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Assédio no local de trabalho e contactos abusivos

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. C.

Para: CAR7

10/11/2025

Exmos. Senhores Adquiri um veículo semi-novo no stand car7 em Ovar constando no documento de declaração de compra e venda o sinal, entrada, quantia financiada pelo banco e saldo em dívida: 0 €. O negócio ficou concluído há cerca de quatro meses, o carro foi entregue e o Documento Único Automóvel está em meu nome. No entanto, passados estes meses, comecei a receber contactos insistentes e abusivos de antigos e atuais representantes do stand: João Ferreira, que segundo fui informado já não trabalha no stand, tem-me contactado por telefone e WhatsApp, e chegou mesmo a ligar para o meu local de trabalho de forma insistente e fora de qualquer via formal. Rafael Cruz, também do stand, apareceu hoje, 10 de novembro, no meu local de trabalho à minha procura; ao saber que estou de férias, informou colegas de que voltará lá na próxima semana, o que considero completamente inaceitável. Já solicitei que qualquer contacto fosse feito apenas por escrito (email ou carta), mas o comportamento mantém-se. Este tipo de conduta configura assédio, pressão e violação da minha privacidade, sendo totalmente desproporcionado e injustificado, tanto mais que a declaração indica nenhum saldo em dívida. O número do meu local de trabalho foi provavelmente retirado dos recibos de vencimento apresentados única exclusivamente para pedido de empréstimo bancário, o que constitui violação de direito de privacidade.

Mensagens (1)

CAR7

Para: J. C.

18/12/2025

Exmos. Senhores, Na sequência da reclamação apresentada, importa referir que o veículo adquirido pelo cliente não apresenta qualquer problema, defeito ou anomalia, aliás, o que nunca foi, sequer, reportado pelo cliente, pelo que a nossa empresa não aceita a existência de qualquer tipo de problema na viatura. Com efeito, o cliente foi devidamente informado em relação a todas as características do veículo automóvel, tendo-o aceite no estado em que se encontrava, na medida em que o veículo automóvel estava em perfeito estado de conservação, quer relativamente ao seu estado exterior, quer relativamente a todos os seus componentes mecânicos, elétricos e electrónicos. O único incumprimento existente no negócio é exclusivamente imputável ao cliente, uma vez que se encontra pendente o pagamento da quantia remanescente de € 5.000,00, acrescido de juros de mora e que não foi regularizado junto da nossa empresa, apesar das devidas interpelações efectuadas junto do cliente. Nesse sentido, lamentamos constatar que a apresentação da reclamação que se responde visa, apenas e tão só, para além do claro intuito de difamar a nossa empresa, procurar subterfúgios para protelar a cobrança judicial do remanescente da dívida. Como tal, os factos alegados pelo reclamante não correspondem à realidade e configuram o crime de difamação em relação à nossa empresa, motivo pelo qual a nossa empresa se reserva no direito de apresentar a respectiva queixa-crime, sendo certo que se encontram já encetados os mecanismos judiciais para a cobrança coerciva do montante devido pelo reclamante. Por último, importa referir que a nossa empresa, nas relações com os clientes, sempre pautou pelo respeito e consideração dos respectivos interesses e direitos, incluindo os direitos legalmente estipulados para a defesa dos consumidores. Face ao exposto, no caso em apreço, é forçoso concluir que o comportamento da nossa empresa não é censurável não tendo, em qualquer momento, violado ou desrespeitado os direitos do consumidor nosso cliente, muito menos praticado qualquer acto de assédio, pressão ou violação da privacidade do reclamante, o que é falso e não corresponde à realidade, como este bem sabe, motivo pelo qual a reclamação que se responde é totalmente infundada e deve ser eliminada. Com os melhores cumprimentos, escreveu (segunda, 10/11/2025 à(s) 17:15):


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