturas com o DUA em formato de cartão físico. Como consequência, estou sem conseguir trabalhar e obter o meu rendimento há 20 dias! Desde o mês de abril venho a contactar a concessionária em questão exigindo a entrega do documento. Foram diversos SMS, Whatsapp, e-mails, chamadas telefônicas e visitas presenciais à loja, e sempre foram dadas respostas vazias como a de que eu deveria apenas aguardar ou de que a culpa pelo atraso era do IMT e que outros clientes estavam na mesma situação. Entretanto, como não podia ficar mais dias sem trabalhar, comecei uma longa jornada para descobrir o que se passava já que não me foi passada qualquer previsão de entrega nem informação sobre o estado da emissão do documento. Entre diversas chamadas e e-mails enviados para o IMT, IRN e até para a Imprensa Nacional Casa da Moeda, finalmente, para a minha surpresa, consegui a informação de que o DUA já estava pronto para levantamento na INCM desde o dia 25 de março de 2025, à espera apenas da recolha por parte do solicitante do documento. Com esta informação que foi obtida no dia 6 de maio, imediatamente liguei ao vendedor e o informei sobre a urgência da situação e que a resolvessem o mais breve possível para que eu pudesse voltar a trabalhar. Dois dias depois, no dia 8 de maio, recebo um SMS do vendedor com a informação de que afinal o DUA já estava no Departamento de Documentos da Caetano e que seria enviado imediatamente para a minha morada através do CTT. Passaram-se mais 8 dias e aguardei até o dia 16 de maio. Como não havia recebido nenhuma correspondência, novamente desloquei-me até a loja em Gaia onde finalmente foi-me informado o código de rastreamento RL330365952PT e sugeriram que eu, o cliente, convinha deslocar-me até um CTT para saber quando a correspondência seria entregue. Hoje, 20 de maio, desloquei-me a uma loja CTT na minha zona e informaram-me de que a correspondência havia sido entregue no dia 19/05 para uma pessoa de nome Antonio Ribeiro e que o código que me enviaram não era da minha correspondência pois não condizia com a minha morada de Oliveira de Azeméis. Ou seja, deram-me um código qualquer que não era o meu. Por conta da incompetência de uns e desdém com a situação por parte de outros, sigo sem o DUA e fazendo contas do prejuízo de estar há 3 semanas sem trabalhar e ainda tendo que arcar com as despesas de seguro e prestações de um veículo que era para ser uma fonte de renda. Cumprimentos.
Mensagens (5)
V. S.
Para: Caetano Fórmula SA
PREJUÍZOS Financiamento da viatura: 180 euros/mês Seguro da viatura: 32 euros/mês Seguro Responsabilidade Civil TVDE: 160 euros/mês Alguel de SLOT para a empresa que estou associado: 200 euros/mês Rendimento médio na atividade profissional: 500 euros/semana TOTAL DO PREJUÍZO: 2.572 euros por mês Quem vai arcar com isto?!
Caetano Fórmula SA
Para: V. S.
Bom dia, Acusamos receção do vosso e-mail infra. Vamos consultar o processo para podermos responder. Ao dispor. Melhores cumprimentos, Patricia Castro Após-Venda Caetano Retail – Polo da Madalena (Ed. Baviera) patricia.castro@caetanoretail.pt Telemóvel: 917613598 Rua do Barreiro, nº 547 4405-730 Madalena – V.N.Gaia LINHA AZUL PARA MARCAÇÕES: 808919 962 De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 20 de maio de 2025 18:00 Para: Geral Gaia - Caetano Formula gaia@caetanoformula.pt Assunto: Recebeu uma resposta de VICTOR S Atenção: Este e-mail vem de fora da nossa organização. Não clique em links ou abra anexos, a menos que reconheça o remetente e saiba que o conteúdo é seguro.
Caetano Fórmula SA
Para: V. S.
Bom dia, Após consulta deste processo, somos a informar o seguinte: A aquisição da viatura do cliente teve como intermediário o BBVA e o contrato para legalização só nos chegou no dia 07/03/2025. A viatura já foi registada em nome do cliente e o DUA enviado para casa do cliente por correio registado mas a referida correspondência foi-nos devolvida com indicação de “Endereço insuficiente”. Confirmamos, através do comprovativo de morada que nos foi entregue pelo cliente, que o endereço estava em conformidade mas não enviamos novamente para não corrermos o risco de nova devolução. O cliente já foi contactado por nós telefonicamente e ficou acordado que se iria dirigir pessoalmente às nossas instalações para levantamento do documento. Colocámo-nos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional. Melhores cumprimentos, Patricia Castro Após-Venda Caetano Retail – Polo da Madalena (Ed. Baviera) patricia.castro@caetanoretail.pt Telemóvel: 917613598 Rua do Barreiro, nº 547 4405-730 Madalena – V.N.Gaia LINHA AZUL PARA MARCAÇÕES: 808919 962 De: Patricia Castro Enviada: 21 de maio de 2025 11:34 Para: Cc: Nuno Braga nuno.braga@caetanoretail.pt; Miguel Sousa miguel.sousa@caetanoretail.pt Assunto: RE: Recebeu uma resposta de VICTOR S Bom dia, Acusamos receção do vosso e-mail infra. Vamos consultar o processo para podermos responder. Ao dispor. Melhores cumprimentos, Patricia Castro Após-Venda Caetano Retail – Polo da Madalena (Ed. Baviera) patricia.castro@caetanoretail.pt Telemóvel: 917613598 Rua do Barreiro, nº 547 4405-730 Madalena – V.N.Gaia LINHA AZUL PARA MARCAÇÕES: 808919 962 De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 20 de maio de 2025 18:00 Para: Geral Gaia - Caetano Formula gaia@caetanoformula.pt Assunto: Recebeu uma resposta de VICTOR S Atenção: Este e-mail vem de fora da nossa organização. Não clique em links ou abra anexos, a menos que reconheça o remetente e saiba que o conteúdo é seguro.
V. S.
Para: Caetano Fórmula SA
Estimada Sra. Patrícia Castro, Agradeço a resposta com a brevidade necessária entretanto é preciso apontar que em nenhum momento houve quaisquer reconhecimento das falhas no serviço prestado pela empresa Caetano Fórmula. Se na minha reclamação exponho que o documento em questão estava pronto no INCM desde o dia 25 de março para levantamento (e-mail anexo), ora, então é algo normal a entrega ao cliente demorar quase 2 meses? E se houve falha na tentativa de entrega por conta de um erro no preenchimento do endereço, por qual razão nunca houve qualquer contacto por parte da vossa empresa? Fosse este por telefone, SMS ou e-mail? Ou seja, se não fosse eu, o CLIENTE, a abrir reclamações então quando o documento seria entregue a mim? Por mais quantas semanas eu ficaria sem poder trabalhar com a minha viatura? E o prejuízo financeiro de 3 semanas sem trabalhar, como fica? Quem assume? É assim, a Caetano sem reconhecer os erros nem assumir a responsabilidade pelo mau serviço prestado? Parece-me que o único culpado é o cliente! Segue como anexo o e-mail citado acima. Sem mais.
Caetano Fórmula SA
Para: V. S.
Boa tarde, Em resposta à questão infra colocada, somos a informar que não se trata de um caso isolado pois existem sim bastantes atrasos nestes processos. Embora o documento estivesse disponível na Conservatória a partir do dia 25-03-25, só posteriormente nos foi enviado e, a correspondência que enviamos para a morada do senhor conforme comprovativo de morada que nos foi entregue, foi-nos devolvida pouco tempo antes de o senhor nos contactar. Compreendemos que esta situação não tenha sido do seu agrado mas trata-se de um processo que não depende só da nossa empresa. Estamos porém dispostos a efetuar um desconto como como cortesia comercial quando o senhor trouxer a viatura à nossa Oficina para manutenção, no valor de 30% nas peças a substituir. Colocámo-nos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional. Melhores cumprimentos, Patricia Castro Após-Venda Caetano Retail – Polo da Madalena (Ed. Baviera) patricia.castro@caetanoretail.pt Telemóvel: 917613598 Rua do Barreiro, nº 547 4405-730 Madalena – V.N.Gaia LINHA AZUL PARA MARCAÇÕES: 808919 962 De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 21 de maio de 2025 23:01 Para: Geral Gaia - Caetano Formula gaia@caetanoformula.pt Assunto: Recebeu uma resposta de VICTOR S Atenção: Este e-mail vem de fora da nossa organização. Não clique em links ou abra anexos, a menos que reconheça o remetente e saiba que o conteúdo é seguro.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação