Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
Nenhuma pontuação será apresentada caso não tenhamos dados relevantes sobre a empresa.
Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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Reclamações recentes
Defeito de Fabrico
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação contra a Stellantis Portugal, S.A. (NIF 502995912) representante oficial da marca Peugeot em Portugal. 1. Contexto da situação • Sou proprietária de um veículo Peugeot 308 sw 1.5 bluehdi style com o VIN VF3LCYHZPJS468622. • Em finais de maio/junho, tive de realizar, a expensas próprias, uma reparação na árvore de cames/corrente de distribuição devido a avaria grave. • Posteriormente, tomei conhecimento que este problema é objeto de uma campanha europeia da Stellantis (junho 2024), a qual prevê extensão da cobertura para 10 anos/240.000 km e ainda reembolso retroativo de reparações realizadas entre janeiro de 2023 e junho de 2025. 2. Contacto com a Stellantis • Submeti pedido de reembolso junto da Stellantis Portugal, anexando fatura e comprovativos. • A resposta foi evasiva e incorreta, remetendo para um recall diferente (tanque de ureia) que nada tem a ver com o defeito em causa. • Reforcei o pedido com explicação técnica. • Registei duas reclamações no Livro de Reclamações online, mas a Stellantis limita-se a alegar que é “outra Stellantis” a responsável, sem indicar qual a entidade legal competente em Portugal. 3. Pedido de intervenção Considero que esta postura configura: • Omissão do dever de informação (Lei n.º 24/96 – Lei de Defesa do Consumidor, art. 9.º); • Prática comercial desleal, ao negar responsabilidade e confundir o consumidor; • Incumprimento das obrigações de recall estabelecidas pela legislação europeia (Regulamento (UE) 2018/858). Deste modo, venho solicitar: 1. Que o IMT confirme qual a entidade Stellantis legalmente responsável em Portugal por esta campanha; 2. Que seja exigido à Stellantis Portugal o cumprimento integral da política oficial de cobertura estendida e reembolso retroativo; 3. Que o caso seja, se necessário, encaminhado para arbitragem de consumo, garantindo a resolução extrajudicial e gratuita deste litígio. 4. Documentos anexos 1 Comunicação para Stellantis 2 Reparação Peugeot 308 01VU91 3 Resposta da Stellantis 4 PDF Reclamação 1 e resposta 5 PDF Reclamação 2 e resposta
Defeito no motor Peugeot 2008
Exmo(a)s Senhore(a)s, A 06/03/2017 adquiri a viatura Peugeot 2008 Style 1.2 VTI 82cv na Peugeot Paço de Arcos com a matrícula 56-RH-56 de 11/05/2016. A 10/05/2021 surgiu o indicador de aviso de pressão do óleo do motor no painel de instrumentos 2 meses após a revisão (com cerca de 100 000 km). Levei a viatura à Peugeot Carnaxide e a 14/05/2021 explicaram que abriram o motor e verificaram a existência de limalhas de aço no seu interior e como tal, o motor deveria ser substituído por um recondicionado com garantia de 2 anos pelo valor de 4.545,80 €. Até essa data todas as revisões foram realizadas na Peugeot Carnaxide. Mas perante esse valor exorbitante e a ausência de soluções alternativas pela Peugeot Carnaxide, levei a viatura à oficina Bosch Car Paraíso que realizou a reparação do motor. A 21/06/2024 em viagem na autoestrada perto de Grândola o veículo perdeu força, surgiu o indicador de defeito do motor e a ventoinha ligou intensamente. Nesse seguimento o veículo ficou praticamente imobilizado, foi de reboque para a oficina BoxCar Vulco e eu e a minha família fomos de táxi para casa. A 01/08/2024 essa oficina explicou-me que o motor ficou com um cilindro danificado e que deveria ser reparado pelo orçamento de 4.144,29 €. Além das situações descritas, o veículo sempre consumiu demasiado óleo e regularmente tinha de repor o nível. E o indicador de pressão de óleo ligava várias vezes o que me obrigava a levar a viatura à oficina. Obtive a informação que os problemas destes motores foram reconhecidos pela Stellantis e que, por isso, a garantia do motor 1.2 PureTech foi estendida por 10 anos / 175.000 km. Atualmente a viatura está com 160.874 km e o plano de manutenção foi sempre cumprido. Saliento que eu e a minha família estamos sem viatura até hoje que está imobilizada na oficina BoxCar Vulco. Considero-me gravemente lesado pelas inúmeras despesas que já foram efetuadas nas reparações do veículo e pelas diversas vezes que fiquei sem viatura para deslocações com a minha família. Pelos motivos expostos, exigo que procedam com a maior brevidade à substituição do motor defeituoso. Com os melhores cumprimentos,
RECUSA NA GARANTIA DO VEICULO
O seu pedido: 06020649 Boa tarde, venho através deste e-mail fazer um breve relato do serviço de extrema qualidade da Citroen Portugal (contém ironia). Há 8 meses comprei um C3 em Setúbal e, no mês de abril, o carro começou a apresentar problemas de direção e um barulho extremamente alto quando eu conduzia. Fui até à Stellantis em busca de assistência, porém, a minha experiência não está sendo positiva. A ironia presente neste relato reflete a frustração e descontentamento diante da falta de qualidade e eficácia no serviço prestado pela Citroen Portugal. Afinal, ao adquirir um produto de uma marca renomada, como a Citroen, espera-se um atendimento de excelência e uma solução rápida e eficiente para eventuais problemas que possam surgir. A empresa está colocando em risco a minha segurança, a da minha família e de terceiros devido à sua falta de agilidade e presteza no atendimento. Meu carro está com defeito e a empresa se nega a fazer o serviço. Na data de 24 de maio de 2024, retornei à empresa e recebi outra negativa, mesmo após abrir uma reclamação no apoio ao cliente. Estou totalmente insatisfeito com o serviço de garantia da marca. É inadmissível que uma empresa renomada como a sua negligencie a segurança dos seus clientes e ignore as suas responsabilidades. Espero que essa questão seja resolvida o mais breve possível, visando o bem-estar e a segurança de todos os envolvidos. OBSERVAÇÃO: OS ATENDENTES TANTO DE SETÚBAL, QUANDO DA CENTRAL DE APOIO AO CLIENTE, SEMPRE SOLÍCITOS E ATENCIOSOS
cobrança indevida na após 45 dias do carro alugado
Escolhi esse assunto por se aproximar mais do ocorrido comigo. Aluguei um carro em 21/03/23 apenas com o seguro contra terceiros, pois o meu cartão de crédito cobria o carro totalmente, e o devolvi em 24/03/23. No dia 23, ocorreu um leve raspão na parte de plástico do paralama, tão imperceptível, que se eu não tivesse falado, a empresa não teria percebido. A empresa, Citroen de Vila Real e afiliada com a Free2move, aceitou a devolução e pediu pra aguardar a ligação a respeito do ocorrido. No dia seguinte, a Citroen, entrou em contato pra saber a data e o local. APÓS 45 DIAS, a Citroen, liga novamente pra dizer que o valor do conserto do carro era em torno de 500 euros e perguntar se a caução já tinha sido devolvida. Respondi e pedi para que aguardassem o meu contato com a Visa, ALÉM DISSO SOLICITEI O ORÇAMENTO COM O VALOR DO REPARO DATADO EM 4/4/23. Tanto a Citroen quanto a locadora não aguardaram o meu contato com a Visa e SEM O MEU CONSENTIMENTO, DEBITARAM O VALOR DA CAUÇÃO DE 800 EUROS NO MEU CARTÃO 45 DIAS APÓS A LOCAÇÃO DO CARRO, SENDO QUE O VALOR JÁ TINHA SIDO DESBLOQUEADO. AGORA A FATURA DO CARTÃO CHEGOU COM O VALOR A SER PAGO, DE 800 EUROS E NÃO DE 500 (VALOR ORÇADO) SEM TEREM ESPERADO A AVALIAÇÃO DO ENVIO DE DOCUMENTOS PARA O SINISTRO COM A VISA. As empresas agiram de má fé e estou me sentindo lesada. Por que demoraram 45 dias pra entrar em contato comigo sabendo que o seguro do cartão também tem cláusulas? O valor a ser debitado no meu cartão, com meu conhecimento, não na surdina, era pra ter sido o do valor orçado e não da caução. ISSO É ROUBO! A CITROEN DISSE QUE QUEM DEBITOU FOI A FREE2MOVE, O QUE NÃO ME INTERESSA, FOI A CITROEN QUEM INTERMEDIOU A LOCAÇÃO DO AUTOMÓVEL. EU PODERIA TER AGIDO DE MÁ FÉ E NÃO TER DITO NADA, MAS AGORA ESTÃO ME COBRANDO 300 EUROS A MAIS, SÓ PORQUE SIM! ISSO É ROUBO NA CARA DURA APÓS 45 DIAS DA LOCAÇÃO E DE TER SIDO DESBLOQUEADO O VALOR NO MEU CARTÃO DE CRÉDITO! Peço que entrem em contato pro envio de todos os documentos. TO FURIOSA DA VIDA!
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