Notícias

9.º ano concluído: que curso seguir?

22 junho 2017
jovens com o 9.º ano

22 junho 2017
Por volta dos 15 anos, muitos jovens são confrontados com a primeira decisão profissional das suas vidas. Que curso seguir após o 9.º ano? Reunimos todas as possibilidades por distrito para uma escolha sólida.

Porque nem sempre é fácil decidir que curso seguir logo após o 9.º ano e porque a oferta é variada de escola para escola, reunimos todas as propostas formativas dos estabelecimentos de ensino públicos, privados e profissionais, segmentando-as por distritos e por concelhos. Em cada um deles, alunos, pais e educadores podem encontrar as escolas que disponibilizam cursos para quem já concluiu o 9.º ano e os respetivos contactos (morada, telefone, site e e-mail).

Cursos em Aveiro
Cursos em Beja
Cursos em Braga
Cursos em Bragança
Cursos em Castelo Branco
Cursos em Coimbra
Cursos em Évora
Cursos em Faro
Cursos em Guarda
Cursos em Leiria
Cursos em Lisboa
Cursos em Portalegre
Cursos em Porto
Cursos em Santarém
Cursos em Setúbal
Cursos em Viana do Castelo
Cursos em Vila Real
Cursos em Viseu

 
Continuar no ensino regular? Ou iniciar desde já uma vertente mais prática através de um curso profissional? Técnico de Informática ou Auxiliar de Saúde são algumas das muitas opções disponíveis. Em todas elas está vincada a possibilidade de ingresso no ensino superior, após a conclusão do 12.º ano.

Toda a informação é também válida para quem já concluiu o 9.º ano há algum tempo e pretende retomar os estudos. Algumas escolas disponibilizam ensino noturno e recorrente. Em alguns cursos profissionais, as inscrições já estão abertas. No ensino regular, a época de matrículas está à porta. Não há tempo a perder.

Lamentavelmente, grande parte desta informação está dispersa em brochuras e portais online dos vários estabelecimentos de ensino. A pouca informação agregada que existe apenas dá a conhecer as escolas existentes em cada região e os níveis de ensino disponíveis. Compilar num só local toda a oferta formativa para o ensino secundário e profissional é a resposta que propomos para facilitar a vida a quem tem de escolher agora o que vai estudar nos próximos três anos letivos.

Ensino regular ou profissional

Seguindo o convencional ensino regular, desenhado principalmente para anteceder o acesso ao Ensino Superior, os estudantes portugueses podem escolher um de quatro cursos científico-humanísticos, com a duração de três anos letivos:

  • Ciências e Tecnologia;
  • Ciências Socioeconómicas;
  • Línguas e Humanidades;
  • Artes Visuais.

Nem todas as escolas secundárias do País disponibilizam as quatro áreas. Se essa oferta não existir na escola da área de residência, ajudamos a encontrar os estabelecimentos de ensino do mesmo concelho ou de concelhos limítrofes que disponibilizam o curso pretendido.

Ao optar por um curso profissional, que geralmente é financiado por fundos comunitários, os alunos frequentam igualmente três anos letivos, mas aliam a componente teórica à formação prática, em contexto profissional. Algumas escolas chegam mesmo a celebrar parcerias com empresas da região onde inserem, tendo em vista o acolhimento dos formandos em estágios profissionais e a eventual integração no mercado de trabalho.

Em muitos casos, está prevista a atribuição de subsídio de transporte e de refeição aos formandos. Os cursos conferem a certificação escolar equivalente ao 12.º ano e permitem o acesso ao Ensino Superior.

Caso não encontre a escola que procura no respetivo distrito, envie a informação para correioleitores@deco.proteste.pt


Imprimir Enviar por e-mail