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Reclamações recentes
Instalação negligente de termoacumulador 2
Na continuação da reclamação iniciada a 29 de dezembro de 2022 (https://www.deco.proteste.pt/reclamar/as-minhas-reclamacoes/complaintdetails?referenceid=CPTPT01685375-00), tal e como tinha sido combinado em anexo partilhamos o relatório do perito do nosso seguro multirriscos particular, no qual voltam a indicar que o responsável foi o instalador do cilindro. Por isso, solicitamos:- a retirada do cilindro que instalou provisoriamente- adquisição e instalação de cilindro idêntico ao que instalou inicialmente- emissão da fatura correspondente do primeiro serviço efectuado.Cumprimentos,
Instalação negligente de termoacumulador
Fornecedor: AMÂNCIO COELHO MACHADO. NIF: 199791511. R. Direita 32, 4700-219 Braga. 966 082 691Motivo da reclamação: instalação negligente do termoacumuladorExposição dos factos:Dia 8/11/2022: devido a aviso da nossa inquilina de que o esquentador da água estava avariado, contactamos a empresa do senhor Machado para saber se tinha reparação. Ele deslocou-se ao apartamento gratuitamente, pois o seu estabelecimento está muito próximo. Confirmou que a reparação era muito cara e não compensava. Além disso, era melhor optar por um termoacumulador.Dia 9/11/2022: conversamos com o senhor Machado acerca dos termoacumuladores que ele tem à venda. Referiu que tinha instalado mais de 30 no estabelecimento que fica por cima do nosso apartamento, que ele dava a garantia da marca que vendia. Podíamos optar por outro à nossa escolha e que ele faria a instalação, dando a garantia da instalação apenas. O valor da instalação seria de 80 EUR + IVA. Achamos um pouco caro e ele justificou o valor referindo que tinha ido gratuitamente no dia anterior ao apartamento e que o tempo, o material e ferramentas que ele teria que usar valiam isso. Aceitamos.Dia 10/11/2022: optamos por comprar o equipamento EWH 100 VE-D da marca Teka numa loja do Porto e um amigo nosso transportou até Braga no dia seguinte.Dia 11/11/2022: à hora combinada, o nosso amigo entregou o termoacumulador novo e o senhor Machado fez a instalação. Confirmamos com a nossa inquilina que tinha sido instalado e que estava a funcionar bem. Ligamos para o senhor Machado para confirmar o mesmo, apurar os pormenores da instalação e tratar do pagamento. Não atendeu e deixamos uma mensagem no WhatsApp.Dia 14/11/2022: voltamos a ligar para o senhor Machado e questionamos se o termoacumulador tinha ficado corretamente instalado, desde a parte elétrica até as válvulas colocadas. Confirmou que tudo tinha ficado bem e questionamos o meio de pagamento. Disse que podia ser feito via MB Way e que se quiséssemos podíamos poupar o IVA fazendo o trabalho sem factura. Questionamos se ele continuaria a dar a garantia da instalação que tinha feito, e como confirmou, aceitamos fazer assim.Dia 25/12: a inquilina reporta o desprendimento e queda do termoacumulador durante a noite de 24 para 25, assim como o derramamento de água, consequência das torneiras terem sido rasgadas e o termoacumulador estar partido. Colocamos estes factos em conhecimento do senhor Machado no próprio dia, solicitando uma visita urgente no dia seguinte, via WhatsApp. Dia 26/12/2022: as mensagens dele tinham sido vistas no WhatsApp e perante a falta de resposta, ligamos para ele. Ele desloca-se ao apartamento duas vezes durante a parte da manhã. Na primeira visita ele liga os dois tubos para parar o derramamento de água e envia fotos do cilindro. Questiona se temos algum tipo e seguro na casa, respondemos que sim e sugere que denunciemos a situação junto do nosso seguro multi-riscos. Ele aponta a qualidade da parede como causa do desprendimento do termoacumulador. Ficamos desconcertados, pois nas fotos não se vê nada estranho na parede, e pelas palavras dele, conhece bem o prédio. As fotos não mostram na totalidade a parede onde o termoacumulador estava fixado. O senhor Machado regressa ao apartamento uma vez que a água foi mais limpa e fala-nos que a instalação do termoacumulador tem que ser feita com buchas químicas, que ele não usou aquando da instalação. Questiona se desejamos que o volte a colocar no sítio, respondemos que não fazia sentido. Verifica que não tem reparação e questiona como queremos proceder, referindo novamente ativar o seguro multi-riscos. Dizemos que vamos ver junto do seguro, embora achamos que isso não era a solução. Para a inquilina não ficar sem água quente até o assunto se resolver, questionamos ao senhor Machado se tinha alguma alternativa temporária, ao que o senhor Machado propõe instalar o termoacumulador de um outro cliente seu que mudou recentemente para uma bomba de calor. Disse que no dia seguinte o vai buscar e instalar, confirmando via WhatsApp. Envia novas fotografias do termoacumulador e da parede onde estava instalado na totalidade, sendo que, sem a nossa permissão, picou os buracos onde tinha sido fixado o termoacumulador, deixando de se ver os parafusos nem as buchas. Ele apenas nos envia fotos de como estava depois da sua intervenção.Dia 27/12/2022: a inquilina confirma que o senhor Machado não foi instalar o termocumulador do antigo cliente como tinha ficado combinado via Whatsapp, não avisou e ligamos para ele. Refere que, como se trata de um favor que nos está a fazer e que o senhor que lhe empresta o termoacumulador afinal não teve disponibilidade para o entregar, não o quis pressionar. Diz que vai no dia a seguir. Ligamos novamente para ele e confrontamo-lo com o facto de que consideramos que a causa do desprendimento do termoacumulador foi uma instalação negligente da parte dele, que foi uma sorte ninguém ter sido magoado nem, para já, haver danos maiores e que o que ele deveria fazer é comprar um termoacumulador igual deixá-lo no apartamento. Ele nega-se completamente, diz que cessa a prestação dos seus serviços, que não o contactemos mais. Continua a dissuadir a sua responsabilidade e já alterado, reclama ser confrontado por um perito para rebater com ele que a instalação que ele fez foi correta e a culpa foi da parede. E até no hipotético caso do perito dizer que a culpa é dele, que rebateria as palavras do perito. Nós respondemos que o seguro não é responsável da instalação e o senhor Machado está a quebrar o que inicialmente nos tinha garantido. Solicitamos a emissão da factura e esclarecimento de se existe algum valor mais a pagar via Whatsapp, vê a mensagem e não responde.Solicitamos: Resposta a esta reclamação.A reposição de um novo termoacumulador de igual marca e model no local de fornecimento no prazo de 48 a contar do envio desta reclamação formal.O pagamento do custo da instalação por outro profissional.
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