última atualização: 06/06/2022

Painel Solar Térmico + ? Qual o melhor complemento

Olá,

 

Tenho instalado na minha habitação um painel solar térmico Ariston há 11 anos. Sucede que agora no Inverno temos tido uma conta um tanto mais alta de electricidade (o que sabemos ser normal, dado o termoacumulador estar ligado), mas pergunto-me se existirá já um equipamento mais eficiente no mercado para fazer este complemento, seja um novo esquentador ou uma bomba de calor tipo Ariston Lydos. Alguém me consegue dar um ajuda?

 

Obrigado,

Tiago

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/05/2022

Actualização:
Em virtude do instalador ter aberto falência, a manutenção tinha sido precária nestes anos (ele passou a vir quando lhe apetecia em termos individuais). O ano passado esteve cá um outro senhor e encheu de glicol, mas o painel continuou com o defeito, que já tem há cerca de 2 anos: só aquece com a resistência ligada.

Tem sido um martírio para arranjar alguém que viesse cá fazer a manutenção, todos dizem que estão cheios de trabalho e/ou que só garantem manutenção do que instalam. Até que liguei para a Ariston para me darem um instalador da própria marca. Lá vieram esta semana.

Bem, parece que o depósito não está roto, pelo menos continuava cheio de glicol. Mas, por alguma razão (falta de manutenção, incluir água com o glicol na solução) as tubagens estão entupidas. Resultado, sugeriram trocar o depósito. Um depósito da Junkers, para 4 pessoas, 1400€ com instalação. Pelo que percebi, a resistência continua a mesma que já tem.

Ora, actualmente são duas pessoas em casa + 1 aos fins de semana e eventualmente algumas semanas. Justificar-se-á um depósito tão grande? Depois, seria melhor investir já numa bomba de calor para evitar estes problemas?

Muito obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/06/2022
, Respondeu:

Bom dia,

 

O sistema primário nos sistemas solares térmicos é aquilo que liga os coletores ao depósito. Deve ser cheio com água mais glicol e não conter ar para que possa assim existir uma correta transferência de energia. O glicol serve para proteger o circuito de forma a não congelar no inverno.

 

Visto que são apenas 2 pessoas pode optar por um depósito de 200L e o ideal seria adquirir o equipamento completo para poder beneficiar da garantia total.

Peça orçamento para esta solução.

No caso de haver novos apoios do fundo ambiental pode fazer a candidatura e o valor do investimento será menor.

 

Tenha também em atenção que a resistência elétrica deve estar interligada com um relógio programador para que não fique ligada quando existe sol.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/03/2022

Bom dia,

 

Em primeiro lugar deverá verificar se o sistema solar está a funcionar corretamente, ou seja se o seu circuito primário está cheio com água e a percentagem de liquido anticongelante correta para evitar congelamento no inverno e se não tem ar.

 

Se o circuito primário não estiver em condições, porque por exemplo o permutador de camisa do depósito está routo, então deve substituir o depósito ou eventualmente todo o sistema solar pois fica com uma garantia total.

 

No caso de estar tudo ok, então pode manter o apoio elétrico (resistência), mas o mesmo deve ser acionado por um relógio para que nas horas de sol não esteja ligado. Por exemplo pode colocar a sua atuação 2 a 3 horas antes do período dos banhos. No caso da água já ter sido aquecida pelo sol a resistência elétrica não atua.

 

Para ter um apoio diferente necessita de ter essa interligação feita, seja para um esquentador, seja para uma bomba de calor, não esquecendo que no caso do esquentador irá perder caudal, não permitindo por exemplo ter duas casas de banho a funcionar ao mesmo tempo.

 

Depois se for possível informe como ficou a situação.

 

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis