última atualização: 03/06/2020

Painel Solar de 200 ou 300 Litros?

Bom dia,

Estou pensando instalar um painel solar para aquecimento de agua, com um termossifão.

O meu agregado familiar são 3 pessoas, e a minha dívida é se devo instalar um sistema de 200L ou 300L? A diferença monetária entre um e outro não é muito grande, por isso não entra na decissão.

O que pode decidir, é se no caso de dias em que o sol não é suficiente para aquecer a agua, e for necessário usar a resistencia electrica para aquecer a agua, o de 300L não vai consunir muito mais que o sistema de 200L? 

Existe alguma legislação sobre a instalação de um sistema destes em blocos de apartamentos?

Obrigado

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
03/06/2020

Bons dias Carlos.

Para se dimensionar um sistema de produção de água quente sanitária (AQS) de acumulação, devemos começar por considerar um uso de AQS, por elemento do agregado familiar, de 40 litros diários. Assim, para três pessoas, um sistema solar térmico de 150 litros (não é costume vermos modelos de 120 litros no mercado) será suficiente.

Quanto ao elemento de apoio - o sistema solar térmico fornece cerca de 70% das necessidades anuais de AQS -, não recomendamos a utilização de resistências elétricas em sistemas de termossifão (a usar, a sua ativação tem de ser muito bem controlada). Nestes casos, recomendamos um esquentador termostático a gás natural ou, no limite, um termoacumulador elétrico (ou mesmo uma bomba de calor para AQS de pequena capacidade).

Não recomendamos o sobredimensionamento do sistema solar térmico pois, além de estar a aumentar os custos de aquisição, poderá estar a aumentar a área de coletores, sem que depois tenha um perfil de consumo de AQS que consiga extrair toda a energia captada - o que no verão pode levar a fenómenos de sobreaquecimento do sistema.

Quanto à última parte da questão, recomendamos que consulte este artigo https://www.condominiodeco.pt/casos-vividos/paineis-solares.

A Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.