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Acidente/Queda dentro das Instalações do estabelecimento

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. F.

Para: Mercadona - Supermercados SA

30/12/2021

Venho por este meio comunicar a Vossas Exas. a situação ocorrida e a resolução proposta para a mesma, por parte do Mercadona – Irmãdona Supermercados S.A.No passado dia 26 de Dezembro de 2021, desloquei-me ao supermercado Mercadona sito em Canidelo, na R. Emissor 381, 4400-436 Vila Nova de Gaia, por volta das 17h30.Esse passado dia era um dia chuvoso de Inverno e como tal, ao entrar nas primeiras portas automáticas do estabelecimento, tive o cuidado de tentar secar os pés, para evitar algum deslize. Ainda assim, nas próximas portas, onde o piso é diferente, mal entro, escorrego e caio no chão, numa queda da minha própria altura. Nesse mesmo instante, um colaborador de nome André, estava a passar por mim e ajudou-me a levantar do chão, depois de assistir à minha queda. Eu estava sozinha.Senti as dores no coxis e no pulso, que, na altura considerei normais. Tive o cuidado de verificar que não existia qualquer placa de sinalização para o facto de o chão se encontrar escorregadio e pude ouvir o colaborador a solicitar em seguida que os serviços de limpeza viessem secar o piso húmido.Realizei a minha pequena compra de um artigo, conforme programado, ainda com algumas dores, a colaboradora da caixa questionou-me se me havia magoado e eu respondi que estava com algumas dores no punho, no entanto, saí.Cheguei a casa e tentei atenuar as dores que ainda sentia, no entanto, no dia seguinte, segunda-feira 27 de Dezembro de 2021 acordei com imensas dores e sem mobilidade no pulso, estando impedida de ir trabalhar. Desloquei-me devido a esse facto às urgências do Hospital Privado de Gaia, onde, após a realização de exames e o devido relatório médico, me foi informado que tinha um traumatismo no punho esquerdo, resultante da queda descrita, sendo que teria de utilizar uma ortótese de punho durante 15 dias e realizar a medicação devida.Posto isto, desloquei-me novamente às instalações do Mercadona de Canidelo com o intuito de acionar o seguro multirriscos e de responsabilidade civil, obrigatório e existente para estas situações. O gerente de loja informou-me que reportou a incidência e que eu teria de entrar em contacto por telefone com o departamento de Responsabilidade Civil da marca para reportar o sucedido e dar seguimento ao caso. Assim o fiz.Foi-me dito nessa linha de apoio, onde me deram o número de incidência 202150281129.No entanto, foi-me também informado, nessa mesma linha de apoio telefónico de que iriam recolher as informações sobre a ocorrência junto da loja na morada supra indicada e que posteriormente me iriam informar a mim de quais os dados necessários da minha parte. Qual não é o meu espanto quando na manhã do dia seguinte, 28 de Dezembro, sou informada via telefone de que a marca não se iria responsabilizar pelo ocorrido dentro das suas próprias instalações pois consideraram que não foi por negligência, nem responsabilidade dos mesmos. Ora a minha questão foi então no sentido de apurar qual o motivo para terem chegado à conclusão de que eu caí e me lesionei no punho, dentro das suas instalações, com um piso escorregadio e sem sinalização, sem que isso esteja dentro das suas responsabilidades, ao qual, a única resposta que obtive da colaboradora da linha de apoio foi de que essa era a decisão da marca e não tinha qualquer outra informação que me pudesse dar. Eu questionei então quais eram as circunstâncias em que um acidente do género, resultando duma queda e de um traumatismo, dentro das suas instalações seriam responsabilidade da marca e a fariam acionar os seguros obrigatórios existentes para tratar destas situações. A resposta foi que não tinha como me dar essa informação. Também questionei a colaboradora da linha de apoio da Responsabilidade Civil do Mercadona sobre quais as outras formas de recorrer dessa decisão de que forma poderia proceder, e fui informada de que não havia mais a quem me dirigir por parte da empresa, que essa era a decisão, não tinham qualquer outra informação para me dar e que, se quisesse, que agisse da forma que desejasse, mas que a comunicação com a empresa estava terminada. Posto isto, a primeira coisa que procurei fazer foi, no mesmo dia, solicitar o livro de reclamações do Mercadona de Canidelo e reportar o ocorrido no mesmo. (Reclamação nr. 27814878, 27814879, 27814880, 27814881)O que é facto é que eu escorreguei, num piso húmido, caí e lesionei-me dentro das instalações do Mercadona de Canidelo e a marca descarta-se de qualquer responsabilização do ocorrido e dos danos resultantes. Visto que eu sou a maior lesada e, como é compreensível, não tenho qualquer benefício ou satisfação em estar a solicitar que a marca acione os seguros e meios de que dispõe para colmatar este acidente, nem tiro qualquer proveito da situação, antes pelo contrário.Considero de lamentar esta postura de descarte por qualquer pessoa dentro das instalações dos supermercados Mercadona, pois aquilo que ocorreu comigo poderia ter ocorrido com um idoso, uma criança, um funcionário, ou qualquer outra pessoa e eu não considero que o facto de entrar na loja, limpar os pés na entrada, caminhar normalmente e ainda assim escorregar e lesionar-me tenha sido originado por qualquer comportamento de risco ou negligente da minha parte, sendo que, ao abrigo de ter ocorrido dentro das instalações do estabelecimento, incorre na sua responsabilidade civil, tal como previsto nos seguros obrigatórios existentes para o efeito.Assim sendo, e preocupando-me não só com o meu estado físico atual mas também com a possibilidade de o mesmo ocorrer com outra pessoa qualquer, tendo provavelmente o mesmo desfecho onde a empresa se descarta das suas responsabilidades, venho por esta forma apresentar a minha reclamação, indignação, incompreensão e também a minha necessidade de que a empresa tenha em atenção as minhas necessidades como consumidora e se responsabilize pelos possíveis e prováveis danos (como foi o caso), dentro das suas instalações, como previsto legalmente. Posto isto, aguardo não só u

Mensagens (3)

Mercadona - Supermercados SA

Para: S. F.

30/12/2021

Exmos. Senhores,Reportando-nos à situação em apreço, registada com o nº Expediente n.º 202150282621, cumpre-nos informar que, a nossa linha de Apoio ao Cliente prestou os devidos esclarecimentos diretamente à reclamante.Mais informamos, que o assunto em causa foi devidamente analisado e foram tomadas todas as diligências de acordo com o previsto.Com os melhores cumprimentos,Carlos P.Apoio ao Cliente--------------- Mensaje original --------------- ref:_00D1i8x9e._5001ioAJnl:ref

S. F.

Para: Mercadona - Supermercados SA

30/12/2021

Exmo. Sr. Carlos P.,O que se refere como &quotdevidos esclarecimentos&quot, foi a mencionada conversa telef&#243nica onde me foi dito que a empresa n&#227o considerava neglig&#234ncia e que portanto n&#227o iria acionar qualquer meio ou seguro, assim como n&#227o haveria outra via de esclarecimento ou comunica&#231&#227o sobre a situa&#231&#227o, tal como referi na reclama&#231&#227o aqui citada. Nessa mesma &#250nica conversa telef&#243nica n&#227o me foi esclarecido sobre que an&#225lise foi feita para o apuramento da falta de responsabilidade sobre o ocorrido, sendo que apenas fui informada que essa era a decis&#227o da marca e nada mais. Postura que apenas pude lamentar, e que essa sim considero uma total neglig&#234ncia pelo ocorrido dentro das suas instala&#231&#245es, assim como uma total neglig&#234ncia sobre os perigos e necessidades do cliente dentro das mesmas.Tendo em conta que n&#227o considero esclarecidas as quest&#245es que originaram a minha reclama&#231&#227o, nem as minhas necessidades nela inerentes, venho por este meio solicitar mais esclarecimentos, por escrito, sobre quais foram as dilig&#234ncias tomadas pela parte da Mercadona, para deliberar que esta situa&#231&#227o n&#227o originaria qualquer responsabiliza&#231&#227o por parte da mesma. Sendo que, a minha necessidade fulcral com esta situa&#231&#227o n&#227o &#233 apenas o esclarecimento, mas sim que a empresa se responsabilize pelo ocorrido e acione os seguros existentes para acidentes do g&#233nero, dentro das suas instala&#231&#245es.Aguardo o Vosso retorno.Obrigada.Cumprimentos,Sara Ferreira

Mercadona - Supermercados SA

Para: S. F.

18/01/2022

Exmos. Senhores,Reportando-nos à situação em apreço, registada com o nº Expediente n.º 202150282621, cumpre-nos informar que, a nossa linha de Apoio ao Cliente prestou os devidos esclarecimentos diretamente à reclamante, no passado dia 30/12/21.Mais informamos, que o assunto em causa foi devidamente analisado e foram tomadas todas as diligências de acordo com o previsto.Com os melhores cumprimentos,Carlos P.Apoio ao Cliente[s:mercadona--c.visualforce.com/resource/1617092473000/LogoFirma]Os dados pessoais que nos facilite por meio de Folha de Reclamações, carta postal, bem como por qualquer outro meio utilizado no âmbito da apresentação da sua reclamação, assim como todos os aqueles que derivem do tratamento da mesma, serão tratados pela Irmãdona e pela Mercadona (doravante conjuntamente designadas por Irmãdona), com a finalidade de responder à mesma. O tratamento dos seus dados encontra-se legitimado pela própria reclamação que nos enviou.A Irmãdona tratará o seu nome completo, numero de cartão de cidadão/bilhete de Identidadeassaporte, morada, e-mail e número de telefone. Os dados solicitados são necessários para a finalidade supra indicada, sendo que a sua não disponibilização implica a impossibilidade de responder à sua reclamação.A Irmãdona unicamente conservará os dados pessoais durante o prazo de tempo necessário para a realização da finalidade que se encontra na sua origem, acrescido do prazo legal referente a qualquer ação judicial que possa derivar de tal tratamento.Os dados não serão cedidos a terceiros, salvo os casos em que a lei determine tal cessão.Tem direito a: - Obter informação sobre se a Irmãdona procede ao tratamento dos seus dados pessoais, ou não. - Aceder aos seus dados pessoais, solicitando a rectificação de todos aqueles que se encontrem desactualizados, bem como solicitar a eliminação dos seus dados, nomeadamente daqueles que já não sejam necessários para a finalidade que originou a sua recolha. - Requerer a limitação de tratamento dos seus dados: Em determinadas circunstâncias, poderá solicita-la, casos em que só se guardaram os dados pessoais necessários para efeitos do exercício ou defesa de reclamações. - Em determinadas circunstâncias e por motivos relacionados com situações particulares, poderá opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais. A Irmãdona deixará de tratar os seus dados pessoais, salvo nos casos em que tal não possa ocorrer por motivos legítimos, bem como nos casos de exercício ou defesa de reclamações. - Solicitar a portabilidade dos seus dados. - Revogar o consentimento inicialmente prestado, sem que tal afecta a validade e legalidade de todos os tratamentos de dados anteriormente realizados com fundamento no respectivo consentimento.Tais direitos podem ser exercidos por meio de requerimento a enviar por carta postal para Irmãdona Supermercados, Unipessoal, Lda. (Departamento Jurídico), Avenida Padre Jorge Duarte, nº 123, 4430-946 Vila Nova de Gaia, devidamente assinado pelo titular dos respectivos dados e acompanhado de cópia de documento de identificação oficial com fotografia que comprove a respectiva identidade do requerente.--------------- Mensaje original --------------- ref:_00D1i8x9e._5001ioAJnl:ref


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