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Instalação negligente de termoacumulador

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. B.

Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO

29/12/2022

Fornecedor: AMÂNCIO COELHO MACHADO. NIF: 199791511. R. Direita 32, 4700-219 Braga. 966 082 691Motivo da reclamação: instalação negligente do termoacumuladorExposição dos factos:Dia 8/11/2022: devido a aviso da nossa inquilina de que o esquentador da água estava avariado, contactamos a empresa do senhor Machado para saber se tinha reparação. Ele deslocou-se ao apartamento gratuitamente, pois o seu estabelecimento está muito próximo. Confirmou que a reparação era muito cara e não compensava. Além disso, era melhor optar por um termoacumulador.Dia 9/11/2022: conversamos com o senhor Machado acerca dos termoacumuladores que ele tem à venda. Referiu que tinha instalado mais de 30 no estabelecimento que fica por cima do nosso apartamento, que ele dava a garantia da marca que vendia. Podíamos optar por outro à nossa escolha e que ele faria a instalação, dando a garantia da instalação apenas. O valor da instalação seria de 80 EUR + IVA. Achamos um pouco caro e ele justificou o valor referindo que tinha ido gratuitamente no dia anterior ao apartamento e que o tempo, o material e ferramentas que ele teria que usar valiam isso. Aceitamos.Dia 10/11/2022: optamos por comprar o equipamento EWH 100 VE-D da marca Teka numa loja do Porto e um amigo nosso transportou até Braga no dia seguinte.Dia 11/11/2022: à hora combinada, o nosso amigo entregou o termoacumulador novo e o senhor Machado fez a instalação. Confirmamos com a nossa inquilina que tinha sido instalado e que estava a funcionar bem. Ligamos para o senhor Machado para confirmar o mesmo, apurar os pormenores da instalação e tratar do pagamento. Não atendeu e deixamos uma mensagem no WhatsApp.Dia 14/11/2022: voltamos a ligar para o senhor Machado e questionamos se o termoacumulador tinha ficado corretamente instalado, desde a parte elétrica até as válvulas colocadas. Confirmou que tudo tinha ficado bem e questionamos o meio de pagamento. Disse que podia ser feito via MB Way e que se quiséssemos podíamos poupar o IVA fazendo o trabalho sem factura. Questionamos se ele continuaria a dar a garantia da instalação que tinha feito, e como confirmou, aceitamos fazer assim.Dia 25/12: a inquilina reporta o desprendimento e queda do termoacumulador durante a noite de 24 para 25, assim como o derramamento de água, consequência das torneiras terem sido rasgadas e o termoacumulador estar partido. Colocamos estes factos em conhecimento do senhor Machado no próprio dia, solicitando uma visita urgente no dia seguinte, via WhatsApp. Dia 26/12/2022: as mensagens dele tinham sido vistas no WhatsApp e perante a falta de resposta, ligamos para ele. Ele desloca-se ao apartamento duas vezes durante a parte da manhã. Na primeira visita ele liga os dois tubos para parar o derramamento de água e envia fotos do cilindro. Questiona se temos algum tipo e seguro na casa, respondemos que sim e sugere que denunciemos a situação junto do nosso seguro multi-riscos. Ele aponta a qualidade da parede como causa do desprendimento do termoacumulador. Ficamos desconcertados, pois nas fotos não se vê nada estranho na parede, e pelas palavras dele, conhece bem o prédio. As fotos não mostram na totalidade a parede onde o termoacumulador estava fixado. O senhor Machado regressa ao apartamento uma vez que a água foi mais limpa e fala-nos que a instalação do termoacumulador tem que ser feita com buchas químicas, que ele não usou aquando da instalação. Questiona se desejamos que o volte a colocar no sítio, respondemos que não fazia sentido. Verifica que não tem reparação e questiona como queremos proceder, referindo novamente ativar o seguro multi-riscos. Dizemos que vamos ver junto do seguro, embora achamos que isso não era a solução. Para a inquilina não ficar sem água quente até o assunto se resolver, questionamos ao senhor Machado se tinha alguma alternativa temporária, ao que o senhor Machado propõe instalar o termoacumulador de um outro cliente seu que mudou recentemente para uma bomba de calor. Disse que no dia seguinte o vai buscar e instalar, confirmando via WhatsApp. Envia novas fotografias do termoacumulador e da parede onde estava instalado na totalidade, sendo que, sem a nossa permissão, picou os buracos onde tinha sido fixado o termoacumulador, deixando de se ver os parafusos nem as buchas. Ele apenas nos envia fotos de como estava depois da sua intervenção.Dia 27/12/2022: a inquilina confirma que o senhor Machado não foi instalar o termocumulador do antigo cliente como tinha ficado combinado via Whatsapp, não avisou e ligamos para ele. Refere que, como se trata de um favor que nos está a fazer e que o senhor que lhe empresta o termoacumulador afinal não teve disponibilidade para o entregar, não o quis pressionar. Diz que vai no dia a seguir. Ligamos novamente para ele e confrontamo-lo com o facto de que consideramos que a causa do desprendimento do termoacumulador foi uma instalação negligente da parte dele, que foi uma sorte ninguém ter sido magoado nem, para já, haver danos maiores e que o que ele deveria fazer é comprar um termoacumulador igual deixá-lo no apartamento. Ele nega-se completamente, diz que cessa a prestação dos seus serviços, que não o contactemos mais. Continua a dissuadir a sua responsabilidade e já alterado, reclama ser confrontado por um perito para rebater com ele que a instalação que ele fez foi correta e a culpa foi da parede. E até no hipotético caso do perito dizer que a culpa é dele, que rebateria as palavras do perito. Nós respondemos que o seguro não é responsável da instalação e o senhor Machado está a quebrar o que inicialmente nos tinha garantido. Solicitamos a emissão da factura e esclarecimento de se existe algum valor mais a pagar via Whatsapp, vê a mensagem e não responde.Solicitamos: Resposta a esta reclamação.A reposição de um novo termoacumulador de igual marca e model no local de fornecimento no prazo de 48 a contar do envio desta reclamação formal.O pagamento do custo da instalação por outro profissional.

Mensagens (7)

AMÂNCIO COELHO MACHADO

Para: J. B.

29/12/2022

boa noite ,recebi a reclamação, gostaria e pretendia contestar através daminha advogada, mas está de ferias, logo que possivel terei todo gosto deesclarecer. quero so afirmar que o termoaculador não esta furado nempartido ,está todo cheio água no canto da cozinha nunca dei a indicaçãoneste sentido ,tem apoios da parede dobrados e está amassado na tampainferior nunca a cuba .continuo afirmar que o problema está no reboco eparede tijolo. a fim de evitar mais transtornos aos inquilinos possocolocar um termoacumudor normal no local amanhã dia 30 dezembro . e segundafeira levantar o termoaculador teka transportar até um assistente oficialda marca e pedir orçamento de reparação ,tampa e pés apoio .A quinta, 29/12/2022, 00:25, escreveu:

J. B.

Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO

30/12/2022

Boa tarde.Obrigada por responder &#224 nossa reclama&#231&#227o e propor uma solu&#231&#227o, embora diferente da que solicit&#225mos e consideramos justa.As fotografias exp&#245em sem lugar a d&#250vidas que o termoacumulador est&#225 efetivamente partido e amolgado em v&#225rios s&#237tios, assim como as mangueiras/tubos, v&#225lvula, etc. O facto &#233 tamb&#233m, que al&#233m disto, desconhece-se se existem outros danos n&#227o vis&#237veis ou internos.O sr. Machado tem de se responsabilizar pelo pagamento completo do or&#231amento e arranjo na &#237ntegra do termoacumulador junto do assistente oficial da marca TEKA, assegurando o funcionamento perfeito do equipamento (como novo), continua&#231&#227o da cobertura ao abrigo da garantia do fabricante e todos os procedimentos de desinstala&#231&#227o e instala&#231&#227o, assim como todos os transportes e ainda material necess&#225rio (buchas adequadas, parafusos, mangueiras, suportes adicionais, v&#225lvulas, etc.). Apenas com a sua aceita&#231&#227o expressa e escrita das condi&#231&#245es expostas no par&#225grafo anterior relativamente ao tratamento do nosso termoacumulador da TEKA, &#233 que podemos aceitar a sua proposta de coloca&#231&#227o de um termoacumulador de substitui&#231&#227o da sua propriedade na data de hoje, 30 de dezembro, e dar seguimento segunda-feira dia 2 aos compromissos relativamente ao nosso termoacumulador.De outra forma, consideramos que o que prop&#245e n&#227o &#233 justo e continua a prejudicar-nos, a n&#243s e aos nossos inquilinos, quando n&#243s entregamos a si um termoacumulador novo e pagamos o custo da sua instala&#231&#227o, e ficamos com o equipamento danificado, sem a sua respetiva instala&#231&#227o e o consequente preju&#237zo para os nossos inquilinos, sem contar com o risco de danos pessoais por parte deles (quer seja pela queda, quer pelo mau funcionamento), e os danos que o vazamento de &#225gua ainda possa vir a causar.Aproveitamos tamb&#233m para refor&#231ar o nosso pedido da emiss&#227o da fatura do servi&#231o de instala&#231&#227o de termoacumulador que efetuou em novembro.Mais ainda, no caso de se recusar, continuaremos a exigir a compra e entrega de um equipamento novo id&#234ntico &#224 sua custa e o pagamento da sua instala&#231&#227o, recorrendo aos meios e f&#243runs adequados para tal fim.

AMÂNCIO COELHO MACHADO

Para: J. B.

31/12/2022

boa noite,continuo a afirmar que termoaculador nao está partido ,casoassim acontece estava vazio ,partiram casquilho anti calcário plasticos aválvula é um acessório fornecido à parte,que deve substituído 4em 4 anosapenas está com estrutura exterior danificada. só assistencia marca poderáresponder a questão do bom funcionamento. quanto a garantia do pagamento detodos servicos da marca teka ,se tiver que pagar reparações e colocarcilindro novo assumo a responsabilidade. no agradeço envio de relatóriotécnico do técnico/ perito que verificou no local. continuo afirmar terdúvidas na estrutura da parede ,quero levar ao local um engenheiro deestrutura ,para fazer relatório técnico contestar pela minha advogada oconteúdo da 1 exposição. faço esta resposta depois de no dia 30 /12 às 1730 estar na porta do prédio com inquilina da fracção para colocação dotermoaculador normal ,conforme indicação estou disponível sábado às 10horas para a colocação do cilindro de forma o inquilino ter água quente.depois na próxima semana tratamos da questão da negligencia da aplicação,que se resome a qualidade da fixação ,não a questão ligação técnica doaparelho ,gostava no direito de resposta não assinar cheques em branco.agradeço a indicação até às 9 30 de sábado de forma a aceder a fracção.A sexta, 30/12/2022, 14:24, escreveu:

J. B.

Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO

31/12/2022

Boa noite.Obrigada pela sua resposta.Agradecemos que manifeste que assume a responsabilidade da repara&#231&#227o na &#237ntegra e se n&#227o a tiver, a compra de um equipamento novo. O nosso termoacumulador TEKA ter&#225 de ser a marca a concluir o que &#233 necess&#225rio para cumprir com as condi&#231&#245es de funcionamento seguras e &#243timas, sem menosprezar a parte est&#233tica.Quanto a aparecer hoje sem aviso pr&#233vio para instalar o termoacumulador de substitui&#231&#227o, como poder&#225 compreender, em primeiro lugar tinha de chegar a um acordo connosco, tal como ficou registado, com aceita&#231&#227o expl&#237cita por escrito. Em segundo lugar, n&#227o se pode exigir &#224s pessoas estarem em casa e com disponibilidade se n&#227o h&#225 nada agendado nem nenhum aviso.Ainda n&#227o recebemos nenhum relat&#243rio nem foi feita nenhuma inspe&#231&#227o por perito algum, mas poderemos partilh&#225-lo consigo quando o tivermos. Contudo, este relat&#243rio que menciona foi solicitado de forma volunt&#225ria pela nossa parte e previsivelmente estar&#225 focado em dilucidar as coberturas do nosso seguro multirriscos e n&#227o o motivo da queda.Igualmente, acionamos a garantia da TEKA, argumentando um poss&#237vel defeito nos suportes de fixa&#231&#227o do termoacumulador. Ainda n&#227o recebemos nenhum relat&#243rio nem decis&#227o por parte deles. Podemos partilhar quando o tivermos.Se o sr. Machado pretende efetivamente levar um engenheiro ou perito do seu conhecimento ao local, mesmo ap&#243s j&#225 ter mexido nas fura&#231&#245es que fez inicialmente e portanto, enviesado o estado original da parede ap&#243s a queda do equipamento, entendemos que vai litigar a responsabilidade do pagamento da repara&#231&#227o do nosso termoacumulador e poss&#237vel substitui&#231&#227o por novo. Esse potencial lit&#237gio ser&#225 para resolver em Tribunal e a entidade com compet&#234ncia para emitir um parecer neutro sobre a estrutura da parede &#233 o LNEC. Manifestamos desde j&#225, que o senhor carece de autoriza&#231&#227o para levar ao local qualquer pessoa que n&#227o seja o pr&#243prio sr. Machado para realizar apenas trabalhos t&#233cnicos aos que tenhamos chegado a acordo por escrito. N&#227o lhe estamos a exigir nenhum cheque em branco, apenas a responsabilidade pelo seu trabalho, como nos disse aquando da instala&#231&#227o. Mediante esta queixa p&#250blica no site da Deco, estamos a tentar chegar a um acordo para resolver esta situa&#231&#227o. Estamos a agir de boa-f&#233 acionando seguro multirriscos e garantia do equipamento, mesmo quando consideramos que o senhor deve assumir a inteira responsabilidade da instala&#231&#227o que fez.Perante a sua manifesta&#231&#227o das d&#250vidas acerca das boas condi&#231&#245es da parede, na perspetiva de instalar um equipamento tempor&#225rio, que posteriormente ir&#225 retirar para instalar o nosso definitivamente, solicitamos que documente, descreva e partilhe connosco todo o material e t&#233cnicas que ir&#225 empregar na instala&#231&#227o do termoacumulador de substitui&#231&#227o s&#225bado dia 31 de dezembro.&#192 vista do exposto, pedimos que n&#227o mexa no nosso termoacumulador at&#233 partilharmos consigo os resultados do seguro multirriscos e garantia.Muito obrigado.

J. B.

Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO

08/01/2023

Bom dia,No seguimento da nossa última intervenção, queremos que conste que o senhor Machado foi instalar um cilindro de substituição no sábado dia 31, no mesmo local onde o nosso caiu. Como comprometido, partilhamos o relatório que recebemos da garantia, onde apontam para a má instalação e não se responsabilizam pelos danos no nosso cilindro. Neste momento aguardamos o relatório do nosso seguro multirriscos, que partilharemos igualmente.

J. B.

Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO

23/05/2023

Boa tarde,Partilhamos aqui novamente os relatórios do nosso seguro multirriscos e da assistência de garantia da marca do equipamento, TEKA.Em nenhum dos relatórios apontam para outra causa senão a má instalação do cilindro e má escolha dos materiais de fixação.Ainda, partilhamos também a fatura do equipamento.Sobre entregarmos o termoacumulador na sua loja, julgamos que não é oportuno. Se tem um seguro que quer ativar, pode combinar connosco a vistoria no apartamento.Cumprimentos.

J. B.

Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO

23/05/2023

Boa tarde,Partilhamos aqui novamente os relatórios do nosso seguro multirriscos e da assistência de garantia da marca do equipamento, TEKA.Em nenhum dos relatórios apontam para outra causa senão a má instalação do cilindro e má escolha dos materiais de fixação.Ainda, partilhamos também a fatura do equipamento.Sobre entregarmos o termoacumulador na sua loja, julgamos que não é oportuno. Se tem um seguro que quer ativar, pode combinar connosco a vistoria no apartamento.Cumprimentos.


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