última atualização: 11/08/2022

Decisão eletricidade/AQS

Bom dia,

Na minha sgunda habitação, onde estou todos os fins-de-semana e férias, estamos com um problema de pressão de água, que faz com que o esquentador (de gás industrial) não consiga ligar-se facilmente. Tendo em conta que temos a intenção de colocar painéis fotovoltaicos (devido ao aumento de gastos de eletricidade), gostaria de saber qual a melhor solução também no aquecimento das águas (sabendo que os mesmos painéis não funcionam para AQS). É uma moradia, sem gás natural acessível, com dois pisos, duas casas de banho, 6 pessoas (4 adultos e 2 crianças) e que tem frigorífico, arca congeladora, forno eletrico, placa eletrica, microondas, A/C e piscina com os motores a trabalhar diariamente (verão e inverno). Se me conseguirem ajudar na decisão dos paineis solares (tenho orçamento da Galp Solar) e na solução para AQS agradeço.

Atentamente

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/08/2022

Bom dia,

 

Para a resolução da pressão da água pode fazer a instalação de uma bomba e desta forma resolver o problema do esquentador, assim como da restante rede de distribuição das águas. Contacte uma empresa especialista nesta área e solicite um orçamento. Atualmente já existem marcas que dispõem de bombas de reduzida dimensão, sem necessidade de colocação de um vaso de expansão.

Se este problema ficar resolvido não existe a necessidade de fazer mais nenhum investimento.

 

Relativamente à produção de energia qual a solução que lhe foi proposta? Se possível indique potência, marca e modelo dos painéis e microinversores / inversor central.

 

Aconselhamos também a leitura do seguintes artigos: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis/noticias/como-avaliar-escolher-sistema-fotovoltaico-autoconsumo e https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis/noticias/como-avaliar-escolher-sistema-fotovoltaico-autoconsumo.

 

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis