última atualização: 19/11/2020

Ar Condicionado versus Piso Radiante ( Eléctrico/ Hidráulico

Renovar uma moradia com mais de 250 m2, 3 pisos e decidir qual a melhor opção para o aquecimento da casa, procurando conciliar o melhor impacto ambiental, nomeadamente no consumo/custo e também na pegada ecológica, tem me deixado hesitante entre optar por piso radiante eléctrico ou hidráulico ou se é preferível a instalação do ar condicionado, partindo do princípio que existirá uma bomba de calor na moradia, para além de painel térmico para aquecer as águas e painéis fotovoltaicos para produzir electricidade durante o dia.

Do ponto de vista do custo da instalação e equipamentos, ó Ar Condicionado A+++ , com 2 multi splits e 6 máquinas de potência 9000 e  2 de 12000, sai mais barato do que piso radiante em 250 m2?

O ter bomba de calor e painéis fotovoltaicos,  serve de algum benefício e se sim, se é suficiente para a poupança eléctrica, de forma a que o consumo/custo mensal de electricidade do piso radiante ( 365 dias ligado ) iguale o consumo/custo eléctrico da utização do ar condicionado ( apenas quando necessário - a moradia situa-se no concelho de Cascais - )?

O piso radiante hidraúlico, numa renovação, justifica-se escolhê-lo em relação ao piso radiante eléctrico, em termos de poupança de consumo eléctrico?

Agradeço desde já as vossas recomendações

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
19/11/2020

Bom dia Sr. Rui Oliveira,

A utilização de uma bomba de calor de baixa temperatura e piso radiante hidráulico tem a vantagem de proporcionar um aquecimento da moradia bastante confortável e no caso de se verificar também a necessidade de climatização no Verão pode fazer um circuito para a aplicação de ventiloconvectores, conseguindo assim um melhor arrefecimento.

Terá de ter em atenção à altura mínima recomendada para a aplicação do piso radiante, que normalmente é cerca de 7 a 10cm, mas existem marcas em que pode ser menor do que esta medida.

A bomba de calor também poderá dar apoio ao sistema solar térmico que deve ser de circulação forçada ou seja ter no exterior o coletor solar térmico e no interior o depósito com dupla serpentina.

A opção do ar condicionado também é muito interessante, pois tem uma resposta mais rápida do que a bomba de calor, mas tem a desvantagem de alterar as condições do ar e nem todas as pessoas gostam deste tipo de solução. Veja os testes efetuados em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado.

Aconselho a que peça dois ou três orçamentos a empresas da especialidade e compare os valores que apresentam.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.