última atualização: 22/08/2022

Os pneus têm garantia ?

Se tem carro, sabe que a substituição dos pneus é uma das maiores despesas de manutenção a ele associadas. Daí que existam muitas dúvidas relativamente à garantia dos pneus e ao seu funcionamento. Veja a explicação.

Os pneus têm garantia?

Sim, como qualquer outro bem vendido, os pneus têm garantia de três anos. Esta garantia assegura que, caso exista um defeito nos pneus durante este período, o consumidor tem o direito de exigir que a conformidade do pneu seja reposta. Por exemplo, o consumidor pode escolher de imediato entre a substituição do bem e a resolução do contrato se o defeito se manifestar nos primeiros 30 dias a contar da entrega do pneu. Existem outras situações em que o consumidor pode, desde logo, optar pela redução de preço ou resolução do contrato (terminar o contrato), por exemplo, quando a gravidade do defeito o justifique.

Como identificar um defeito num pneu?

Tendo em conta que a utilização normal e habitual de um pneu pressupõe o seu desgaste, identificar um defeito pode ser um desafio. Regra geral, estamos perante um pneu defeituoso quando existe perda rápida da borracha, ou seja, não tem a qualidade nem o desempenho habitual de outros pneus. Por outro lado, quando um pneu vendido para uma determinada finalidade não cumpre o que foi indicado pelo vendedor também estamos perante um defeito. 

Validade e garantia de um pneu

Há diferentes tipos de pneus: uns foram criados para serem tão duráveis quanto possível, outros, sacrificam a durabilidade em prol de outras características. Se não tem a certeza se já está na hora de trocar, saiba como identificar os sinais de desgaste dos pneus. Se precisa mesmo de trocar os pneus, siga as pistas dos nossos testes comparativos a pneus. Indeciso entre pneus premium, gama média ou lowcost?

Saiba que o barato pode mesmo sair caro. 

Dúvidas sobre o tema ? Partilhe-as com a comunidade.

 

A EQUIPA DECO PROTESTE 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Auto da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar