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Ameaças de Corte em Faturas Pagas e Constantes Tentativas de Cobrar o Débito Directo do Banco Errado

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

B. R.

Para: RUBIS Energia Portugal

22/07/2025

Exmos. Senhores, Na qualidade de titular do contrato n.ºC35986 , solicitei alteração ao meio de pagamento em Fevereiro, sendo inicialmente aceite, e tendo remetido os documentos exigidos. Até ao momento, continuam a tentar cobrar o meio de pagamento anterior, apesar de já constar o IBAN do banco correto na fatura desde Abril, e estou a receber inclusive ameaças de corte, pelo que solicito que procedam urgentemente à alteração requerida. Já contactei a Rubis Gás devido a este assunto dezenas de vezes, dizem que vão falar com o departamento responsável, mas depois de 5 meses à espera, a situação continua a não estar resolvida. Mesmo depois de ter de recorrer a outro meio para pagamento e fazer esse pagamento, continuam a enviar-me emails a dizer para pagar faturas que já estão pagas. Reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos decorrentes da vossa inação. Cumprimentos.

Mensagens (1)

Assistência solicitada 22 julho 2025

RUBIS Energia Portugal

Para: B. R.

22/08/2025

Estimado cliente, Na sequência do contacto estabelecido pelo cliente, cumpre-nos esclarecer o seguinte: Após verificação junto do departamento responsável pelos pagamentos, confirmamos que os dados associados à primeira conta bancária do cliente foram atempadamente removidos do nosso sistema. No entanto, por erro do sistema, o sistema continuava a reconhecer essa conta como ativa, continuando a utilizar a conta “removida” como método preferencial de pagamento. Posteriormente, foi solicitado um esclarecimento adicional relativamente à ausência de débito na conta Revolut, tendo-se verificado que existe uma incompatibilidade entre a nossa plataforma e a referida instituição bancária. Por esse motivo, não nos é possível, de momento, proceder à ativação de débitos direto para contas Revolut. Quanto aos avisos de corte emitidos, importa referir que estes são gerados automaticamente sempre que não se verifica o pagamento das faturas até à data de vencimento. Estes documentos funcionam como um alerta, permitindo ao cliente regularizar a situação no prazo máximo de 20 dias após emissão do respetivo aviso de corte, bem como questionar ou contestar eventuais inconformidades, para que estas possam ser devidamente analisadas e corrigidas pela RUBiS Gás. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, através do endereço de e-mail habitual, da nossa Linha de Apoio ao Cliente (808 203 602 – chamada local 219 364 161 – rede fixa nacional), ou em resposta a esta comunicação. Com os melhores cumprimentos, César Encarnação


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