última atualização: 08/02/2022

Aquecimento central e AQS com solução tripla

Bom dia,

Vou iniciar restauro de casa em pedra na zona Norte e não estou interessado em investir numa bomba de calor. O que pretendo é antes aproveitar uma caldeira (que já possuo) a lenha (material que tenho em abundância) para dupla função de aquecimento central (radiadores) e AQS.

O aquecimento central podemos deixar de lado pois que é apenas alimentado pela caldeira.

Já as AQS. a ideia seria combinar a caldeira com a) solar térmico e ainda com b) electricidade, de tal maneira que as AQS sejam aquecidas à base de caldeira a lenha nos dias mais frios e nebulados, e também de noite; durante o dia e com sol, sem caldeira, o sistema solar térmico substitua a caldeira;, e que a electricidade preencha os vazios de ambos os anteriores, mantendo o nível de temperatura dentro do depósito.

Já aqui li  este conselho do moderador para uma situação parecida com a que coloco:

"Tendo em conta que irá aplicar uma caldeira, sugiro a colocação de um sistema solar térmico que funcione por circulação forçada. Na zona técnica pode ser colocado o depósito vertical que deve ter duas serpentinas, uma para os coletores solares e outra para o aquecimento complementar feito pela caldeira."

Não sei se percebi bem mas a sugestão então é de que se instale uma bomba que desloque contantemente a água entre os colectores solares e o depósito, é isto? (Suponho que tenha que ver com a possibilidade de estagnação...)

Entretanto, no mesmo comentário retive esta outra indicação:

"No verão quando a caldeira não estiver a funcionar, pode utilizar uma resistência elétrica como apoio, que deve ser colocada a meio do depósito e acionada por relógio programador."

Aqui já tenho duas questões:

1) Este sistema duplo só funciona nessa base de solar no Verão e caldeira no Inverno - ou seja, ou bem que está um, ou bem que está outro - ou pode ser mais dinâmico e funcionar em alternância, ou complemento, na base de dias ou mesmo horas do dia, como sugeri? É que se coloca a questão de como desligar o circuito do solar quando a caldeira está a funcionar, e reactivá-lo quando a caldeira é desligada. Em princípio a alternância entre ambos decorre das condições naturais mas, em dias frios e com sol, a cadeira vai estar a funcionar, desde logo por causa do aquecimento central, e no entanto os painéis solares térmicos também vão estar a concorrer para aquecer a água, já que está sol...

2) Em relação à resistência eléctrica, colocada a meio do depósito, a única solução é o relógio programador, ou existem soluções "inteligentes" (electrónicas, associadas a sensor de temperatura) que permitam o eléctrico disparar sempre que a temperatura da água esteja abaixo de X graus, independentemente de horas ou programação?

Desde já agradeço!

David Sousa 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar