Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente ao atraso verificado no meu processo de obtenção do Certificado de Motorista TVDE na Eco Drive.
Terminei a formação inicial obrigatória e a avaliação na Eco Drive dentro dos prazos estabelecidos (início em 22 de maio de 2026 e fim em 11 de junho de 2026), tendo cumprido todas as obrigações como formanda. Entreguei todos os documentos necessários e paguei pelos serviços de tratamento/acompanhamento do processo, com a expectativa de que tudo fosse encaminhado de forma célere junto do IMT.
Devido à demora na marcação do exame, contactei o IMT para esclarecimentos e fui informada oficialmente que a Eco Drive só submeteu o pedido da minha avaliação final em 17 de agosto de 2026, ou seja, cerca de dois meses após o final da formação. Este atraso não diz respeito ao tempo de espera do IMT, mas sim ao período em que o meu pedido sequer tinha sido submetido pela escola.
Esta situação causou-me sérios prejuízos, pois estou desempregada há meses e apostei nesta formação para poder exercer como motorista TVDE. Além do valor da formação, paguei especificamente pelo serviço de acompanhamento do processo porque me foi dito que este aceleraria a tramitação. No entanto, fiquei (e continuo) impossibilitada de realizar o exame durante aproximadamente dois meses extra devido à demora da escola.
Questionada sobre esta situação, a Eco Drive respondeu que "cumpriu as suas obrigações", atribuindo a demora ao IMT, o que não corresponde à informação oficial prestada pelo próprio IMT. Há uma clara contradição entre o que me foi dito pela escola e a realidade do processo.
Assim, solicito à Eco Drive esclarecimentos concretos:
- Porque motivo o pedido da minha avaliação final só foi submetido ao IMT em 17 de agosto de 2026;
- Quais as diligências realizadas pela escola entre o final da minha formação e essa data;
- Disponibilização de comprovativo da submissão do pedido ao IMT nessa data;
- Esclarecimento sobre a contradição entre a comunicação do IMT e as informações que me foram dadas pela escola;
- Justificação do motivo pelo qual, tendo pago pelo serviço de tratamento do processo, o pedido não foi submetido de forma mais rápida;
- Análise da possibilidade de reembolso do serviço prestado de tratamento do processo junto ao IMT por parte da escola;
- Indicação de medidas que poderão ser tomadas para minimizar o prejuízo que sofri com este atraso - prejuízo profissional, financeiro, transtorno pessoal, instabilidade, tempo e esforço pessoal despendidos e falsas expectativas impostas.
Considero inadmissível toda esta situação, tendo em conta o investimento que fiz e as informações contraditórias que recebi.
Aguardo esclarecimentos e solução para o sucedido.