Reclamações recentes

P. P.
31/01/2025

Burla na compra de Renault Zoe

Exmos. Senhores, Em 2021, adquiri um Renault Zoe Bose 40 no stand E-Drive Option, em Vila do Conde, com a garantia de que o veículo possuía baterias próprias. No entanto, posteriormente, descobri que as baterias eram, na verdade, alugadas, o que me obriga a pagar pelo seu uso. Além disso, recentemente tomei conhecimento de que ninguém tem pago o contrato de aluguer das baterias, resultando numa dívida acumulada, cujo montante desconheço e que não sei quem será responsável por pagar. Em 2022, a Renault bloqueou as baterias, e ao dirigir-me ao stand, realizaram uma intervenção para as desbloquear, possivelmente de forma irregular. Desde então, tenho tentado contactar o stand sem sucesso. A RCI confirmou que o veículo e as baterias foram importados de França pelo próprio stand. Além disso, verifiquei que o responsável pelo stand foi preso por práticas fraudulentas, mas, apesar disso, não houve qualquer reparação aos lesados, uma vez que o valor pago para a sua libertação ficou com o Estado e não com as vítimas. Incrivelmente, esse mesmo proprietário continua a operar outros stands, sem que haja qualquer intervenção efetiva da justiça. Atualmente, não me sinto confortável com esta situação e temo problemas futuros relacionados com a legalidade do veículo e das baterias. Assim, solicito o apoio da DECO para obter assistência jurídica e garantir que os meus direitos enquanto consumidor sejam respeitados. Aguardo o vosso contacto. Com os melhores cumprimentos, Pedro Tomé Fagundes de Pinho

Encerrada
F. M.
07/07/2022

Valor não reembolsado

Venho por este meio comunicar a v/ exas, todo processo de reclamação.Após contacto com o departamento comercial do stand, neste caso com o Sr. Américo Dias, mostrei-me interessado em adquirir uma viatura elétrica, um Nissan Leaf N-Connecta. Fui informado pelo mesmo de que não havia nenhuma viatura do género em stock, mas que no prazo de 1 mês seria entregue nas instalações do stand, para levantamento. Posto isto, no dia 10/03/2022 foi celebrado com a empresa o contrato nº VR-22-03-01 (nos anexos), referente a esse mesmo automóvel e com essa mesma condição. Conforme combinado e registado no contrato, efetuei um pagamento como entrada inicial, no valor de 1 000€ (comprovativo nos anexos). O prazo de entrega foi expirado e entrei várias vezes em contacto com a empresa, via telefone e via email, o que em nenhum dos casos me foi dada uma resposta relativamente à entrega da viatura. Passaram-se sensivelmente 3 meses e como não recebi rigorosamente noticia nenhuma acerca da entrega do carro, decidi dar por descontinuado o meu interesse em adquirir o veículo e cancelei a encomenda, no dia 30/05/2022, via email (nos anexos), solicitando também o reembolso dos 1 000€ pagos na entrada. Após várias tentativas de contacto com o Sr. Américo Dias (comercial), sem nenhuma justificação, foi-me apenas fornecido o contacto telefónico do Sr. Alberto Ramalho (Diretor Geral) e que seria a pessoa responsável pela devolução da quantia paga. Entrei então em contacto com o Sr. Ramalho, via telefone e o mesmo garantiu-me que seria reembolsado. Depois disto, após várias tentativas de contacto e via email, reforço que até ao dia de hoje não recebi qualquer reembolso do valor pago.

Resolvida
H. R.
10/06/2021

Burla na compra de veículo elétrico

Na sequência do contrato de compra/venda efetivado entre a minha esposa e V. Ex.as, em que o stand “Edrive Option - Dinastia Motriz” nos vendeu o veículo da marca “Renault”, modelo “Zoe ZE50 R135”, venho por este meio, considerar nulo esse contrato, pelo seguinte:Desde o primeiro contacto com o stand “Edrive Option”, sempre foi solicitado proposta para a compra de um Zoe com baterias próprias, ou seja, sem necessidade de contrato de aluguer das mesmas, conforme contrato celebrado, assim como diversos e-mails e mensagens com a vossa colaboradora, Patrícia Gouveia.Depois da entrega do veículo, no dia 26/04/2021, pelo Sr. Américo supostamente também funcionário dessa empresa e ao emparelhar a viatura com a app “My Renault”, verifiquei que no separador Características/ Informações/ Versão aparece a indicação de que tem contrato de aluguer da bateria, assim como a versão se trata da “Intens” e não a “Exclusive”, contrariando toda documentação fornecida por V. Ex.as, assim como o acordado, nomeadamente a respetiva fatura, onde tem a indicação que o veículo não necessita de contrato de aluguer de baterias.Perante tais factos, foram contactados ambos os funcionários, os quais mantiveram a indicação de que se trataria de um veículo com baterias próprias e que “estivesse descansada”, pois na fatura viria tal indicação e que seria este o único comprovativo, tendo-vos eu solicitado documentação oficial da marca “Renault”, tendo-me sido negada pela Sra. Patrícia Gouveia, alegando a mesma que o assunto seria resolvido pelo suposto sócio/gerente da empresa, Sr. Ramalho. O qual me ligou no dia 28/04/2021, com as mesmas afirmações da vossa funcionária, recusando-se a anular o negócio, alegando o Sr. Ramalho mais uma vez que o Zoe teria baterias próprias e “que estivesse descansada”, pois assumiria as responsabilidades inerentes à venda do automóvel conforme o escriturado e acordadoComo da vossa parte, nunca me foi fornecida qualquer documentação oficial que comprove que o carro tem baterias próprias (sem necessidade de contrato aluguer de baterias), contactei as seguintes entidades: Renault – Alemanha, RCI Banque – Alemanha, Renault – Portugal, RCI Banque – Portugal e o Stand “AHM Autohaus Muller GmbH” – Freising Alemanha (stand onde foi o Zoe vendido em novo), as quais (todas) me confirmaram que o veículo possui em vigor um contrato de aluguer de baterias na Alemanha, o qual devia ter sido transferido para Portugal, pelo importador do automóvel, supostamente a Famaburgo Lda., com a mesma sede da E-Drive Option.Como resposta ao meu pedido de esclarecimento, o banco “RCI Banque – Portugal”, na qualidade de proprietário da bateria que equipa o carro que comprei a V. Ex.as, já procedeu à minha notificação para que indique todos os dados do importador (supostamente a empresa “Famaburgo Lda” com a mesma sede da empresa/ stand “Edrive Option”, para que possam agir judicialmente pelo facto de não ter sido transferido o contrato de aluguer de bateria da Alemanha para Portugal.Com base nos nossos direitos como consumidores, sendo enganados por essa empresa, a cliente exigiu através de cartas registadas com aviso de receção que até ao prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis a contar da entrega a anulação/ resolução do contrato de compra e venda da viatura e devolução do valor pago pela mesma (vinte e três mil euros) + o valor do registo para transferência de propriedade (cinquenta e cinco euros e trinta cêntimos), pelo método de transferência bancária imediata para o IBAN lá indicado. Sendo restituído o veículo a V. Ex.as, após receção dos €23 055,30 (vinte e três mil e cinquenta e cinco euros e cinquenta cêntimos) e preenchimento com as devidas assinaturas do Requerimento de Registo Automóvel para a transferência de propriedade.Face à demora na resposta, contactei o auto-intitulado sócio-gerente, Sr. Alberto Ramalho, questionando-o se iria responder às missivas remetidas, ao qual o mesmo respondeu que ainda não havia respondido por falta de tempo, pois estaria a abrir mais um stand em Vila Real (Av. Aureliano Barrigas 169, 5000-442 Vila Real), mas que a resposta seria negativa.Uma vez que não vemos cumprida a nossa legítima exigência, informo V. Ex.as que a lesada irá avançar com procedimento judicial, incluindo queixa crime, para ver efetivada a resolução do contrato de compra e venda. Ou caso consiga efetuar a compra da bateria, junto do “RCI Bank”, ser ressarcida do valor das mesmas (supostamente superior a oito mil euros, aguardando valor final). Os valores aos quais tenha direito a ser ressarcida, serão sempre acrescidos de juros de mora, à taxa legal em vigor, desde a presente data até efetivo e integral pagamento.Outro aspecto a considerar, tal como indicado anteriormente, tem a ver com a diferença de preço entre a versão “Intens” e a “Exclusive”, cerca de €2000 (dois mil euros) a qual terá de ser assumida por V. Ex.as, nos moldes atrás indicados.Com aceitação da rescisão / anulação do contrato de compra e venda, V. Exas poderão regularizar a situação do veículo e vendê-lo a outro cliente em conformidade com as verdadeiras características, sem termos de passar por todo um processo judicial e consequente exposição mediática a que possam estar sujeitos, pois estaremos legitimados a reclamar a todas as entidades fiscalizadoras da vossa atividade, nomeadamente: ASAE, Autoridade Tributária, Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, etc...Urge informar todos os leitores para que tenham cuidado ao comprar veículos elétricos, nomeadamente Zoe's, verificando (antes da compra), através do VIN, junto da Renault Portugal e/ou país de origem, RCI Bank Portugal e/ou país de origem. Àqueles que já o fizeram e para evitarem ter dissabores futuros, nomeadamente o bloqueio da carga, ausência de garantia das baterias ou não pagamento de danos nas baterias por parte das seguradoras verifiquem também a situação das baterias, nas entidades atrás indicadas.Com os meus melhores cumprimentos.

Encerrada

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