Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
Nenhuma pontuação será apresentada caso não tenhamos dados relevantes sobre a empresa.
Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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Reclamações recentes
Reparação aspirador na garantia
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação referente ao serviço pós-venda da marca Rowenta. No dia 29 de outubro de 2024, adquiri um aspirador Rowenta RO4B25EA na loja Auchan Gondomar. A 6 de março de 2025, entreguei o aparelho à assistência técnica da empresa Afontec, que emitiu um orçamento referindo que iriam trocar a escova do aparelho ao abrigo da garantia e que o mesmo necessitava da substituição dos filtros, um componente de manutenção regular. Aceitei e paguei a substituição conforme solicitado. No entanto, o equipamento só ficou disponível para levantamento no dia 21 de maio de 2025 — ou seja, após mais de dois meses e meio de espera. Segundo a assistência técnica, o atraso deveu-se à falta de envio dos filtros por parte da Rowenta, o que considero totalmente inaceitável. Estamos a falar de um consumível básico, que não justifica este nível de demora. Esta situação demonstra uma falha grave no serviço ao cliente e na gestão de peças essenciais, deixando-me sem o equipamento durante um período completamente desproporcional. De acordo com o Decreto-Lei n.º 84/2021, nomeadamente o artigo 13.º, as reparações cobertas pela garantia devem ser efetuadas num prazo razoável, tipicamente considerado como 30 dias. No caso da troca do filtro, mesmo tratando-se de um serviço não coberto pela garantia, aplica-se o princípio da boa fé contratual e do prazo razoável, consagrado no Código Civil e legislação de defesa do consumidor (Lei n.º 24/96), sendo o prazo expectável de entrega, 30 dias. Como cliente, esperava um serviço pós-venda compatível com a reputação da marca Rowenta. Solicito um esclarecimento formal sobre este caso, bem como a garantia de que serão revistas as práticas logísticas e de apoio ao consumidor. Com os melhores cumprimentos, Joana Azevedo
(Rowenta) Grupe SEB Portugal = Praticas comerciais ilegais / Violação da lei 7/2022 de 10 de janeiro
No domingo, dia 13 do presente mês (março), eu tentei adquirir um eletrodoméstico (Rowenta Multistyler Xpert) através do site da Rowenta (www.rowenta.pt), todavia o referido site não me permitiu concluir a mesma compra com o fundamento de que as entregas das encomendas só ocorrem exclusivamente no território de Portugal Continental, ou seja, as regiões autónomas dos Açores e Madeira estão excluídas, e este facto é uma violação literal da lei 7/2022 de 10 de Janeiro. No artigo 5.2. da referida lei, está plasmado que o comerciante tem a obrigação de disponibilizar condições de entrega dos seus bens ou serviços para a totalidade do território nacional. O incumprimento deste artigo é considerado uma contraordenação grave punível com uma coima de 500 € a 25.000 € (pessoa coletiva). Para os açorianos residentes nas ilhas periféricas, o recurso ao comércio eletrónico como método supressão do déficit de oferta existente no comércio local é uma prática comum que se transformou em um hábito, todavia, este hábito tendia a ser limitado pelos eventuais casos de discriminação (“através de portes de envio excessivos”) e/ou bloqueio do comércio eletrónico para os Açores. Todavia, como consequência da manifestação da nossa indignação com esta situação, surge a lei 7/2022 de 10 de janeiro, lei esta que proíbe qualquer prática comercial discriminatória e/ou excludente das regiões autónomas portuguesas, que entrou em vigor no dia 11 do presente mês, ou seja, 60 dias apôs a sua publicação no diário da república, sendo assim, as empresas em Portugal tiveram 60 dias para se adaptarem a nova realidade plasmada na referida lei. Eu quero comprar um aparador multifunções (Rowenta Multistyler Xpert) diretamente no site da Rowenta, e segundo a lei, eu tenho todo o direito de o fazer independentemente do facto de ser ou não açoriano! Do mesmo modo que é uma decisão do Groupe SEB Portugal promover práticas comerciais ilegais, também é um dever meu reivindicar os meus direitos.
Avaria em Robot Aspirador
Venho por este meio comunicar que adquiri no passado dia 18.09.2019 um Robot Aspirador Rowenta Smart Force Essential. Ainda nem um mês passou e o mesmo já nao funciona. Apesar de manter regular a limpeza do filtro, o robot sai da base e imediatamente dá uma volta, liga a luz vermelha intermitente, efetuando sons, andando anarquicamente 2cm para a frente, 2cms para trás, e não responde aos comandos para iniciar a limpeza ou regressar à base.Dirigi-me à loja onde o adquiri (Loja Tefal Outlet Strada em Odivelas) onde me informaram que aí não resolveriam o problema pois não disponibilizam qualquer serviço de reparação.Dirigi-me assim conforme indicado pela loja a um reparador oficial, no caso Pedro Geirinhas em Algueirão Mem Martins.Informam-me agora que vou ficar privado do equipamento no mínimo uma semana.Relembro que o equipamento ainda nem tem um mês, e já estou privado em mais de uma semana do mesmo.Não considero que esta seja uma solução razoável, e por essa razão solicito a imediata substituição do equipamento, que paguei e que não estou a conseguir usufruir.Fatura Simplificada: S215/VE-00009083 (data: 18.09.2019)Nº reparação: AA708872 (data 12.10.2019)Agradeço resposta urgente.Obrigado
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