última atualização: 25/11/2022

Poupança em caldeira a gasóleo

Olá,

Vim viver para uma vivenda térrea, T4 com aquecimento central e AQS por caldeira a gasóleo.

Fiz recentemente uma manutenção na caldeira e enchi 300 litros (1.60/l). Dada a instabilidade dos preços dos combustíveis e a "brincadeira" destes senhores que baixam 2 cêntimos para, logo a seguir, subir 4 cêntimos, pergunto qual é a melhor forma de ajustar a caldeira para uma utilização mais eficiente.

Defini a caldeira a cerca de 42 graus e dentro de casa a uma temperatura entre os 21-22 graus. Sem o aquecimento ligado a casa chega aos 17-18 graus e sobe aos valores ajustados. No entanto julho que seja possível ajustar a caldeira, o painel de controlo e os termostatos para poupar energia.

Há alguma dica?

Outra questão: estou a ponderar substituir a caldeira por uma bomba de calor. O grande senão é o investimento inicial, só irei reaver o valor em 5-10 anos julho eu. Há alguém na primeira pessoa que tenha passado pela mesma mudança e esteja satisfeito ou arrependido?

Obrigado desde já. 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento e Climatização do Ar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/11/2022

Bom dia,

 

O ajuste que está a fazer está correto, podendo programar também a caldeira para atuar em horas que seja mais necessário o aquecimento, tendo sempre cuidado para não abrir portas e janelas por forma a esse calor não se perder para o exterior.

 

Verifique se existe alguma intervenção ao nível do isolamento da casa que possa ser feita ou eventualmente ao nível das janelas. Se for possível em primeiro lugar deve melhor esse isolamento e em segundo lugar então optar por um sistema de climatização mais eficiente.

 

Tendo em conta que em princípio deve ter radiadores, opte pela colocação de válvulas termostáticas automáticas que irão fazer a variação da entrada da água quente no radiador de acordo com a temperatura de cada divisão a climatizar.

 

Verifique se a tubagem de distribuição do aquecimento central está bem isolada, principalmente entre a zona técnica e a casa principal. Existem muitos casos em que a caldeira se encontra num anexo e posteriormente toda a tubagem passa por baixo de terra.

 

Relativamente à produção de águas quentes sanitárias (AQS) deve também verificar se existe a possibilidade de interligação com um sistema solar térmico para que assim possa reduzir também o consumo de gasóleo.

Caso tenha uma Bomba circuladora para ao anel de retorno, a mesma deve estar a ser comandada por relógio e temperatura para não funcionar todo o dia.

 

Relativamente à bomba de calor peça orçamentos a três empresas por forma a verificar se essa opção é viável e quais os custos associados.

 

Confirme com a E-redes qual a potência máxima admissível (PMA) da sua instalação elétrica, pois pode não ser suficiente para alimentar a BC.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis