back

acerto de conta

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. O.

Para: E-Redes

10/04/2024

Venho por este meio explicar que a minha conta de eletricidade tem vindo a aumentar de forma incomum devido a consumos anómalos desde novembro de 2023. Em novembro 595 KW, dezembro 892 KW e janeiro com 1116 KW. A minha habitação é um T1 usada essencialmente para dormir e pouco mais. Como os meus hábitos de consumo foram sempre os mesmos resolvi participar o caso à empresa fornecedora de energia a Goldenergy que me aconselhou testar o funcionamento do contador de eletricidade. Assim, desliguei a corrente elétrica no quadro principal durante 30 minutos e verifiquei que o contador continuava a registar consumos, cerca de 1KW. Fiz este teste 3 vezes, em dias diferentes, sempre com o mesmo resultado. Contatei a Goldenergy a expor a situação a qual me aconselhou a agendar diretamente com a E-Redes uma visita técnica. Foi-me transmitido que se houvesse avaria do contador as minhas contas seriam revistas, mas que se estivesse a funcionar normalmente arriscava o pagamento da deslocação do técnico. A visita técnica ficou agendada para o dia 2 de fevereiro de 2024 entre as 15h30 e as 18h00. Como tal, permaneci toda a tarde em casa para receber o técnico. Nesse dia ninguém apareceu. Contactei novamente a E-Redes para me explicarem a falta do técnico, mas, para meu espanto, havia registo de que o técnico tinha estado em minha casa e que o contador estava a funcionar normalmente. Expliquei ao operador que tinha ficado toda a tarde em casa e o técnico não tinha comparecido. Ficou registado que eu pedia esclarecimentos para o caso. Foi agendada nova visita técnica para o dia 8 de fevereiro no mesmo horário. O técnico compareceu e expliquei a situação. Fizemos o teste desligando o comutador geral do quadro elétrico. Ficou confirmado que o contador estava avariado. Após o serviço recebi, quase de imediato, via SMS e email, um relatório técnico, com a ação efetuada. Mencionam que substituíram o contador, contagens e até o n.º da credencial do técnico. Aqui se coloca a 1ª questão: porquê não recebi nenhum relatório da primeira visita? Enviei um email para a Goldenergy dando conta do procedimento e pedindo para que fossem revistas as minhas contas de eletricidade e que queria ser compensado pela falta do técnico aquando do 1.º agendamento, visto que se eu não estivesse em casa teria que pagar a deslocação do técnico. Não houve entretanto qualquer esclarecimento da parte da Goldenergy. Aguardei que me fossem comunicados os ajustes na minha conta. Quase um mês depois recebo um “aviso de corte”. Fiquei então a saber que segundo a E-Redes, o contador estava a funcionar corretamente, baseando-se, suponho eu, na 1.ª visita técnica, que para mim não aconteceu, ficando assim confirmados os valores já faturados. O consumo em fevereiro foi de 378 KW, e em março foi de 39 KW, contagem já efetuada totalmente pelo novo contador.Gostaria de ver algumas questões respondidas:1º - Como é que o técnico teve acesso ao interior do edifício, sem a devida autorização?2º - Porque não foi comunicado o resultado da 1ª intervenção?3º - Qual foi o motivo de troca do contador, na 2ª visita técnica, se era um aparelho recente e estava a funcionar corretamente?


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.