Notícias

Praias fluviais: 13 destinos imperdíveis para uma semana desde 542 euros

Água transparente, ambiente tranquilo e ligação direta à natureza são a fórmula certa, quando o calor aperta e as praias do Litoral enchem. Mergulhe em alguns dos mais belos recantos fluviais do País.

Editor:
Designer:
26 junho 2025
Praia fluvial com plataforma flutuante à beira-rio

Marlene Marques

Escolher as melhores praias fluviais parece uma missão impossível. Afinal, existem mais de duas centenas de pequenos paraísos à beira-rio espalhados de norte a sul do País. Com 850 quilómetros de faixa costeira, as praias banhadas pelo Atlântico são a principal atração para estender a toalha. Mas, se procura águas calmas, maior tranquilidade e o contacto próximo com a natureza, as praias fluviais são a melhor opção.

Rios como o Paiva, o Zêzere ou o Mondego criam albufeiras e enseadas que justificam a viagem e oferecem o local ideal para se divertir. Este ano, 50 praias fluviais foram reconhecidas com a bandeira azul, pela excelência em qualidade da água, segurança, serviços e até pelo contributo para a educação ambiental. Destacamos algumas das favoritas e explicamos porquê.

Três praias fluviais no Norte

Praia Fluvial de Adaúfe

A 10 quilómetros de carro do centro de Braga, é uma das mais procuradas da região. Localizada nas margens do rio Cávado, tem uma zona relvada com sombras, ideal para um piquenique no intervalo dos mergulhos ou de um jogo de vólei. Na época balnear, pode fazer passeios de gaivota ou de caiaque.

A presença de um antigo moinho e engenho de água dá-lhe mais charme. Aproveite para visitar outros lugares, como o Mosteiro de Tibães ou o centro histórico de Braga. Suba ao Miradouro do Picoto, para uma vista panorâmica da cidade.

Praias Fluviais da Fraga da Pegada e a da Ribeira

Em Macedo de Cavaleiros, estas praias conquistam quem as visita, ambas na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, rodeadas de flora mediterrânica e atlântica, e com a presença de diversas espécies de aves. Esta área é perfeita para fazer caminhadas, dedicar-se à observação de aves ou treinar os dotes de fotografia.

A Praia Fluvial da Ribeira, também conhecida como Praia do Azibo, foi, em tempos, considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal e tem o areal mais extenso. Já a Praia Fluvial da Fraga da Pegada oferece uma zona relvada com várias sombras, perfeita para os dias quentes. Ambas têm instalações adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Cinco praias fluviais no Centro

Viajamos até ao Centro, uma das regiões de Portugal com mais paraísos fluviais.

Praia Fluvial de Loriga

No concelho de Seia, está inserida num vale glaciário, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, o que lhe confere uma paisagem única. A água cristalina mais fresca é complementada pela envolvente montanhosa e pelas formações rochosas, que tornam o lugar único.

Não deixe de percorrer a Rota da Garganta de Loriga, de visitar a Lagoa Comprida ou de subir até à Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental.

Praia Fluvial do Vimieiro

No concelho de Penacova, surgem outras duas excelentes opções para visitar. Na margem direita do rio Alva, oferece um ambiente pitoresco, composto por casas de xisto, um moinho de água e uma roda de rio.

Praia Fluvial do Reconquinho

Na margem esquerda do rio Mondego, tem um areal mais extenso, um bar/restaurante, um parque infantil e até um campo de futebol. Já ouviu falar da Livraria do Mondego? Aproveite para descobrir este geomonumento situado nas margens do Mondego, com formações rochosas que parecem livros numa estante.

Praia Fluvial das Fragas de São Simão

Em Figueiró dos Vinhos, é um dos destaques perto da Serra da Lousã. Entre duas imponentes formações rochosas e banhada pela ribeira de Alge, oferece uma experiência única. De uma grande beleza natural e águas cristalinas, é acessível pelos Passadiços das Fragas de São Simão, a partir da aldeia de xisto de Casal de São Simão. Se deseja mais aventura, pelas imediações, também se faz escalada e rapel.

Praia Fluvial da Bogueira

Falando da Lousã, esta praia é uma boa aposta para se envolver pela paisagem da serra. Seja para uma sessão de mergulhos, para divertir-se numa canoa ou apenas para desfrutar de uma bebida na esplanada junto ao rio Ceira, está no sítio certo para passar um dia divertido. E ainda pode ir à descoberta de algumas das aldeias de xisto mais icónicas da região, como o Talasnal, o Candal ou a Cerdeira.

Cinco praias fluviais no Sul e o céu mais estrelado de Portugal

No Alentejo encontra banhos relaxantes em águas mais quentes. 

