Reclamação
J. B.
Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO
Fornecedor: AMÂNCIO COELHO MACHADO. NIF: 199791511. R. Direita 32, 4700-219 Braga. 966 082 691Motivo da reclamação: instalação negligente do termoacumuladorExposição dos factos:Dia 8/11/2022: devido a aviso da nossa inquilina de que o esquentador da água estava avariado, contactamos a empresa do senhor Machado para saber se tinha reparação. Ele deslocou-se ao apartamento gratuitamente, pois o seu estabelecimento está muito próximo. Confirmou que a reparação era muito cara e não compensava. Além disso, era melhor optar por um termoacumulador.Dia 9/11/2022: conversamos com o senhor Machado acerca dos termoacumuladores que ele tem à venda. Referiu que tinha instalado mais de 30 no estabelecimento que fica por cima do nosso apartamento, que ele dava a garantia da marca que vendia. Podíamos optar por outro à nossa escolha e que ele faria a instalação, dando a garantia da instalação apenas. O valor da instalação seria de 80 EUR + IVA. Achamos um pouco caro e ele justificou o valor referindo que tinha ido gratuitamente no dia anterior ao apartamento e que o tempo, o material e ferramentas que ele teria que usar valiam isso. Aceitamos.Dia 10/11/2022: optamos por comprar o equipamento EWH 100 VE-D da marca Teka numa loja do Porto e um amigo nosso transportou até Braga no dia seguinte.Dia 11/11/2022: à hora combinada, o nosso amigo entregou o termoacumulador novo e o senhor Machado fez a instalação. Confirmamos com a nossa inquilina que tinha sido instalado e que estava a funcionar bem. Ligamos para o senhor Machado para confirmar o mesmo, apurar os pormenores da instalação e tratar do pagamento. Não atendeu e deixamos uma mensagem no WhatsApp.Dia 14/11/2022: voltamos a ligar para o senhor Machado e questionamos se o termoacumulador tinha ficado corretamente instalado, desde a parte elétrica até as válvulas colocadas. Confirmou que tudo tinha ficado bem e questionamos o meio de pagamento. Disse que podia ser feito via MB Way e que se quiséssemos podíamos poupar o IVA fazendo o trabalho sem factura. Questionamos se ele continuaria a dar a garantia da instalação que tinha feito, e como confirmou, aceitamos fazer assim.Dia 25/12: a inquilina reporta o desprendimento e queda do termoacumulador durante a noite de 24 para 25, assim como o derramamento de água, consequência das torneiras terem sido rasgadas e o termoacumulador estar partido. Colocamos estes factos em conhecimento do senhor Machado no próprio dia, solicitando uma visita urgente no dia seguinte, via WhatsApp. Dia 26/12/2022: as mensagens dele tinham sido vistas no WhatsApp e perante a falta de resposta, ligamos para ele. Ele desloca-se ao apartamento duas vezes durante a parte da manhã. Na primeira visita ele liga os dois tubos para parar o derramamento de água e envia fotos do cilindro. Questiona se temos algum tipo e seguro na casa, respondemos que sim e sugere que denunciemos a situação junto do nosso seguro multi-riscos. Ele aponta a qualidade da parede como causa do desprendimento do termoacumulador. Ficamos desconcertados, pois nas fotos não se vê nada estranho na parede, e pelas palavras dele, conhece bem o prédio. As fotos não mostram na totalidade a parede onde o termoacumulador estava fixado. O senhor Machado regressa ao apartamento uma vez que a água foi mais limpa e fala-nos que a instalação do termoacumulador tem que ser feita com buchas químicas, que ele não usou aquando da instalação. Questiona se desejamos que o volte a colocar no sítio, respondemos que não fazia sentido. Verifica que não tem reparação e questiona como queremos proceder, referindo novamente ativar o seguro multi-riscos. Dizemos que vamos ver junto do seguro, embora achamos que isso não era a solução. Para a inquilina não ficar sem água quente até o assunto se resolver, questionamos ao senhor Machado se tinha alguma alternativa temporária, ao que o senhor Machado propõe instalar o termoacumulador de um outro cliente seu que mudou recentemente para uma bomba de calor. Disse que no dia seguinte o vai buscar e instalar, confirmando via WhatsApp. Envia novas fotografias do termoacumulador e da parede onde estava instalado na totalidade, sendo que, sem a nossa permissão, picou os buracos onde tinha sido fixado o termoacumulador, deixando de se ver os parafusos nem as buchas. Ele apenas nos envia fotos de como estava depois da sua intervenção.Dia 27/12/2022: a inquilina confirma que o senhor Machado não foi instalar o termocumulador do antigo cliente como tinha ficado combinado via Whatsapp, não avisou e ligamos para ele. Refere que, como se trata de um favor que nos está a fazer e que o senhor que lhe empresta o termoacumulador afinal não teve disponibilidade para o entregar, não o quis pressionar. Diz que vai no dia a seguir. Ligamos novamente para ele e confrontamo-lo com o facto de que consideramos que a causa do desprendimento do termoacumulador foi uma instalação negligente da parte dele, que foi uma sorte ninguém ter sido magoado nem, para já, haver danos maiores e que o que ele deveria fazer é comprar um termoacumulador igual deixá-lo no apartamento. Ele nega-se completamente, diz que cessa a prestação dos seus serviços, que não o contactemos mais. Continua a dissuadir a sua responsabilidade e já alterado, reclama ser confrontado por um perito para rebater com ele que a instalação que ele fez foi correta e a culpa foi da parede. E até no hipotético caso do perito dizer que a culpa é dele, que rebateria as palavras do perito. Nós respondemos que o seguro não é responsável da instalação e o senhor Machado está a quebrar o que inicialmente nos tinha garantido. Solicitamos a emissão da factura e esclarecimento de se existe algum valor mais a pagar via Whatsapp, vê a mensagem e não responde.Solicitamos: Resposta a esta reclamação.A reposição de um novo termoacumulador de igual marca e model no local de fornecimento no prazo de 48 a contar do envio desta reclamação formal.O pagamento do custo da instalação por outro profissional.
Mensagens (7)
AMÂNCIO COELHO MACHADO
Para: J. B.
boa noite ,recebi a reclamação, gostaria e pretendia contestar através daminha advogada, mas está de ferias, logo que possivel terei todo gosto deesclarecer. quero so afirmar que o termoaculador não esta furado nempartido ,está todo cheio água no canto da cozinha nunca dei a indicaçãoneste sentido ,tem apoios da parede dobrados e está amassado na tampainferior nunca a cuba .continuo afirmar que o problema está no reboco eparede tijolo. a fim de evitar mais transtornos aos inquilinos possocolocar um termoacumudor normal no local amanhã dia 30 dezembro . e segundafeira levantar o termoaculador teka transportar até um assistente oficialda marca e pedir orçamento de reparação ,tampa e pés apoio .A quinta, 29/12/2022, 00:25, escreveu:
J. B.
Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO
Boa tarde.Obrigada por responder à nossa reclamação e propor uma solução, embora diferente da que solicitámos e consideramos justa.As fotografias expõem sem lugar a dúvidas que o termoacumulador está efetivamente partido e amolgado em vários sítios, assim como as mangueiras/tubos, válvula, etc. O facto é também, que além disto, desconhece-se se existem outros danos não visíveis ou internos.O sr. Machado tem de se responsabilizar pelo pagamento completo do orçamento e arranjo na íntegra do termoacumulador junto do assistente oficial da marca TEKA, assegurando o funcionamento perfeito do equipamento (como novo), continuação da cobertura ao abrigo da garantia do fabricante e todos os procedimentos de desinstalação e instalação, assim como todos os transportes e ainda material necessário (buchas adequadas, parafusos, mangueiras, suportes adicionais, válvulas, etc.). Apenas com a sua aceitação expressa e escrita das condições expostas no parágrafo anterior relativamente ao tratamento do nosso termoacumulador da TEKA, é que podemos aceitar a sua proposta de colocação de um termoacumulador de substituição da sua propriedade na data de hoje, 30 de dezembro, e dar seguimento segunda-feira dia 2 aos compromissos relativamente ao nosso termoacumulador.De outra forma, consideramos que o que propõe não é justo e continua a prejudicar-nos, a nós e aos nossos inquilinos, quando nós entregamos a si um termoacumulador novo e pagamos o custo da sua instalação, e ficamos com o equipamento danificado, sem a sua respetiva instalação e o consequente prejuízo para os nossos inquilinos, sem contar com o risco de danos pessoais por parte deles (quer seja pela queda, quer pelo mau funcionamento), e os danos que o vazamento de água ainda possa vir a causar.Aproveitamos também para reforçar o nosso pedido da emissão da fatura do serviço de instalação de termoacumulador que efetuou em novembro.Mais ainda, no caso de se recusar, continuaremos a exigir a compra e entrega de um equipamento novo idêntico à sua custa e o pagamento da sua instalação, recorrendo aos meios e fóruns adequados para tal fim.
AMÂNCIO COELHO MACHADO
Para: J. B.
boa noite,continuo a afirmar que termoaculador nao está partido ,casoassim acontece estava vazio ,partiram casquilho anti calcário plasticos aválvula é um acessório fornecido à parte,que deve substituído 4em 4 anosapenas está com estrutura exterior danificada. só assistencia marca poderáresponder a questão do bom funcionamento. quanto a garantia do pagamento detodos servicos da marca teka ,se tiver que pagar reparações e colocarcilindro novo assumo a responsabilidade. no agradeço envio de relatóriotécnico do técnico/ perito que verificou no local. continuo afirmar terdúvidas na estrutura da parede ,quero levar ao local um engenheiro deestrutura ,para fazer relatório técnico contestar pela minha advogada oconteúdo da 1 exposição. faço esta resposta depois de no dia 30 /12 às 1730 estar na porta do prédio com inquilina da fracção para colocação dotermoaculador normal ,conforme indicação estou disponível sábado às 10horas para a colocação do cilindro de forma o inquilino ter água quente.depois na próxima semana tratamos da questão da negligencia da aplicação,que se resome a qualidade da fixação ,não a questão ligação técnica doaparelho ,gostava no direito de resposta não assinar cheques em branco.agradeço a indicação até às 9 30 de sábado de forma a aceder a fracção.A sexta, 30/12/2022, 14:24, escreveu:
J. B.
Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO
Boa noite.Obrigada pela sua resposta.Agradecemos que manifeste que assume a responsabilidade da reparação na íntegra e se não a tiver, a compra de um equipamento novo. O nosso termoacumulador TEKA terá de ser a marca a concluir o que é necessário para cumprir com as condições de funcionamento seguras e ótimas, sem menosprezar a parte estética.Quanto a aparecer hoje sem aviso prévio para instalar o termoacumulador de substituição, como poderá compreender, em primeiro lugar tinha de chegar a um acordo connosco, tal como ficou registado, com aceitação explícita por escrito. Em segundo lugar, não se pode exigir às pessoas estarem em casa e com disponibilidade se não há nada agendado nem nenhum aviso.Ainda não recebemos nenhum relatório nem foi feita nenhuma inspeção por perito algum, mas poderemos partilhá-lo consigo quando o tivermos. Contudo, este relatório que menciona foi solicitado de forma voluntária pela nossa parte e previsivelmente estará focado em dilucidar as coberturas do nosso seguro multirriscos e não o motivo da queda.Igualmente, acionamos a garantia da TEKA, argumentando um possível defeito nos suportes de fixação do termoacumulador. Ainda não recebemos nenhum relatório nem decisão por parte deles. Podemos partilhar quando o tivermos.Se o sr. Machado pretende efetivamente levar um engenheiro ou perito do seu conhecimento ao local, mesmo após já ter mexido nas furações que fez inicialmente e portanto, enviesado o estado original da parede após a queda do equipamento, entendemos que vai litigar a responsabilidade do pagamento da reparação do nosso termoacumulador e possível substituição por novo. Esse potencial litígio será para resolver em Tribunal e a entidade com competência para emitir um parecer neutro sobre a estrutura da parede é o LNEC. Manifestamos desde já, que o senhor carece de autorização para levar ao local qualquer pessoa que não seja o próprio sr. Machado para realizar apenas trabalhos técnicos aos que tenhamos chegado a acordo por escrito. Não lhe estamos a exigir nenhum cheque em branco, apenas a responsabilidade pelo seu trabalho, como nos disse aquando da instalação. Mediante esta queixa pública no site da Deco, estamos a tentar chegar a um acordo para resolver esta situação. Estamos a agir de boa-fé acionando seguro multirriscos e garantia do equipamento, mesmo quando consideramos que o senhor deve assumir a inteira responsabilidade da instalação que fez.Perante a sua manifestação das dúvidas acerca das boas condições da parede, na perspetiva de instalar um equipamento temporário, que posteriormente irá retirar para instalar o nosso definitivamente, solicitamos que documente, descreva e partilhe connosco todo o material e técnicas que irá empregar na instalação do termoacumulador de substituição sábado dia 31 de dezembro.À vista do exposto, pedimos que não mexa no nosso termoacumulador até partilharmos consigo os resultados do seguro multirriscos e garantia.Muito obrigado.
J. B.
Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO
Bom dia,No seguimento da nossa última intervenção, queremos que conste que o senhor Machado foi instalar um cilindro de substituição no sábado dia 31, no mesmo local onde o nosso caiu. Como comprometido, partilhamos o relatório que recebemos da garantia, onde apontam para a má instalação e não se responsabilizam pelos danos no nosso cilindro. Neste momento aguardamos o relatório do nosso seguro multirriscos, que partilharemos igualmente.
J. B.
Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO
Boa tarde,Partilhamos aqui novamente os relatórios do nosso seguro multirriscos e da assistência de garantia da marca do equipamento, TEKA.Em nenhum dos relatórios apontam para outra causa senão a má instalação do cilindro e má escolha dos materiais de fixação.Ainda, partilhamos também a fatura do equipamento.Sobre entregarmos o termoacumulador na sua loja, julgamos que não é oportuno. Se tem um seguro que quer ativar, pode combinar connosco a vistoria no apartamento.Cumprimentos.
J. B.
Para: AMÂNCIO COELHO MACHADO
Boa tarde,Partilhamos aqui novamente os relatórios do nosso seguro multirriscos e da assistência de garantia da marca do equipamento, TEKA.Em nenhum dos relatórios apontam para outra causa senão a má instalação do cilindro e má escolha dos materiais de fixação.Ainda, partilhamos também a fatura do equipamento.Sobre entregarmos o termoacumulador na sua loja, julgamos que não é oportuno. Se tem um seguro que quer ativar, pode combinar connosco a vistoria no apartamento.Cumprimentos.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação