última atualização: 18/08/2021

Sistema de AQS + Climatização e Ventilação

Bom dia,

Vou adquirir uma moradia com 118m2 de área útil, o AQS actual é um esquentador a gás de botija e recuperador de calor a lenha com condutas para os quartos.

A ventilação é deficiente e só se faz pelas portas e janela de um wc, as janelas dos quartos e sala não abrem. Do certificado energético "A ventilacao e processada de forma natural e nao cumpre a norma NP 1037-1. Nao existem meios mecanicos nem hibridos no sistema de ventilacao. Os valores obtidos no calculo foram: Rph estimada 0,70(h-1), Rph minimo 0.40(h-1), Rph,i 0,70(h-1) e Rph,v 0,70(h-1). "

A sala e corredor são em cimento polido com um desnível de 5cm por isso pondero meter soalho com piso radiante, uma bomba de calor com paineis solares para AQS e climatização com ventiloconvectores para o resto da casa.

Um dos wc não tem azulejos nas paredes por isso podia incluir também aquecimento radiante nessas.

A Daikin Altherma parece uma boa solução, e um sistema VMC para resolver a ventilação, mas tenho dúvidas se é possível ligar a Altherma a uma VMC termodinâmica ou se é mais eficiente ir para um sistema com tudo incluído. Em relação a custos também não sei se é vantajoso sistemas separados ou integrados.

E caso opte pela Altherma, será melhor meter ventiloconvectores também na sala e prescindir do piso radiante? Parece ser a recomendação da Daikin.

Obrigada

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/08/2021

Boa tarde Sr.ª Verónica,

Aconselho em primeiro lugar que contacte um perito qualificado e que sejam analisadas todas as melhorias que pode fazer em termos construtivos (por exemplo colocação de proteções nos vãos envidraçados virados a Sul), assim como as soluções de climatização e produção de AQS, de acordo com a legislação em vigor. Pode obter o contacto de um perito através do site: https://www.sce.pt/pesquisa-de-tecnicos/.

Uma bomba de calor de Baixa temperatura (BC) é uma boa solução para a produção das AQS e a climatização, podendo também numa fase seguinte colocar coletores solares térmicos, pois esta marca permite esta interligação. A utilização dos ventiloconvectores é interessante, pois permite um arrefecimento maior do que a utilização do piso radiante. Terá de ter em atenção que para além da tubagem (ida e retorno à BC), em cada local do ventiloconvector tem de ter um ponto de eletricidade e esgoto.

Relativamente à renovação de ar verifique qual a opinião do perito qualificado e depois tome uma decisão, mas parece-me que uma VMC de duplo fluxo resolve a situação.

Por ultimo, tenha em atenção a potência máxima admissível da sua instalação elétrica e veja se é compatível com a utilização da BC, podendo ser necessário fazer um aumento de potência.

Caso seja possível gostaríamos que posteriormente partilhasse a sua decisão com a comunidade.

Obrigado,

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.