Como pedir a chave móvel digital e assinar à distância
Saiba como pedir uma chave móvel digital e autenticar-se perante em site público ou privado, como se estivesse a exibir o cartão do cidadão. Se quer assinar um documento à distância, ensinamos os passos.
- Dossiê técnico
- Magda Canas
- Texto
- Ana Santos Gomes, Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo

Não é preciso dispor de um leitor de cartões, nem de software instalado no computador, para usar a chave móvel digital. Basta pedi-la uma vez e associá-la ao telemóvel. Depois, em cada utilização, insere a sua chave e recebe no telemóvel uma combinação de seis dígitos, válida apenas para cada utilização. É com esta dupla autenticação que o utilizador pode identificar-se perante sites públicos e privados, com um grau de segurança elevado.
Na prática, é como se estivesse a exibir o seu cartão de cidadão à distância. Tanto pode entrar no site do seu banco, como pode marcar uma consulta no Portal do SNS ou solicitar a emissão de uma certidão. Pode também assinar documentos à distância, com caráter oficial, desde que tenha ativado a opção de assinatura digital no cartão de cidadão.
Como pedir a chave móvel digital?
A hipótese de recorrer ao leitor de cartões está disponível, mas também é possível fazê-lo apenas com recurso à senha do portal das Finanças.
- Entre no site oficial das autenticações. No menu azul, à esquerda, selecione “Chave Móvel Digital” e clique em “Pedido de Chave”. Recomendamos que escolha a opção “b) Através do Portal das Finanças”.
- Digite o número de contribuinte e a senha de acesso ao portal das Finanças (a mesma combinação que usa para validar faturas ou para entregar o IRS). Clique em “Autorizo” para permitir o acesso aos seus dados pessoais.
- Associe um número de telemóvel. Se quiser, adicione também um e-mail ou conta de Twitter. Autorize o acesso aos dados do cartão do cidadão.
- Recebe no telemóvel, nos 5 minutos seguintes, um código de segurança para validar o pedido. Insira a combinação recebida e clique em “Seguinte”.
- Aguarde o envio, por correio, da chave móvel digital. A carta será remetida para a morada fiscal. Assim que a receber, terá em sua posse a primeira parte da sua chave. A segunda parte será descartável e recebida no telemóvel de cada vez que acionar uma autenticação à distância.
Como ativar a assinatura digital?
É possível fazê-lo logo quando levanta o cartão de cidadão, mas, se não o fez, pode ativar essa opção mais tarde, nos Espaços Cidadão ou nos Espaços Empresa, nos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) e da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) dos Açores. À distância, pode fazê-lo no site oficial das autenticações.
- Na página inicial, clique em “Autentique-se”, no lado direito do ecrã, e selecione a Chave Móvel Digital. Autorize.
- Indique o número de telemóvel que associou à chave móvel digital e o respetivo PIN que recebeu pelo correio. Pressione “Autenticar” e vai receber, por mensagem telefónica, uma combinação de seis dígitos. Digite-a e confirme.
- Clique no separador “Chave Móvel Digital” e selecione “Subscrição da Assinatura Digital”. Clique em “Ativar”. Certifique-se também de que tem ativado o campo “Telemóvel” para ter a certeza de que recebe os códigos por mensagem.
- Digite o PIN da “Ativação da Assinatura Digital” e repita a operação antes de confirmar.
- Receberá novamente um código de seis dígitos, através do telemóvel. Insira-o no espaço do “código de segurança” e confirme. Já tem a assinatura digital ativada.
Como insiro uma assinatura digital num documento?
Se a opção de assinatura digital já está ativada no cartão de cidadão, pode assinar documentos à distância, tendo consigo o telemóvel que associou à chave móvel digital e o respetivo PIN. Esta é uma assinatura reconhecida pelo Estado e com a mesma validade que teria se estivesse presente.
Só é possível assinar documentos em formato pdf.
- Entre no site oficial das autenticações. No menu “Chave Móvel Digital”, selecione a opção “Assinatura digital”. Procure a palavra “Website” (segunda aplicação credenciada sugerida na página) e clique na ligação que lhe sucede. Quando lhe derem as boas vindas à “Assinatura digital”, clique em avançar.
- Escolha o documento em pdf que quer ver assinado, através da opção “Pesquisar”. Clique em “carregar documento”. Confirme que é esse o documento a assinar.
- Escolha se quer o nome visível no documento ou não. Selecione também o formato do documento e preencha todos os dados que quer que constem da assinatura (o motivo e o local são opcionais). Através da grelha de posições, pode escolher o local da folha onde assinar. Submeta.
- Insira os dados da chave móvel digital: número de telemóvel associado e PIN de quatro dígitos que recebeu pelo correio.
- Quando receber uma mensagem no telemóvel com o PIN para completar a operação, digite-o no campo “Código de segurança” e confirme. De imediato, o documento, já assinado, começa a ser descarregado para o computador.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.
- A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos.
- Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa.
- Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
- Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas.
- Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Faça parte desta comunidade.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |