última atualização: 19-11-2019

Os melhores equipamentos para aquecer a casa

Numa altura em que o tempo frio se aproxima, saiba como tirar o máximo partido do seu equipamento de aquecimento e reduzir a fatura de energia com os nossos conselhos.

Veja aqui e, se tiver dúvidas, coloque as suas perguntas nesta conversa!

A Equipa Deco Proteste

 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
MARILIA PINTO
18-11-2019

Tenho aquecimento central com recuperador de lenha e gás (alternado);
o gás desliga automaticamente quando o recuperador controla as águas nos radiadores. Raramente ou quase nunca ligo o gás!
Actualmente, usufruo de aquecimento com ar condicionado em dois cómodos: sala comum (jantar e estar) e no meu quarto. Como a minha casa é térrea, e como os dois aparelhos estão instalados nos dois extremos opostos, pensei que quando os dois estivessem a funcionar, simultaneamente, e com as portas abertas, o aquecimento fosse mais eficaz. Acho que esta minha opção é mais rentável no verão!
Será que com esta mistura de aquecimentos (menos o gás) poderei rentabilizar mais o aquecimento no inverno e evitar mais os aquecedores eléctricos portáteis?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
18-11-2019

Olá Marília,

Receio que não tenha compreendido na totalidade a sua questão.

Os Ares-condicionados são equipamentos dimensionados de acordo com a área onde estão colocados. O A/C tem um circuito refrigerante que funciona sob remoção de calor no caso de fazer frio. Se Não existe calor na divisão (ou a mesma já se encontra climatizada a sua eficácia reduz e por isso entra em paragem (ou veria de velocidade, nos inverteres) por já ter atingido a temperatura adequada e vice versa no inverno. Tendo as portas abertas e dependendo da largura ou secções mais amplas de perda térmica, esta vai exigir possivelmente mais potência do A/C tornando a área a climatizar mais exigente podendo até não atingir as temperaturas de conforto.

Normalmente em projeto de climatização um corredor não é dimensionado com a colocação de A/C por ser uma área de passagem, pois fazendo fronteira com as divisões esta acaba por climatizar por consequência.

De qualquer das formas, deve evitar o uso de aquecedores elétricos portáteis (termoventiladores/radiadores a óleo) à excepção de uma utilização mais esporádica e rápida (no caso dos termoventiladores dependendo da área) como o uso em WCs. São muito pouco competitivos energeticamente falando. 

Se consegue ter uma casa a temperatura que possibilite o seu conforto evitando ao máximo o uso de A.E.P. seja através do uso do recuperador a lenha quer dos A/C, essa é uma boa opção.

Verifique se consegue com as portas abertas manter a temperatura das divisões confortáveis, caso contrário a revisão do sistema de climatização como a instalação de outro split A/C ou substituição para um de maior potência (sse justificar), poderá ser uma opção viável.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
MARIA MANUELA DE SOUSA CASTANHEIRA
18-11-2019

O meu problema põe-se na escolha da empresa servidora:EDP Comercial ou Indesa. Eu tenho ar condicionado no quarto mas não sei quanto tempo ligar para não ter uma factura astronómica.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
19-11-2019

Olá Maria,

Pode esclarecer melhor o problema com a operadora de rede? Se desejar podemos reencaminhar a sua reclamação.

Cumprimentos

Equipa energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.