Dicas

Isolamento térmico da casa: prós e contras de 10 materiais

22 agosto 2017
Prédio em construção

22 agosto 2017
Com obras de construção ou renovação, vale sempre a pena investir no isolamento térmico da casa. Além de melhorar o conforto, poupa na fatura de energia em todas as estações.

Início

Uma casa com excelente isolamento tende a manter a temperatura interior ao longo do ano, independentemente de calor ou frio acentuados no exterior. Além do maior conforto térmico, uma habitação bem isolada requer menos energia para aquecer no inverno ou arrefecer no verão. Esta vantagem traduz-se numa redução da fatura de energia para o aquecimento e o arrefecimento do lar. Também é benéfico para o meio ambiente, por ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono libertadas pela climatização das habitações.

Reunimos os principais materiais e sistemas isolantes usados nas habitações e ordenámo-los do mais (poliuretano) para o menos isolante (argila expandida). Juntamos os respetivos preços indicativos, vantagens e inconvenientes, a aplicação a que se destinam e a resistência ao fogo. Podem ser usados na fase de construção ou mais tarde, em obras de renovação. Com o que permitem poupar na fatura da energia, conseguirá um retorno do investimento ao fim de poucos anos.