Sistema climatização / Moradia Porto / Reabilitação total
Bom dia, estamos preparar o processo de reabilitação total de moradia geminada da 1960, com 300 m2, 4 pessoas, e pretendemos aconselhamento sobre qual a solução mais adequada, tendo em consideração a relação custo beneficio, para climatização do imóvel no inverno e AQS.
A casa, apesar do ano de construção, tem um sistema de aquecimento central com caldeira a combustível mas que não está operacional.
Pretendemos, contudo e se possível, aproveitar/incorporar os radiadores de ferro existentes no novo sistema de climatização (não existem em quantidade suficiente para a remodelação projectada).
O alçado virado a Norte será revestido com sistema ETICS.
O alçado virado a Sul será revestido apenas com reboco armado.
O sótão será recuperado para ser habitável.A cobertura de duas águas será isolada pelo exterior da estrutura de madeira com OSB > XPS > onduline > telha cerâmica e pelo interior com lã mineral sob o gesso cartonado.
A primeira solução que ponderamos é:
// Caldeira de condensação + Deposito de chão (com dupla serpentina e duplo ânodo de magnésio) + radiadores que complementam os existentes
A segunda solução complementa a primeira adicionando:
// Painéis solares do tipo circulação forçada.
Em conversa surgiu também uma terceira hipótese:
// Bomba de calor para AQS +
// Bomba de calor para Climatização + Ventiloconvectores de chão
Pensamos que a climatização no verão (arrefecimento) não é necessária, mas não é uma certeza absoluta.
Por isso também pensamos em fazer a pré instalação de AC. Mas por questões orçamentais pode não ser possível avançar com essa hipotese.
Neste contexto, agradecemos o vosso aconselhamento sobre qual o sistema com melhor relação qualidade preço a instalar.
Algum destes ou outro que considerem mais adequado?
Além disso uma outra duvida, a tubagem da rede de alimentação de qualquer um destes sistemas pode ser em multicamada com isolamento de, por exemplo, 9 mm ?
Muito obrigado
Bom dia,
Em primeiro lugar é importante que qualquer decisão que tome seja posteriormente avaliada pelo engenheiro que está a acompanhar a obra e se possível por um perito qualificado (PQ) para verificar qual a classificação que o imóvel irá ter após essas alterações.
Também nesta fase o PQ pode aconselhar sobre aspetos construtivos que reduzam a necessidade de aquecimento e redução de arrefecimento no Verão.
Relativamente à produção das águas quentes sanitárias (AQS) aconselhamos que seja feita por acumulação, porque desta forma irá conseguir ter um caudal superior, pode fazer a interligação com um sistema de recirculação das AQS e também interligar os painéis solares térmicos (2 unidades). Ou seja o depósito deverá ser de dupla serpentina e no mínimo com um volume de 300L.
No caso de ser necessária a climatização no Verão e no Inverno, a opção dos ventiloconvectores (VC) é muito interessante, mas deve ter em atenção que tem de existir um ponto de esgoto e eletricidade em cada VC. Interligado com este sistema terá uma Bomba de calor, que faz a climatização e a produção das AQS.
Antes de optar pela colocação da BC terá de verificar junto da E-redes qual a potência máxima admissível da sua instalação elétrica, para assim saber se tem potência suficiente para alimentar este tipo de equipamento.
Em muitos caso um pedido de aumento de potência é complicado, pois implica um reforço de ramal e esses custos são suportados pelo cliente.
No caso de não ter PMA suficiente e ter gás natural canalizado então a opção por uma caldeira de condensação é também muito interessante. Neste caso pode também utilizar os ventiloconvectores, que são mais eficientes do que os radiadores tradicionais.
Aconselhamos a que faça uma rede de tubagens nova, pois desta forma consegue garantir o correto dimensionamento da mesma e a utilização dos isolamentos recomendados.
Solicite dois ou três orçamentos e avalie as soluções propostas.
Alguma dúvida adicional disponha
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Muito obrigado pela resposta e esclarecimento.
Considerando o exposto e o interesse em aproveitar os radiadores de ferro fundido existentes, tudo indica que iremos avançar pelo cenário 1 + 2, ou seja, caldeira de condensação com depósito de 300L e dupla serpentina complementado por 2 painéis solares térmicos do tipo circulação forçada, tudo com tubagem nova.
Estamos a avaliar propostas com equipamento Ariston:
Caldeira CLAS ONE SYSTEM 24 e Kit Solar com 2 Coletor KAIROS CF 2.0-1 e acumulador 300 lts dupla serpentina.
Podem fazer algum comentário sobre a qualidade e longevidade deste equipamento?
Sobre os radiadores, como referi, pretendemos aproveitar os existentes em ferro fundido e complementar com novas unidades.
Sobre os novos, podem fazer alguma recomendação sobre se escolher radiadores em ferro fundido, alumínio ou chapa de aço ?
Respetivamente Roca Clasico NB80-4, Dubal 60 ou Adra 22S/Adraplan?
Com os melhores cumprimentos,
Bom dia,
Presumi que este assunto fosse do interesse comum.
Fico agradecido se partilharem experiencias que nos ajudem a escolher a melhor solução.
Obrigado,