última atualização: 26/05/2021

Piso radiante ou termoventiladores de tecto?

Boa tarde,

 

Estou em fase de construção de uma moradia em banda, com 3 pisos (+-120m2/piso) e orientação Este-Oeste.

Relativamente à solução de climatização (quente e frio) foram dadas 2 propostas, uma com recurso a piso radiante e outra com termoventiladores de tecto, em ambos os casos ligados a bomba de calor. Adicionalmente seria também instalado um recuperador de calor simples na sala (que está no piso superior, juntamente com a cozinha e escritório, estando os quartos no piso intermédio). Na frente Oeste da casa encontra-se a suite principal e a sala, sendo esta a zona com maior exposição solar e, na frente Este, encontram-se a cozinha e 2 quartos.

A solução de piso radiante para aquecimento e arrefecimento será suficiente para a climatização e manutenção de um temperatura constante na casa, tendo em conta o diferencial térmico previsivel entre as duas frentes ou será preferivel a utilização de termoventiladores? E relativamente a gastos energéticos e manutenção, qual das duas soluções será mais interessante?

 

Obrigado

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar
eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.