50 euros compram 25 kg de frutas e legumes, mas há 2 anos davam para mais 6,5 kg
Há dois anos, com 50 euros era possível comprar 32 quilos de frutas e legumes. Em abril de 2024, pelo mesmo valor, o consumidor só consegue levar para casa um cabaz com 25 quilos de 13 hortofrutícolas diferentes. Saiba quanto aumentaram as frutas e os legumes nos últimos dois anos.

Com 50 euros, o consumidor consegue comprar um cabaz com 25,35 quilos de 13 frutas e legumes, como laranja, maçã gala, maçã golden, banana, tomate, couve-flor, alface, brócolos, cenoura, batata-vermelha, curgete, cebola e couve-coração. A quantidade parece generosa, mas há dois anos, a 9 de março de 2022, fazendo a mesma despesa, era possível comprar 31,85 quilos dos mesmos hortofrutícolas.
Segundo os dados da DECO PROteste, que todas as quartas-feiras, desde janeiro de 2022, monitoriza os preços de um cabaz alimentar com 63 alimentos, para comprar peixe, carne e frutas e legumes, o consumidor tem de gastar cada vez mais. Se, em março de 2022, 50 euros davam para comprar quase 32 quilos de frutas e legumes, apenas alguns meses depois, em dezembro do mesmo ano, 50 euros já só compravam 26 quilos das mesmas frutas e legumes.
E, embora entre dezembro de 2023 e abril deste ano, a quantidade de frutas e legumes que é possível comprar com 50 euros tenha aumentado ligeiramente, de 24,05 quilos para 25,35 quilos, a verdade é que em dois anos, com as subidas de preços, passámos a poder comprar menos 6,5 quilos de frutas e legumes.
Laranja e cebola sofreram os maiores aumentos
A laranja foi a fruta que mais viu o seu preço oscilar e subir nos últimos dois anos. Em janeiro de 2022, um quilo custava 1,08 euros. Já em abril de 2024, para comprar um quilo de laranjas era preciso gastar 1,81 euros (mais 67 por cento).
A cebola, por sua vez, foi o hortícola cujo preço mais aumentou, e passou a custar quase o dobro em dois anos. Em janeiro de 2022, um quilo de cebolas custava 99 cêntimos. Em abril deste ano, para comprar a mesma quantidade de cebola era preciso gastar 1,90 euros (mais 93 por cento).
Para poupar nas compras semanais, pesquise os supermercados mais baratos e compare o índice diário das várias cadeias de distribuição para o mesmo cabaz de produtos, no simulador da DECO PROteste, disponível na plataforma Saber Poupar, em www.saberpoupar.pt. Pode pesquisar por distrito ou concelho e até selecionar o tipo de alimentos que costuma comprar.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |