Bomba de calor para aquecimento de águas e de ambiente

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa noite,

Estou a remodelar uma casa antiga e, nos últimos dias foi instalada a seguinte bomba de calor: https://www.leroymerlin.pt/produtos/bomba-de-calor-htw-300lt-solar-com-cuba-inox-81947011.html

Na altura da adjudicação de matérias e da própria obra, a minha ideia foi aquecer a casa com uso da bomba de calor (para além de a usar para a questão das águas sanitárias).Porém, por indicação do picheleiro, foi-me indicado que a mesma não serve para o efeito.

Queria outras opiniões ou confirmações do facto. Infelizmente, na altura da adjudicação não tinha o conhecimento que tenho agora.

A casa, por dentro, foi completamente revista a pladur (com o respetivo isolamento). É uma casa pequena, com 70/80m2.

Tenho as ligações para radiadores colocadas (só falta mesmo comprar os radiadores) e na altura, visto que foi tudo refeito, deixei também uma pre-instalação para um recuperador de calor ou algo do gênero.

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento e Climatização do Ar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :

Olá. Tenho uma moradia com aquecimento central através de uma caldeira a gasóleo. Deixei de fazer aqs através dela pois instalei uma bomba de calor para aqs e painéis fotovoltaicos. Acontece que agora a caldeira a gasóleo avariou e não pretendo gastar dinheiro com a reparação. Dado que tenho os radiadores e toda a instalação, penso que a melhor solução será comprar uma BC para o aquecimento central. Pesquisei e as de alta temperatura são exageradamente caras pelo que agradecia que me aconselhassem sobre a melhor opção entre ar condicionado (sendo que não tenho tido necessidade de arrefecer a casa até ao momento), uma BC de média temperatura (que me disseram que chega sem precisar de substituir os radiadores) ou o melhor será mesmo uma BC de alta temperatura?
Nota: a moradia tem 2 pisos, já com janelas eficientes e paredes duplas com isolamento. Moro em Leiria.

Agradeço desde já qualquer aconselhamento sendo que procuro como é natural a solução mais vantajosa tanto em termos de conforto como de economia

Bom dia,

 

Em primeiro lugar é importante que verifique qual a potência máxima admissível da sua instalação elétrica (PMA). Essa informação pode ser obtida contactando a E-redes.

Este aspeto é extremamente importante para verificar se tem potência disponível para alimentar a possível colocação de uma Bomba de calor.

Deverá contar o número de elementos de radiadores que a sua instalação de aquecimento central possui e considerando 160W por elemento, consegue ter uma ideia da potência da bomba de calor.

Por exemplo se tiver 100 elementos, deverá precisar de uma BC de 16KW, que pode ser trifásica ou monofásica depende da instalação que tiver.

A instalação deste equipamento é simples, mas deve ter em consideração que pode ser necessário passar um novo cabo elétrico entre este equipamento e quadro elétrico principal ou parcial.

No caso de optar pela solução de Ar condicionado irá obrigar a uma maior intervenção, com furação das paredes e instalação elétrica para alimentar a máquina exterior.

Veja os testes efetuados no nosso site.

Se por alguma razão a BC de AQS que possui se avariar, esta nova BC pode também fazer o aquecimento das águas, mas para isso terá de adquirir um novo depósito de AQS.

Solicite uma visita técnica a uma empresa especializada na área do aquecimento para poderem verificar todas as condições de instalação e lhe darem um orçamento para as duas soluções.

 

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Bom dia,

 

Verifique junto da entidade que adquiriu o produto se pode ser devolvido visto o mesmo não servir para aquilo que pretende.

 

O ideal seria ter uma Bomba de calor para fazer o aquecimento central e as águas quentes sanitárias. Mas para a utilização de radiadores necessite de ter uma BC de alta temperatura ou aumentar a área dos radiadores.

Analise com a empresa que lhe fez a instalação qual seria a melhor solução.

Deverá também verificar se a sua instalação elétrica tem capacidade para “alimentar” esse equipamento, pois pode não ser suficiente e um aumento de potência num prédio é sempre complicado.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.