última atualização: 13/03/2020

Os melhores equipamentos para aquecer a casa

Numa altura em que o tempo frio se aproxima, saiba como tirar o máximo partido do seu equipamento de aquecimento e reduzir a fatura de energia com os nossos conselhos.

Veja aqui e, se tiver dúvidas, coloque as suas perguntas nesta conversa!

A Equipa Deco Proteste

 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

User name
MARILIA PINTO
18/11/2019

Tenho aquecimento central com recuperador de lenha e gás (alternado);
o gás desliga automaticamente quando o recuperador controla as águas nos radiadores. Raramente ou quase nunca ligo o gás!
Actualmente, usufruo de aquecimento com ar condicionado em dois cómodos: sala comum (jantar e estar) e no meu quarto. Como a minha casa é térrea, e como os dois aparelhos estão instalados nos dois extremos opostos, pensei que quando os dois estivessem a funcionar, simultaneamente, e com as portas abertas, o aquecimento fosse mais eficaz. Acho que esta minha opção é mais rentável no verão!
Será que com esta mistura de aquecimentos (menos o gás) poderei rentabilizar mais o aquecimento no inverno e evitar mais os aquecedores eléctricos portáteis?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
18/11/2019

Olá Marília,

Receio que não tenha compreendido na totalidade a sua questão.

Os Ares-condicionados são equipamentos dimensionados de acordo com a área onde estão colocados. O A/C tem um circuito refrigerante que funciona sob remoção de calor no caso de fazer frio. Se Não existe calor na divisão (ou a mesma já se encontra climatizada a sua eficácia reduz e por isso entra em paragem (ou veria de velocidade, nos inverteres) por já ter atingido a temperatura adequada e vice versa no inverno. Tendo as portas abertas e dependendo da largura ou secções mais amplas de perda térmica, esta vai exigir possivelmente mais potência do A/C tornando a área a climatizar mais exigente podendo até não atingir as temperaturas de conforto.

Normalmente em projeto de climatização um corredor não é dimensionado com a colocação de A/C por ser uma área de passagem, pois fazendo fronteira com as divisões esta acaba por climatizar por consequência.

De qualquer das formas, deve evitar o uso de aquecedores elétricos portáteis (termoventiladores/radiadores a óleo) à excepção de uma utilização mais esporádica e rápida (no caso dos termoventiladores dependendo da área) como o uso em WCs. São muito pouco competitivos energeticamente falando. 

Se consegue ter uma casa a temperatura que possibilite o seu conforto evitando ao máximo o uso de A.E.P. seja através do uso do recuperador a lenha quer dos A/C, essa é uma boa opção.

Verifique se consegue com as portas abertas manter a temperatura das divisões confortáveis, caso contrário a revisão do sistema de climatização como a instalação de outro split A/C ou substituição para um de maior potência (sse justificar), poderá ser uma opção viável.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
MARIA MANUELA DE SOUSA CASTANHEIRA
18/11/2019

O meu problema põe-se na escolha da empresa servidora:EDP Comercial ou Indesa. Eu tenho ar condicionado no quarto mas não sei quanto tempo ligar para não ter uma factura astronómica.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
19/11/2019

Olá Maria,

Pode esclarecer melhor o problema com a operadora de rede? Se desejar podemos reencaminhar a sua reclamação.

Cumprimentos

Equipa energias renováveis

User name
Ney Teixeira
03/02/2020

Maria se voces ai tem mais de uma taxa do valor da conta de luz .
aqui tenho dois valor, EX. de dia 1 euro por e a noite é mais barato .
eu aqui ligo o meu AC só apos as 19 hs. pois irá me custar só a metade do que me custaria durante o dia.
e as 7 da manha levanto o termostato para que não trabalhe.
e Durante o dia não há ninguém em casa.
Penso que economiso , não????

User name Moderator
Manuel Ribeiro | Moderador
26/11/2019

Olá Albino, não fazemos a gestão de assinaturas, nesta comunidade. Por favor contacte com um dos nossos assistentes através do telefone: 218410858. Obrigado.

User name
DANIELLA SILVA
01/12/2019

Muito boa tarde gostaria de sabef se já fizeram algum teste de qualidade em caixilharias de pvc das diferentes marcas existentes no mercado.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
04/12/2019

Olá Daniella,

De facto, ainda não fizemos esse teste, mas agradecemos a sugestão, e a crescente importância deste tema justifica inteiramente que o façamos!

De qualquer forma, deixamos-lhe algumas sugestões de artigos que podem ser do seu interesse e que a podem ajudar a fazer melhores escolhas no que diz respeito a janelas e sistemas de isolamento eficientes:

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/noticias/etiqueta-energetica-para-escolher-janelas-eficientes

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/dicas/janelas-eficientes-ajudam-a-poupar-eletricidade

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/dicas/isolamento-da-casa-pros-e-contras-de-10-materiais

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/noticias/eficiencia-energetica-fundos-para-tornar-a-sua-casa-mais-ecologica

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/manutencao-casa/noticias/argamassas-para-isolamento-termico-da-casa-com-metade-da-capacidade

Obrigada pelo seu interesse, caso tenha alguma questão em relação aos conteúdos anteriores, não hesite em contactar.

Com os melhores cumprimentos,
Equipa Energias Renováveis

User name
ALEXANDRA OLIVEIRA
02/12/2019

Boa tarde,

No seguimento de uma assistência técnica que pedi para a caldeira a gás que tenho instalada no apartamento (aprox 130 m2), fui confrontada com a necessidade de trocar o equipamento. A caldeira existente é aspirada e fornece as torneiras e os radiadores de aquecimento (são 10) das várias divisões. Procurei no vosso site e revistas algum teste em que me pudesse aconselhar sobre as opções existentes mas não encontrei. Se esse ensaio existe podem p.f. indicar onde posso consultar ? Se não, que equipamento é que podem recomendar ? Cumprimentos. Alexandra Oliveira.

User name
ALEXANDRA OLIVEIRA
09/12/2019

Alguém pode por favor partilhar alguma ideia sobre o que devo fazer ?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
10/12/2019

Olá Alexandra,

Para uma melhor recomendação pode dizer-nos se o gás é natural? A utilização para aquecimento ambiente é muito frequente? Existe na sua habitação algum espaço técnico? moradia ou apartamento?

Obrigado

Equipa energias renováveis

User name
ALEXANDRA OLIVEIRA
10/12/2019

Olá, obrigado pela resposta. Sim o gás é natural. A utilização para aquecimento ambiente não é frequente. O total de vezes não chegará a trinta por ano. Não existe propriamente um espaço técnico. A caldeira actual está instalada na marquise da cozinha onde também estão instalados uma máquina de lavar roupa e uma arca frigorífica. Trata-se de um apartamento T3 + 1 em Santa Maria da Feira. Espero ter clarificado. Estou disponível para responder a mais questões se assim o entender. Cumprimentos.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11/12/2019

Olá Alexandra,

Agradecemos a descrição mais pormenorizada.

O gás natural continua a ser uma solução com custos de utilização bastantes competitivos. Os custos associados a essa fonte correspondem aproximadamente a 8-9 cêntimos/kWh produzido, embora a pegada ecológica seja uma questão valorizável na escolha final.

A bomba de calor não se justifica para uma utilização pouco frequente e reduzido espaço no apartamento, apesar de ter custos de utilização mais baixos, mas com um investimento elevado.

Assim, a substituição do equipamento avariado por um novo mais eficiente, pode ser a melhor solução.

Existem dois tipos de caldeira, caldeira convencional vs. caldeira de condensação. No seu caso, a diferença de investimento entre elas pode não justificar a instalação de uma de condensação.

Pode verificar as diferenças entre as duas bombas neste tópico:
https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/dicas/caldeiras-murais-a-gas-faca-bem-as-contas

Caso tenha alguma questão adicional, não hesite em contactar.

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name
ALEXANDRA OLIVEIRA
11/12/2019

Muito obrigada pela informação Bruno. Assumindo que vou optar por uma caldeira convencional existem vários modelos no mercado. Existe algum ou alguns que possam recomendar ?

User name
ALEXANDRA OLIVEIRA
16/12/2019

Boa tarde,

Alguma sugestão, ideia, experiência por favor ?
Cumprimentos,

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
17/12/2019

Convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este assunto. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!
Obrigado,

A equipa Energias Renováveis

User name
ALEXANDRA OLIVEIRA
18/12/2019

Obrigado Bruno.
A nossa caldeira actual é uma Chaffoteaux et Maury modelo Nectra Top penso eu. Tem quinze anos de operação. A parte electrónica que permitia programar a hora de disparo das águas para aquecimento começou a funcional mal já há vários anos. Há três optamos por desligar esta componente e funcionar somente com o manual. De há três anos para cá tivemos várias avarias. Lembro-me da substituição de dois componentes: uma placa electrónica e uma válvula de três vias (?). Desta vez para voltar a operar como deve de ser teria que ser substituida a mesma válvula que há três anos. A despesa com reparações já ultrapassa os 700 € e passaria a 1000 se optássemos por reparar mais uma vez.
Neste momento temos um orçamento para instalar uma caldeira da marca Baxi Roca modelo 24/24 por 1100 €. Aguardamos um outro para uma caldeira Vulcano.
Observações ? Opiniões por favor ?
Alexandra Oliveira

User name
ALBERTINO DIAS
02/12/2019

Na minha casa, com três pisos, tenho aquecimento central a gás natural. Estou a ponderar a instalação de painéis solares fotovoltaicos ou apenas para aquecimento de águas, mas ainda tenho imensas dúvidas acerca do sistema a instalar e como conjugar com os equipamentos já instalados. Podem ajudar-me?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
05/12/2019

Olá Albertino,

Esta comunidade e os seus membros estão disponíveis para o ajudar a fazer a melhor escolha.

No artigo apresentado, tem disponíveis dicas para uma melhor eficiência energética e para melhorar as condições de conforto na sua casa.

Já pesquisou nesta comunidade e no site da DECO Proteste sobre as vantagens e desvantagens das diferentes tecnologias existente? Tem dúvidas específicas em relação a alguma?

Caso tenha alguma dúvida no seguimento da sua questão, disponha.

Obrigado,
Equipa energias renováveis

User name
BRUNO PINHO
04/12/2019

Boa tarde,vou fazer casa e ando com muitas duvidas em relação ao aquecimento/arrefecimento do ar e aquecimento das águas,somos 3(eu a minha esposa e o meu filho com 4 anos e talvez futuramente mais uma criança) e em Castelo de Paiva.Tinha pensado em por como tenho actualmente na casa onde moro(alugada) que é com recuperador de calor com radiadores,painel solar termico e esquentador a gas e tenho 1 ar condicionado no quarto mas queria saber outras opções ja que como tenho é muito sujo com a lenha,com a cinza,a lenha é cara,etc.
Queria saber se:
-a solução bomba de calor dá para aquecer águas,aquecimento/arrefecimento do ar;
-se preciso de por painel solar termico com a bomba de calor;
-se a bomba de calor gasta muita eletricidade e qual a media mensal e se valeria a pena por painel solar fotovoltaico para a alimentar;
-os custos mais ou menos de tudo isto,bomba de calor com ou sem paineis com instalação. obrigado

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
05/12/2019

Olá Bruno,

Respondendo às suas questões, por ordem:

1) Sim. A bomba de calor permite fornecer energia a águas quentes sanitárias (AQS) e aquecer e/ou arrefecer o ar da casa. Para a sua situação, terá de instalar uma bomba de calor de baixa temperatura reversível, onde o calor é distribuído por piso radiante ou ventiloconvetores.

O sistema deve fornecer energia a um acumulador de águas quentes sanitárias instalado numa sala técnica, juntamente com os acessórios necessários ao bom funcionamento de todo o sistema, e corretamente dimensionado.

2) A colocação de painel solar térmico proporcionará aproximadamente 70% da energia anual necessária para AQS, fazendo a permuta de calor através de um circuito primário e uma serpentina preparada no acumulador.

O painel solar térmico, apesar de otimizar o sistema, não é de instalação obrigatória e não fornecerá energia para aquecer o ar da casa. Deverá levar em consideração as vantagens existentes vs investimento.

3) Quanto à sua afirmação "a bomba de calor gasta muita eletricidade", não é bem assim! Por 1 kWh de eletricidade consumida pode produzir 2 kWh de energia sob a forma de calor, tendo coeficientes de desempenho consideráveis em comparação com os equipamentos ditos convencionais.

Não deve analisar a instalação de um painel fotovoltaico apenas em função da instalação da bomba de calor. Para a instalação do autoconsumo deve ter
em consideração todos os consumos médios da habitação em horário solar, para não correr o risco de produzir eletricidade que não está a ser autoconsumida e a ser enviada para a rede a custo zero.

4) Deve pedir orçamentos e verificar a viabilidade técnica da instalação.

Caso tenha alguma dúvida no seguimento da sua questão, disponha.

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name
BRUNO PINHO
07/12/2019

Bom dia Bruno, em relação á bomba de calor nas três "opcoes"(aquecer AQS,ar quente e ar frio) é realmente eficaz? É uma melhor solução em comparacao ao ar condicionado, ao painel solar termico e ao recuperador a lenha? E tem melhor desempenho? E pelo que percebi não me ia compensar por paineis solares certo? E que ventiloconvectores são mais eficazes?
Na sua opinião qual seria a solução ideal? Tendo em conta ter um custo inicial intermédio Peço desc por tantas perguntas mas acho que é uma das coisas mais importantes para se decidir numa construção. Obrigado

User name
BRUNO PINHO
26/12/2019

Bom dia Bruno, em relação á bomba de calor nas três "opcoes"(aquecer AQS,ar quente e ar frio) é realmente eficaz? É uma melhor solução em comparacao ao ar condicionado, ao painel solar termico e ao recuperador a lenha? E tem melhor desempenho? E pelo que percebi não me ia compensar por paineis solares certo? E que ventiloconvectores são mais eficazes?
Na sua opinião qual seria a solução ideal? Tendo em conta ter um custo inicial intermédio Peço desc por tantas perguntas mas acho que é uma das coisas mais importantes para se decidir numa construção. Obrigado

User name Moderator
Silvia Silva | Moderador
26/12/2019

Olá Bruno


Estamos a preparar resposta à sua questão e publicaremos logo que possível.
Convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name
BRUNO PINHO
30/12/2019

Boa noite, ok mas a ajuda eu preciso dela é agora não é daqui a 15 dias quando tiver que ter uma decisão final. Se nao conseguem ou não sabem responder digam porque eu sou sócio e pago vos todos os meses portanto quero respostas o mais breve possível. Á cerca de 1 mês que não tenho acesso a minha área pessoal dizem que estão em " construção da página " é para rir. Respondam me sff.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
03/01/2020

Olá Bruno,

Lamentamos a demora na resposta (que ficou a dever-se ao período de Festas e férias para muitos dos nossos funcionários) e agradecemos desde já a sua compreensão.

A DECO PROTESTE e esta Comunidade apenas se podem focar nas vantagens e desvantagens existentes para cada fim proposto, explicar/informar possíveis resultados já existentes de testes comparativos feitos e retirar dúvidas existentes sobre o funcionamento de equipamentos, entre outros.

Não cabe a esta Comunidade definir com certezas absolutas qual é a solução "ideal" para si. Esta comunidade tem o objetivo de dar aos seus membros acesso a informação coerente e credível para ajudar a uma escolha acertada, que é sempre feita pelo membro, com o devido aconselhamento da nossa parte ou de outros membros.

Assim, e se o seu foco é principalmente a eficiência energética, podemos afirmar que com o painel solar térmico apenas 30% da energia necessária é proveniente de um recuperador de calor a lenha.

Se arranjar lenha de qualidade a baixo custo, ou mesmo gratuitamente, podemos afirmar que esta solução produziria 100% de energia para os seus banhos com custo energético zero, pese as manutenções dos equipamentos.

A bomba de calor gastaria sempre eletricidade por melhor que seja o seu coeficiente de performence (COP). Se tivesse orçamentos poderia ser mais fácil a obtenção de retorno consoante as suas necessidades.

Mas se em termos de AQS uma solução descentralizada pode ter custos energéticos menores, a solução do ar condicionado poderá ter custos energéticos igualmente competitivos em ambas as situações.

Verifique marcas e especificações, nomeadamente a comparação dos COPs, a tecnologia é idêntica tendo como diferença o fato de um ter um circuito de gás refrigerante e outro ser a água.

Já tem orçamentos para ambos os casos? Pensamos que a escolha mais acertada será a solução que não seja economicamente inviável e ao mesmo tempo seja "user-friendly", levando em consideração o manuseamento e controlo de ambas as soluções.

Se por um lado é preciso transporte e armazenamento de lenha e acendimento da mesma, por outro existem relatos de maior conforto proporcionado pela chama visual, é uma questão de gosto pessoal.

Pelo contrário, um sistema unificado de bomba de calor permite uma boa optimização, controlo e automatização do funcionamento de todas as necessidades energéticas.

Assim, do ponto de vista energético ambas as soluções são competitivas para cada kWh produzido, devendo-se focar na importância de funcionamento e a utilização que vai dar. Por exemplo para aquecer a casa, a bomba de calor proporciona água quente de acordo com o controlo horário que pretender, pode ser 24h/dia, mantendo o acumulador de AQS e tanque de inércia com água quente. A outra solução revela-se de uso mais "instantâneo" consoante a necessidade, ou seja, não precisa de fazer acumulação de água. Por exemplo, se pretender ter o escritório climatizado, liga o split A/C! Quando deixar de utilizar o escritório pode desligá-lo.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as suas questões.
Qualquer questão adicional, disponha.

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name
PAULA SANTOS
06/12/2019

boa tarde mudei de casa,de direcção,agora como recebo as minhas coisas ,no correio.

User name
ANTONIO MIGUEL DE BEIRES CORTE-REAL
12/12/2019

Bom dia
Comprei um apartamento , o 2º andar de um prédio com R/c e 2 andares.
O apartamento não tem aquecimento. É um T3. As águas são aquecidas por esquentador eléctrico moderno. Vou ter que fazer algumas obras e gostaria de saber qual a melhor e mais económica solução de aquecimento central.
A bomba de calor é possível? Tenho acesso exterior (pela parte de trás) a uma área de jardim no R/C.
Melhores cumprimentos,
António Miguel Corte-Real

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
19/12/2019

Olá António,

Agradecemos o seu contacto. Se tem um espaço exterior, recomendamos que verifique com um técnico especializado a viabilidade técnica para a instalação de uma nomba de calor. Antes de tomar qualquer decisão, uma questão: tem acesso a gás natural?

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name
CIDALIA GONCALVES
12/12/2019

Preciso de um toalheiro elétrico
Qual seria o mais econômico?
Qual me recomendariam

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
13/12/2019

Olá Cidália,

Agradecemos o seu contacto e interesse. Infelizmente, ainda não realizámos um teste comparativo aos toalheiros elétricos disponíveis no mercado nacional. Levaremos a sua sugestão em consideração para planeamento futuro!

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name
ANGELA MARIA RODRIGUES
18/12/2019

Tenho emissores termicos de varias potencias em casa, a minha dúvida é: gasto menos energia se eles tiverem sempre ligados numa temp.mais baixa ou se os ligar e desligar conforme as situações. Eu costumo desligar alguns á noite e ligar de manhã outra vez. Obrigada

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
20/12/2019

Olá Angela,

Tendo em conta que os emissores térmicos que refere são elétricos, e se for o caso de estarem equipados com um termóstato configurável e possibilidade de regulação horária, o nosso conselho vai no sentido de os regular até 20.º C no Inverno e desligá-los assim que não estiver ninguém na divisão ou não se preveja a presença de pessoas na divisão.

Nota um grande aumento no consumo de energia elétrica no inverno, sobretudo com o uso mais frequente dos emissores?

Estudámos recentemente uma família que também tem esses emissores elétricos e a poupança pode chegar aos 25% só pela correta regulação termoestática e cuidado em manter desligados os emissores em zonas não utilizadas.

A substituição por ar condicionado é uma solução muito viável. Nunca pensou nesta substituição?

Qualquer questão, disponha.

Obrigado,
Equipa Energias renováveis

User name
João Fernandes
27/12/2019

Boa tarde
Há mais de um mês, talvez dois, deixei aqui um pedido de Ajuda, para o efeito respondi a uma Conversa e Abri um novo, pela via das dúvidas e nunca ninguém respondeu nem o Moderador…
Estranho, não é?
Obrigado

User name
FRANCISCO MIGUEL RIBEIRO CARDONA
30/12/2019

Boa noite,

Não temos aquecimento central no apartamento e não podemos colocar ar condicionado. Qual a vossa opinião acerca dos aquecedores dyson hot and cool (3 em 1, aquecedor, purificador e ventilador). Que consumos pode ter este tipo de aparelho? Obrigado

User name
ANTONIO JOSE AFONSO
14/01/2020

Tendo em conta a necessidade de aquecimento de uma moradia con 2 pisos com 12 radiadores (com 10 elementos cada), mas normalmente só há a necessidade de funcionarem 3-4, diariamente;
A escolha vai para Aquecimento a Gas Natural e o Solar de 1 painel e deposito de 200l
Peço a vossa opinião sobre:
Quais as marcas de caldeiras a gas natural mais recomendáveis.?
Quais as marcas de Solar térmico, de circulação forçada,e respectivo deposito de 200 l, mais recomendáveis?
Vantagens eventuais de Termosifão sobre Circulação forçada?
Obrigado

User name
ALVARO CORDEIRO
19/01/2020

Bom dia, comprei uma casa, com pre aquecimento central, qual será a solução mais económica? caldeira a gás canalizado? ouvi dizer que é o que fica mais económico.

obrigado

User name Moderator
Silvia Silva | Moderador
21/01/2020

Olá Álvaro,

Agradecemos a questão e a sua participação nesta comunidade.

Se a fonte de energia for gás natural, a caldeira pode ser uma solução, tendo em conta os custos anuais. Mas existem outras soluções que poderão ser mais competitivas.

Quando refere "economia" está a referir-se ao custo do equipamento+instalação ou à despesa mensal com energia?

Tem alguma área técnica onde possa instalar uma caldeira a biomassa ou bomba de calor?

Ficamos a aguardar as suas respostas.

Estamos ao dispor para qualquer questão adicional.

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name
RUI MIGUEL
23/01/2020

Tenho recuperador de calor com ventilação. A desvantagem é que dá trabalho e suja! Mas o conforto é outro! É um calor totalmente diferente de um ar condicionado e a lenha até não é assim tão cara, pelo menos aqui no alentejo.

User name
PAULO FERNANDES
08/03/2020

Olá a todos

Tenho aquecimento central a Pellets e AQS com bomba de calor. No entanto a minha caldeira a pellets está em fim de vida, tem cerca de 10 anos e está a dar vários problemas que tem implicado bastante manutenção, pelo que terei de em breve comprar uma nova. Vivo numa moradia com cerca de 250M2 e tenho 124 elementos de radiadores. Fiz agora a instalação do Gás Natural e gostaria de saber a vossa opinião acerca de vir a substituir a caldeira a pellets por uma caldeira a gás natural de condensação apenas para aquecimento central. Se tiver de comprar uma nova caldeira a pellets irei gastar cerca de 4000 euros enquanto uma a gas natural me custa 1100. Atualmente com as pellets gasto cerca de 600 Euros em aquecimento por inverno , sabem quanto gastaria com uma caldeira a gás natural? Apesar do gás natural ser mais caro que as pellets para decidir teria de ter em conta a curva de amortização do equipamento.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11/03/2020

Olá, Paulo,

Tomamos em consideração os dados partilhados e, para o ajudar a tomar a escolha acertada, podemos realizar os cálculos de amortização de forma a apresentarmos aproximadamente o custo anual com cada equipamento.

Para o podermos realizar, pode indicar-nos a zona geográfica onde se localizar a moradia?

Precisamos que nos informe ainda se a moradia tem um bom, médio ou mau isolamento e quantas divisões pretende aquecer diariamente na época de inverno.

Com esta informação, podemos apresentar-lhe uma simulação anual de custos e saber em que ano ocorre o retorno do investimento de uma tecnologia face a outra.

Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis

User name
PAULO FERNANDES
12/03/2020

Boa noite, agradeço a informação, a zona de residência é distrito de Viana do Castelo. Cumprimentos

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.