Exmos. Senhores,
À DECO
Depois de me ter vinculado à Vodafone, em 7 de março passado, tenho sido confrontado com autênticos comportamentos desviantes desta empresa.
1. Depois de, no momento do contrato me ser oferecido ser a Vodafone a tratar da minha desvinculação da NOS, foi-me presente um documento que assinei e onde constava o pedido de cessação dos serviços da NOS.
2. Em 24 de Junho informei a Vodafone que tinha sido confrontado com um débito da NOS porque nada tinham recebido soibre o pedido de cessassão dos servfiços.
3. Fui-me informar à loja onde tinha feito o contrato e assinado o pedido para a NOS e disseram-me que dariam resposta em 24
horas. Até hoje...
2. Entretanto, depois de incontáveis diligências, constatei que a
box provocava, repetidamente, o ligar e desligar da minha smart tv Philips.
3. A Philips não conseguiu resolver o problema e recomendou-me a assistência de um seu agente que pede 40€ pela deslocação mais 40€ pela avaliação, acrescentando que o conserto pode chegar aos 200€ e, se superar, sou solicitado a dar o meu consentimento.
4. Perante a situação, fiz várias operações de erro e tentativa, até que, desligando a box vodafone, o televisor voltou ao comportamento normal.
5. Liguei para a assistência Vodafone e, de assistente em assistente, cheguei a um técnico, tendo antes passado por essa absurda figura a que dão o nome de Tobi.
Em todo o caso cumpri os trâmites abusivamente exigidos.
E foi assim :"Para resolver a dificuldade no serviço de Tv com box, aceda gratuitamente ao TOBi através do link https://tobi.vodafone.pt/
Caso não fique resolvido no TOBi, transferimos de forma imediata, prioritária e gratuita para um técnico.
Basta seguir a conversa com o TOBi até ao fim."
Claro que estive "a falar para o boneco".
Nada foi resolvido. E passei para o assistente técnico.
6. O assistente técnico mostrou-se incapaz de resolver o
problema e disse que o ia reportar à engenharia que, em 24 horas, entraria em contacto comigo.
7. 20/06/24. Ninguém contactou comigo. Continuei sem o serviço da box.
8. Perante a situação, chego à conclusão que estou numa relação contratual que, comprovadamente,não atende a
necessidades primárias de respeito e atenção ao cliente.
9. Em 20/06 insisti.
Na sequência do que informei, dirigi-me à loja da Vodafone
no Norte Shopping onde tinha feito o contrato.
Remeteram a entrega da box para o Mar Shopping.
Não me deram qualquer informação sobre o problema da assistência técnica.
A engenharia continuava a não dar sinal de vida.
E lá continuei eu a fazer o que a Vodafone não fazia. Como a montanha não vinha ter comigo fui eu até à montanha.
10. A seguir fui ao Mar Shopping.
O antendimento impessoal na era da personalização é, no mínimo, inconcebível.
Continuando à espera do contacto da engenharia, entendi que
devia persistir.
E lá andei eu, de loja em loja, para me substituírem a box avariada.
11. Ao fim de tantos bloqueios provocados pela própria organização, encontrei uma pessoa competente, na loja do Mar
Shopping.
Depois de ouvir e ler todo o histórico do problema criado com a box, disse que eu não ia sair dali sem o problema resolvido.
E cumpriu.
Procedeu às diligências que julgou necessárias e, pouco depois, informou-me que estava autorizada a trocar a box.
12. Perante esta panóplia de incumprimentos, a Vodafone deixou de me merecer qualquer confiança.
A seguir, exigi da Vodafone dois esclarecimentos:
1. A Vodafone comunicou ou não a cessação de serviços à NOS.
2. A Vodafone, perante o histórico do seu “apoio ao cliente”, aceita ou não o meu pedido de rescisão do contrato?
13. Finalmente, informei que considero inexistente qualquer comunicação automática, ou seja, exigi que o relacionamento comigo seja personalizado, inclusivamente a faturação.
14. Tudo isto foi confirmado por carta registada com aviso de receção.
RESPOSTA DA VODAFONE
"Esclarecemos que, a Vodafone apenas auxilia o Cliente na submissão do pedido de desativação dos serviços no anterior operador, sendo responsabilidade do Cliente assegurar que a desativação junto do outro operador é concluída com sucesso, e se necessário reenviar o pedido ou remeter documentação adicional.
Reforçamos que, a desativação do serviço com o antigo operador, é da responsabilidade do titular do mesmo, assim como garantir que o poderá efetuar sem qualquer penalidade.
Informamos que, esta opção é válida para Cliente particulares e sendo o seu NIF empresarial, não é possível proceder ao envio do pedido à operadora."
Nota: o meu NIF não é empresarial, é de cidadão comum.
"Em relação à dificuldade com a Box, verificamos que a mesma foi substituída a 20-06-2024."
Nem umna palavra acerca da falha de assistência da "engenharia"
Por fim, a Vodafone recusa o emu pedido de rescisão com a seguinte argumentação:
"Os motivos apresentados não constituem uma justa causa para a rescisão contratual, pelo que ao desativar antecipadamente, será debitada a respetiva penalidade de 680,7Eur + IVA."
E, assim, estou perante um comportamento desviante da Vodafone que vai merecer a devida resposta por outros meios.
Sublinho que a Vodafone oferece um serviço que não cumpre e até "descobre" que o meu NIF é empresarial.
E ainda estou à espera que a" engenharia" entre em contacto comigo para resolver o problema da box e que os respetivos serviços me informem sobre o destino que deram ao meu pedido de desvinculação da NOS que, pelos vistos, em proposta enganosa, disseram que iam encaminhar.
Rui de Melo
NIF 127345612
rmelorama@gmail.com
Grato e cumprimentos.