Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
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Reclamações recentes
carro novo avariado
Bom diaé com muita tristeza que digo , que a saga desta viatura continuadesde o 1º dia em levantámos esta viatura , que só temos dores de cabeça , primeiro foi o sistema de carregamento , que teve que ser substituido, ja nessa altura quisemos devolver o veiculo, nao devolvemos porque nos disseram que estava solucionado, tinha sido trocado o sistema bla bla bla, nao sofreu mais desse problema , mas para solucionarem esse problema , estragaram outros como foi o caso da suspensao, faz barulho ao arrancar, ao travar, ao passar numa lomba, é uma chiadeira descomunal, queixámo-nos , resposta dada na altura , diga-se em setembro de 2022, que ao desmontarem o sistema de carregamento, a suspensao ficou danificada, ainda por resolver. na mesma altura foi o manipulo da porta direita traseira que avariou, está sempre aberta, disseram-nos que era preciso uma peça nova, até hoje a peça nao veio. o fecho da porta direita frente , tem vezes que abre por dentro , outras tambem nao, limpa vidros traseiro deixa de funcionar quando é necessario, o sistema carbitlink nao funciona com o carro em andamento e andamos à 7 meses nisto, de maneira que estamos cansados dos problemas e principalmente por nao nos darem assistencia devida.a viatura tem um sistema de segurança que está sempre a mandar-nos descansar, desde o 1º minuto que pegamos nele, resposta da oficina , tem que ser feita uma atualizaçao de software , atualizaçao essa que ainda está por fazer.quizemos ir a cascais deixar a viatura, diga-se, onde foi comprada, nao nos quiseram aceitar o carro.tambem ja falámos com o Dr Pedro Rodrigues responsavel pos venda, que na altura do 1º problema foi ele que falou connosco para ver se chegávamos a bom porto, tambem nos disse que se ia inteirar com oficina do que se estava a passar e que nos daria feedback, até agora nada.à falta de respostas e nao querendo andar com um carro Novo avariado que nos custou 45.000€, queremos fazer a devoluçao do mesmo , isto nao é suportavel , inclusive o tempo continua a passar e os problemas a aumentar, se isto é assim agora, como será no dia que acabe a garantia do mesmo.
Revisão de viatura mal efetuada
No dia 22/01/2018, procedi ao pagamento 10.500,00 €, da viatura Mitsubishi Space Star 1.2 INT5M/T / S 85 com a matrícula 46-SS-62 de (30-03-2017), com 8000 KM, e que incluiu a retoma da viatura Ford Fiesta com a matricula UL-40-07 no valor de € 450,00, o que perfaz o valor total de € 10.950,00, ao qual foi realizada a revisão e possui garantia de 5 anos, conforme (Doc. n.º 1).Nesse mesmo dia, procedemos ao levantamento da viatura, a qual verificámos que se encontrava praticamente sem gasolina e no dia 23/01/2018, averiguámos que a viatura tinha o para-brisas dianteiro na parte interior todo engordurados devido ao produto que tinham passado para abrilhantar o tablier, factos que relatámos ao Vendedor Sr. Carlos Tomás. Apesar, destes pequenos contratempos, no dia 14/03/2019, procedemos à compra de uma viatura KIA Picanto com a matrícula 23-ST-41 no valor de 9.800,00 para o nosso filho Paulo Ricardo Silva, porque nos parecia, que poderíamos contar com um serviço de qualidade e de fiabilidade com a UNIVEX. Em 22/01/2019, a viatura Mitsubishi Space Star 1.2 realizou a revisão nas vossas instalações de Chelas com 14169 KM, onde me foi cobrado o valor de 170,76 € (revisão do 2.º ano), onde foram efetuados os seguintes trabalhos (Doc. n.º 2):- Mudança de óleo,- Anilha de junta do cárter- Filtro de óleo- Filtro purificador do ar- Aditivo limpa vidros- Óleo de travões- Pilha de lítio.Surpreendentemente, no início de setembro de 2019, verifiquei que a viatura denotava uma anomalia ao efetuar a travagem, e de imediato entrei em contacto com a vossa oficina para verificar a anomalia.No dia 05/09/2019, o meu marido (Paulo Jorge Pedrosa da Silva), foi contatado telefonicamente pelos vossos serviços da oficina que lhe referiram “que a viatura tinha as pastilhas das rodas da frentes totalmente gastas pelo que tinham sido danificados os discos dianteiros e que a reparação seria no valor de € 326,44”.O meu marido deslocou-se do seu local de trabalho para se dirigir à oficina (Chelas), porque a viatura tinha efetuado a revisão no dia 22/01/2019 com 14169 KM, e em 05/09/2019 marcava 17091 KM, ou seja, depois da última revisão realizada realizou apenas 2922 km.Depois de receber várias respostas evasivas dos funcionários/as que se encontram no atendimento da oficina realizou a Reclamação n.º 27283380, com 4 páginas e até ao momento, não recebemos qualquer resposta (Doc. n.º 3).Se a viatura realizou uma revisão aos 8.000 km quando me foi vendida (22/01/2018) e outra revisão no dia 22/01/2019 com 14169 KM, e foram verificados e cobrados ao Cliente 170,76 €, se as pastilhas já se encontravam totalmente gastas, deveriam ter sido substituídas o que não aconteceu.Efetivamente, a viatura efetuou apenas 2922 KM depois da revisão efetuada em 22/01/2019, o que denota inequivocamente que revisão foi mal efetuada pela vossa oficina e que veio a provocar numa avaria nos discos frontais e substituição da pastilhas no valor de € 326,44 (Doc. n.º 4).Passados alguns dias, em data que não consigo precisar, o meu marido foi contactado pelos serviços da Univex para saber se tinha ficado satisfeito com os serviços prestados na revisão da viatura, tendo-lhe referido que estava muito insatisfeito e que queria ser ressarcido dos danos provocados. Deste modo, solicito a devolução no montante de € 326,44, porque na revisão efetuada em 22/01/2019, não procederam à substituição das pastilhas das rodas dianteira como é vossa obrigação nem alertaram a Cliente para esse facto.
Preço elevado cobrado em revisão de Kia 61-OM-45
Boa noite,Reclamação sobre revisão efetuada na kia no dia 21/10/2019...Email enviado á Kia...No dia 21/10/2019 entreguei o meu carro, com marcação, na vossa oficina Univex em Chelas.Segundo o orçamento (confirmado telefonicamente durante a semana anterior) o valor seria de 240 euros (conforme informação do próprio site da Kia), a marca para a quilometragem em causa (90.000 km) só mandava trocar o óleo e os filtros do óleo e verificação de diversos componentes ( como consta no site, referi no contacto prévio que fizeram que o carro estava a chiar na parte da frente há sensivelmente 1 semana quando travava e que possivelmente estaria a necessitar de pastilhas de travão dianteiras, situação que me levou a antecipar a revisão dos 90.000km).Queixei-me somente de barulho na dianteira ao travar o que achava estranho.Pelas 9h recebo uma chamada da oficina a indicar que deveria ter existido um lapso da minha parte na minha revisão e no meu pedido pois o meu carro não estaria a efetuar a revisão dos 90.000 km mas sim dos 6 anos que em vez de 240 euros, a mesma teria um custo de 315 euros. Alertei o vosso colaborador que no caso da minha viatura a revisão é efetuada aos 90.000 km OU 6 anos e que no caso até estava a ser antecipada para os 85.000 km dado que a viatura não tinha ainda 6 anos.Depois pelas 10h52 volto a receber novo contacto da oficina, tinha existido um lapso, indicaram me que afinal tinha razão (6 anos / 90.000km) mas que as noticias não eram boas pois a viatura precisava além das pastilhas dianteiras, pastilhas traseiras e discos dianteiros tudo isto com novo orçamento a rondar 800 Euros?????????Nesse mesmo telefonema pedi para levar as peças substituídas comigo no final do dia mas mais uma vez fui informado pela kia que pelas suas leis as mesmas não podem ser entregues aos clientes, situação estranha pois se as pagamos deveríamos ter direito a elas!!! (tenho a mensagem ainda gravada no meu telemóvel)Existem medidas homologadas para trocas do material nos automóveis e acho que este tipo de substituição de material deve ser muito bem justificada perante o cliente, não será só um precisa porque precisa e porque a peça custa mais de 300 euros no caso dos discos!!!!Agora a situação no seu todo é esquisita pois quando um veiculo é levado á marca para continuar a usufruir da sua garantia e porque a própria marca está sempre a alertar para não efetuar revisões fora da sua oficina e depois cobra por exemplo baterias de 370 euros (há 1 mês coloquei uma na Santogal de Loures) + revisões de 800 euros, alguma coisa está mal e errada e existe um convite da própria Marca para os seus clientes começarem a recorrer a oficinas que efectuem o mesmo serviço mas com orçamentos correto e muito mais reduzidos e não enganadores e dispendiosos como são os da Kia.Fazendo as contas este ano e em apenas 2 meses já foram mais de 1.300 euros para as Oficinas da Kia para uma viatura de 2014 que já vale menos do que 10.000 euros provavelmente.Por ultimo quero apenas referir que a dita garantia dos 7 anos é enganadora para o cliente pois as peças de desgaste não estão cobertas pela mesma e enquanto o cliente for obrigado a efectuar as revisões na Marca paga as mesmas de uma forma inusitada, dispendiosa e mesmo ridícula chamo lhe.Dou-me ao direito de pensar que colocam os orçamentos baixos no simulador para lá apanharem o carro e depois, claro, se dizem que tem de ser substituído não vou arriscar andando com crianças.Ate chega a dar a ideia que as viaturas da marca Kia estão constantemente a precisar de novo material nas revisões para encarecer as mesmas.Esperando uma resposta rápida da vossa parte,Com os melhores cumprimentos
Demora excessiva na reparação da minha viatura
Sou proprietário da viatura Mitsubishi I-Miev, com a matrícula 59-RE-61, a qual foi importada da Holanda, em abril de 2016. Nesse país a matrícula inicial, 81PRT5, foi averbada em 2011-03-15. O quadro tem o número JMBLDHA3WBU001750.Adquiri esta viatura em outubro de 2016, a um particular que fez a respetiva importação, não tendo, por via disso, qualquer garantia.No dia 20 de maio do ano corrente, foi a mesma rebocada para a oficina do concessionário UNIVEX, sito na rua Dr. José Espírito Santo, 38 em Lisboa, dado que o sistema não procedia ao carregamento das baterias.Esta anomalia foi constatada no dia anterior, 2017-05-19, cerca das 08:00 hrs., tendo em conta que, apesar do cabo de carregamento ter sido ligado à tomada da instalação doméstica cerca das 22:00 horas do dia 18 de maio, a autonomia não havia aumentado como era normal. Após uma vistoria ao cabo e à instalação, não foi detetada qualquer anomalia que pudesse justificar a avaria.No dia 22 de maio, fui contactado pelo Sr. Nuno Nunes, da UNIVEX, acusando a receção da viatura e referindo que iriam iniciar os trabalhos de deteção dos motivos da avaria, começando pelo cabo de alimentação que eu havia enviado juntamente com a mesma.No dia seguinte, na sequência do meu contacto, fui informado que não havia qualquer problema com o cabo e que estavam a aguardar que fosse fornecido um cabo novo para verificar a situação, dado que a avaria se mantinha.Em 2017-05-26, através de email, fui informado pelo Sr. Carlos Carmona, da UNIVEX, que ainda não tinha sido possível identificar a origem da avaria.No dia 30 de maio, fui novamente contactado pelo Sr. Nuno Nunes, informando que ainda não haviam detetado o problema, mas que estavam a envidar todos os esforços no sentido de, através da Mitsubishi de Portugal, chegarem ao histórico de todas as operações de manutenção que o carro havia efetuado na Holanda, para assim terem uma ideia mais concreta da origem do problema.Em 2017-06-01, o Sr. Nuno Nunes, voltou a ligar-me referindo que já tinham os dados solicitados à Holanda, tendo-se verificado que a minha viatura não tinha efectuado diversas operações de manutenção e assistência técnica que estavam abrangidas pela garantia, situação que poderia explicar a anomalia. Referiu também que estas seriam efetuadas na UNIVEX ao abrigo da garantia de fábrica e que, assim que pudesse estimar o tempo da reparação da viatura, me facilitaria o acesso a um veículo de cortesia, uma vez que a viatura de substituição, fornecida pelo seguro, já havia sido entregue (em 28/5), após ter expirado o prazo de 5 dias previsto na apólice. Informei-o que, entretanto, tinha contratado uma viatura junto de uma empresa de rent-a-car, pois tinha dois filhos em idade escolar, sendo que eu e a minha esposa trabalhávamos em locais diferentes e não podia estar sem viatura ou dependente de boleias de pessoas amigas.Só no dia 8 de junho, o Sr. Nuno Nunes me viria a enviar orçamento para a reparação da anomalia, a qual havia sido finalmente detetada, sendo descrita no mesmo como “Carga da Bateria” a qual importava em 2.536,77 € mais Iva.No dia 9/6, remeti email a aceitar o orçamento, solicitando a rápida resolução da situação.No dia 12 de junho, fui informado que a peça seria entregue, em princípio, num prazo de 5 dias úteis e que, quanto à viatura de cortesia, só a poderiam disponibilizar quando fosse possível estimar o dia da entrega da minha viatura.Em 2017-06-16, através de email, fui informado pelo Sr. João Paulo Alves, que a peça já havia chegado, que já tinha sido montada na minha viatura, encontrando-se a mesma em testes de carregamento.Na passada segunda-feira, dia 19 de junho, contactei o Sr. Nuno Nunes no sentido de perceber o estado da viatura e quando a poderia levantar, tendo sido informado que aparentemente estava tudo a funcionar devidamente, mas que seria necessário fazer uma operação que consistia em descarregar totalmente as baterias e voltar a carregar as mesmas, situação que só permitiria a entrega do meu carro no dia seguinte, 20/6.No dia 20 de junho, um mês após a entrada no concessionário UNIVEX, voltei a ser contactado para combinar a entrega da viatura o que viria a ocorrer cerca das 18:00 horas.Tendo em conta o que atrás foi relatado e o facto de em diversos fóruns de proprietários e utilizadores de veículos elétricos, ter constatado que o problema que afetou o meu carro é recorrente nas comunicações efetuadas pelos utilizadores, tal pode constituir um caso semelhante a muitos outros que têm acontecido com diversas marcas e modelos de automóveis, em que estas marcas se vêm forçadas a chamar às oficinas para substituição ou afinação, centenas de milhar de viaturas devido à montagem de peças com defeito de produção estou a referir-me concretamente à Toyota, Mazda, Nissan e Mitsubishi com os airbags, a Mercedes devido a uma peça que tem tendência para entrar em autocombustão, a Tesla com problemas no sistema elétrico de travagem, a Ford com anomalias no motor do limpa-vidros do vidro traseiro, entre outros.A acrescer a isto, será bom não esquecer que as viaturas elétricas estão a iniciar a sua fase de implantação no mercado e, sendo uma tecnologia de massificação recente, é natural que existam ainda bastantes arestas por limar, as quais podem causar vários incómodos aos utilizadores. No entanto, tendo em conta que se trata do futuro em termos de mobilidade e que se pretende incentivar a compra destes veículos por razões ecológicas relacionadas com a redução do consumo de combustíveis fósseis e consequente redução de libertação de gases poluentes para a atmosfera, julgo que poderiam assumir que a peça que provocou a anomalia pode ter problemas de conceção ou de fabrico, que entretanto vieram a ser corrigidos e aceitarem, no mínimo, ressarcir-me do valor pago pela mesma.
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