última atualização: 17/01/2021

Piso radiante na casa toda ou só quartos e WC?

Boa noite,

Comprei uma casa de 165 m2, em projecto, na Gafanha da Encarnação, Ílhavo, a construção irá iniciar brevemente e estamos a pensar colocar piso radiante hidráulico, uma vez que a solução de AC não se aplica aos WC e eu não consigo dormir com o AC ligado (o que implica ir dormir com o quarto a uma temperatura agradável e acordar com frio), por estas razões não sei se deva colocar este piso em toda a casa ou apenas nas zonas referidas, sendo importante indicar que sala de estar, jantar e cozinha são em open space (cerca de 46m2) e a sala terá recuperador de calor a pellets e possibilidade de instalar AC (pré-instalação incluida no contrato de construção).  Queria também saber se recomendam alguma empresa para a instalação deste tipo de piso.

(Nota: vamos instalar bomba de calor para AQS)

Desde já grata pela atenção.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/01/2021

Bom dia Sr.ª Mariana Santos,
A colocação do piso radiante hidráulico deverá ser em todas as divisões e para cada uma é colocado um termóstato, ou seja cada divisão funciona de forma independente, podendo ter temperaturas diferentes conforme a sua utilização.
No verão pode também fazer uso do piso radiante, mas em muitos casos opta-se por colocar também ventilo-convectores na parede (aspeto semelhante aos equipamentos de ar condicionado), para que assim a climatização seja mais eficiente e consiga atingir temperaturas mais baixas.
Verifique se no projeto está prevista a proteção dos vãos envidraçados a Sul para que a casa não aqueça muito no Verão.
Tenha em atenção ao pavimento a aplicar para que esteja preparado para este tipo de solução, sendo que o ideal é o piso cerâmico.
O equipamento que irá utilizar para fazer a climatização da casa é uma Bomba de calor de baixa temperatura (Produz frio e calor), que ao mesmo tempo aquece as AQS e sendo assim não existe a necessidade de ter um equipamento separado para fazer a produção das AQS.
Solicite a colocação de um depósito de dupla serpentina para interligar os coletores solares térmicos, para que assim reduza o consumo de energia ao longo do ano, beneficiando também de uma melhor classificação energética do imóvel. O ideal são dois coletores solares térmicos e um depósito com um volume de 300L.
Como não gosta de ar condicionado, tente negociar retirar o valor da pré-instalação do contrato e usa-lo para outra situação, por exemplo para fazer a pré-instalação para os painéis fotovoltaicos e posto de carregamento de viatura elétrica.
Selecione duas ou três marcas de referencia no mercado e peça lhe façam um pequeno projeto para a sua moradia e lhe indiquem um instalador certificado para a sua zona. Desta forma garante que a solução a aplicar foi projetada pela marca e não pela empresa instaladora.
Todo o apoio que necessitar para a sua escolha, apenas é necessário contactar-nos.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.