Exmos. Senhores,
Fiz reserva de um automovel para levantar no aeroporto de Lisboa as 20:00 no dia 20 de Junho de 2024. No momento da reserva dei o meu numero de telemovel, and nao dei nenhuma referencia de voo pois ia chegar de comboio.
Recebi o email com a informacao de como levantar o carro, ter que ir a uma certa porta nas chegadas do aeroporto de Lisboa e um shuttle que corre a cada 15 ou 30 minutos me iria buscar e me levar ao escritorio da greenmotion onde levantava o carro. No e-mail estava referido que o no-show era considerado so 2.5h apos a hora marcada. Ate aqui tudo como tinha feito ja antes, com esta companhia e outras.
No dia 20 de Junho consigo chegar ao aeroporto so la pelas 20:40-45, tento encontrar a porta referida, tento encontrar onde poderia ser o shuttle e espero uns 5 minutos. Muitas carrinhas passam mas nenhuma era a greenmotion. Comecei a achar estranho nao haver ninguem da greenmotion quando havia de outras companhias a acompanhar os seus clientes. Foi as 20:51 que tentei fazer o meu primeiro contacto para o numero mencionado na reserva, toca mas ninguem atende. Tento mais umas 4 vezes e comeco a ficar muito preocupado. Mas penso que pode haver muita gente, transito e o shuttle chegaria as 21:00.
Quando comeco a ver os shuttles das outras empresas a chegarem pela segunda vez vejo que algo esta errado, por voltas das 21:05 ou 10 telefono para o mesmo numero novamente e desta vez tenho uma mensagem de voicemail a avisar-me que o escritorio nao aceita telefonemas depois das 21:00, que as horas eram entre as 8(?) e as 21:00. Nesta altura vi que ninguem da greenmotion vinha.
Pergunto a trabalhadores que prestam apoio aos clientes de outros rent-a-cars e dizem que é uma situacao muito frequente com a greenmotion e que às 20:00 já lá nao esta ninguem. Foi nessa altura que vou ah internet e vejo que o escritorio deles fecha as 20:00. Nunca me telefonaram em momento algum para saber se ia chegar e quando ia chegar.
Ja telefonei 3 vezes para a greenmotion Portugal sem conseguir obter resposta de algum responsavel, somente que vao alertar os responsaveis. Recebi um email da greenmotion inglaterra hoje, dia 5, como resposta ao meu email de dia 21 a alertar a esta situacao e a pedir a restituicao do meu dinheiro. A resposta é que as 20h estao nos termos e que tudo foi feito de acordo com os termos e condicoes.
Vi agora no google reviews que esta situacao ja aconteceu a outras pessoas, confirmando o que me foi dito pelas pessoas no aeroporto.
É uma situacao que a empresa nao esta a melhorar, nao esta a tomar conta, e continua a abusar. Nao sei como eh possivel deixarem os clientes arrendar um carro as 20:00 quando o escritorio fecha as 20:00, o ultimo shuttle sai às 20:00. A meu ver esta situaçao invalida qualquer termos que tenham e resultam em dano ao cliente que poderia perfeitamente usar outra companhia de rent-a-car.
Resultante tive que arrendar outro automovel no aeroporto e pagar uma taxa de urgencia que resulta num preco quase 2x ao normal.
Em anexo vai o ficheiro que recebi da reserva.
Cumprimentos.
Andre Pinheiro