Praia Fluvial da Tapada Grande

Junto à Mina de São Domingos, em Mértola. Esta é uma albufeira criada no século XIX para dar apoio à atividade mineira local. Hoje destaca-se pela beleza natural, pelo ambiente tranquilo e pelas infraestruturas de apoio. Em pleno Parque Natural do Vale do Guadiana, entregue-se às caminhadas e à observação de aves.

Praia Fluvial de Santa Clara

No concelho de Odemira, encontra-se na albufeira da Barragem de Santa Clara, uma das maiores da Europa. Não falta espaço para canoagem, passeios de barco ou pesca desportiva. Se quer estender a toalha e dar uns mergulhos, também encontra uma plataforma flutuante para ir a banhos e uma zona com sombras para piqueniques.

Praia Fluvial de Monsaraz

Como não falar do Alqueva? Com mais de 1100 quilómetros de margens, é o maior lago artificial da Europa, e não lhe poderiam faltar praias fluviais. A Praia Fluvial de Monsaraz é uma delas, com 150 metros de extensão, zonas relvadas, um parque de merendas e uma piscina flutuante que faz as delícias das crianças. Se a visitar, não se vá embora sem fazer uma paragem na vila medieval de Monsaraz, a apenas quatro quilómetros. Passeie pelas bonitas ruas empedradas e com casas caiadas, visite o castelo e aproveite uma das melhores vistas sobre o Alqueva.

Praia Fluvial de Mourão

Está também nas margens do grande lago. O areal chega aos 320 metros, o que lhe dá bastante espaço para descontrair enquanto aproveita os chapéus-de-sol espalhados pela área relvada e a piscina flutuante.

Alqueva distinguido como destino turístico starlight

Na Praia de Monsaraz ou na Praia de Mourão, estenda o dia até à noite, para apreciar um dos céus mais estrelados que alguma vez vai ver. A região do Alqueva é reconhecida internacionalmente como um destino starlight. O céu escuro e limpo do Alentejo proporciona condições ideais para a observação astronómica.

Praia Fluvial do Pego Fundo

Visitar o Sul e não falar do Algarve é impossível, mas, no que toca a praias fluviais, a região fica muito aquém, em número, de outras regiões. Ainda assim, lugares como a Praia Fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, são uma boa oportunidade para fugir da agitação das zonas costeiras algarvias e dar um passeio diferente. Pequeno, este areal construído nas margens da ribeira de Cadavais, um afluente do Guadiana, tira o melhor partido da paisagem do nordeste algarvio e detém o selo de "praia acessível", garantindo condições adaptadas para quem tem mobilidade reduzida.

Para os mais aventureiros, porque não fazer a única tirolesa transfronteiriça do mundo? É um slide de 720 metros sobre o Guadiana, que liga, por via aérea, Sanlúcar de Guadiana, em Espanha, a Alcoutim, em Portugal.

Podíamos sugerir outras praias que fazem de Portugal um país surpreendente. Mas inspire-se nestas como ponto de partida para descobrir outros recantos refrescantes à beira-rio.

Informações úteis para uma semana de mergulhos

O custo mínimo para estada a dois, de 26 de julho a 1 de agosto, é de 542 euros. Inclui alojamento em hotel de quatro estrelas com pequeno-almoço. O preço foi recolhido online, a 2 de junho, para Seia e área envolvente (até 15 quilómetros). Se preferir uma casa de férias, o custo baixa para 367 euros. Já em Monsaraz, a fatura aumenta: para o mesmo cenário, uma estada custa, no mínimo, 918 euros em hotel ou 540 euros em casa de férias.

Como chegar

A melhor altura é durante a época balnear, quando todas as infraestruturas das praias estão operacionais. Julho e agosto são os meses mais movimentados. Se puder, opte por junho e setembro: evita multidões e aproveita as temperaturas amenas.

Acessos e estacionamento

Muitas praias fluviais estão em zonas rurais ou serranas. Pode ter de estacionar na povoação mais próxima e caminhar a partir daí. Algumas têm estacionamento perto, incluindo lugares para pessoas com mobilidade reduzida. Na época alta, o estacionamento pode ser mais limitado. Por isso, chegue cedo.

O que levar

Prepare fato de banho, toalha, chinelos e sapatilhas de água, para usar em fundos de pedra. Leve chapéu-de-sol, protetor solar, bem como refeições leves e água, já que algumas praias podem não ter bar ou funcionar em horários reduzidos.

Respeite o local e a natureza

Deixe a praia tal como a encontrou. Recolha os resíduos que produzir ou encontrar, mesmo os biodegradáveis. Evite o ruído excessivo. Muitas praias estão em áreas protegidas ou têm ecossistemas mais sensíveis. Se encontrar animais selvagens, não os alimente e evite tocar na flora local. Respeite as sinalizações e as zonas interditas, e mantenha-se nos trilhos demarcados.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar