última atualização: 10/02/2023

PNEUS FURADOS? UM KIT DE EMERGÊNCIA PODE RESOLVER

Kit de emergência para pneus furados

Um kit de reparação de pneus pode ser o suficiente no caso de um pequeno furo. É uma solução provisória, mas que pode ajudar a seguir viagem, ainda que a baixa velocidade, até a uma distância de pelo menos 20 quilómetros.

Estes kits são fáceis de encontrar nas lojas ou secções de artigos de automóveis e na internet. Bombas antipunção, kits com compressor ou kits de reparação de furo (que combinam sistema de reparação com botija de ar comprimido ou compressor) são algumas das opções.

Kit para furos até 5 mm

No caso de um pequeno furo, com um máximo de cinco milímetros de diâmetro, os kits de reparação são uma solução a utilizar até chegar à oficina. Deve é conduzir a baixa velocidade (entre os 50 e 80 km/h) e nunca por mais de 20 quilómetros. Se o furo tem mais de cinco milímetros, há rasgões e danos na parte lateral dos pneus, o kit de reparação não será suficiente. O melhor é tirar o macaco para mudar o pneu ou chamar a assistência em viagem.

Os vários tipos de kits

Existem vários tipos de kits para reparação de pneus. Indicamos-lhe as opções disponíveis.

Solução low-cost: a bomba

Ainda se encontram bombas antifuro por menos de 10 euros, mas o melhor é estar preparado para gastar na casa dos 15 euros ou mais. Com esta solução, retira-se primeiro o objeto que perfurou o pneu e, se possível, deixa-se o ar sair. De seguida, fixa-se a mangueira da bomba na válvula e esvazia-se o conteúdo da bomba no pneu, que repara e enche instantaneamente. O pneu vai ter a pressão suficiente para percorrer a distância recomendada (até 20 quilómetros). Como é possível que escape alguma espuma da bomba, por segurança, use luvas para evitar irritações na pele.

O kit com compressor

É uma alternativa à bomba, composta de uma garrafa com o líquido vedante e um compressor. O recipiente liga-se à válvula do pneu e o compressor ao isqueiro do carro. Ao ligar a ignição, o compressor liga-se e o kit faz o trabalho até que o pneu atinja a pressão normal. Uma vez utilizado este kit, só vai precisar de comprar uma nova garrafa de vedante. O compressor pode continuar a ser utilizado, não só para situações semelhantes como para encher um colchão de ar ou uma bola de futebol. Há kits com compressor a vários preços: a partir de 44,95 euros (mas, em média, rondam os 60 ou 70 euros).

Mais profissional: o kit reparador de pneus

Se tem mão para a bricolage pode optar por um kit “profissional”, neste caso, para pneus sem câmara de ar. É uma boa aposta, mas vai exigir mais força e destreza. Comece por retirar o pneu e o prego ou objeto que causou o furo. Com a broca, arredonde a perfuração e, de seguida, introduza o remendo que vem com o kit. Corte o que resta e encha o pneu com o spray de ar comprimido próprio para pneus ou com o compressor. À partida, esta é uma das formas de reparação de pneus do seu mecânico, mas neste caso a reparação é de fora para dentro. Encontra os kits reparadores a partir de 8 euros, ou alguns mais completos, que já incluem ferramentas específicas, a partir dos 11 euros (lembre-se de que a reparação feita por um profissional custa, em muitos locais, cerca de 15 euros).

Medidas de Segurança:

  • Encoste na berma, o mais afastado possível da estrada;
  • Coloque o triângulo, vista o colete refletor e use o seu kit de reparação se for um furo pequeno.
  • Se o pneu estiver rasgado e danificado, não hesite em chamar a assistência em viagem, se o seu seguro tiver essa cobertura.

Independentemente da solução que tenha encontrado para reparar os seus pneus em caso de furo, é aconselhável que o seu seguro automóvel ofereça uma assistência em viagem que cubra este infortúnio.

A EQUIPA DA MOBILIDADE

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Mobilidade da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar