última atualização: 26/11/2020

Sugestão de Solução AQS

Bom dia,

estou neste momento a fazer uma remodelação profunda numa moradia que adquiri e estou a fazer um estudo de mercado relativamente a soluções de aquecimento de águas e climatização.

Trata-se de uma moradia de 2 pisos, parte de baixo um grande open-space de 70m2 e parte de cima 4 divisões. A moradia não tem capoto.

Daquilo que tenho investigado (e esta plataforma tem-me dado bons inputs), parece-me que uma solução que pode ser um bom compromisso entre investimento inicial, custos mensais e eficácia é a combinação:

Painel Solar + Bomba de Calor (creio que tenha de ser de alta temperatura) + Radiadores

Creio que faça sentido deixar neste momento já preparada uma instalação também para paineis fotovoltaicos, ainda que não os vá instalar já (pelo menos não fazia parte desta solução inicial).

Em termos de climatização, esta solução apenas serve para aquecimento, não para arrefecimento, (certo?) mas é algo com que posso lidar por agora, pois estou a médio prazo a pensar investir em ar condicionado.

Para já, somos apenas 2 pessoas, mas o plano é que a família se expanda para 3 ou 4 elementos num curto/médio prazo.

Estou aberto a outras sugestões, apenas queria tentar evitar o gás.

Que boas soluções se conseguem num orçamento total até +/- 7500€?

Ou terei de considerar um valor superior?

Obrigado!

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/11/2020

Bom dia,

Visto que não deseja utilizar gás na sua habitação é importante que junto do seu fornecedor de eletricidade pergunte qual a potência máxima admissível da sua instalação elétrica, ou seja qual o valor máximo de potência que a habitação está certificada, sem necessidade de fazer nenhum projeto e posterior inspeção.

A opção do sistema solar térmico para aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS) é correta, mas a utilização de uma bomba de calor de alta temperatura para os radiadores não será a melhor opção, devendo optar por uma bomba de calor de baixa temperatura e piso radiante hidráulico.

Tendo em conta o valor do investimento que refere então a solução de climatização pode passar pela utilização de equipamentos de ar condicionado, conseguindo assim climatizar a casa no Inverno e no Verão. Pode ver os testes efetuados em:

https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/11/2020
, Respondeu:

Obrigado Pedro pela sua sugestão.
Posso perguntar porque é que recomenda piso radiante ao invés de radiadores?
Caso opte por radiadores, terá de ser bomba de calor de alta temperatura?
O investimento total entre painel solar térmico + bomba calor + radiadores será superior a 7500€?
Talvez tenha ficado com a ideia errada de que seria possível encaixar esta solução neste orçamento.
O ar condicionado estava a ponderar instalar mais para a frente, não agora, nem como solução de aquecimento principal.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/11/2020
, Respondeu:

Bom dia Sr. Ângelo Ferreira,

O piso radiante hidráulico tem uma temperatura de funcionamento inferior aos radiadores, conseguindo assim uma redução no consumo de energia e evitando a colocação de uma bomba de calor de alta temperatura que se torna mais cara.

Deverá também ter em conta que é um tipo de climatização mais confortável, pois existe uma melhor dispersão do calor em toda a casa, ao contrário dos radiadores em que o aquecimento é feito num determinado ponto.

No caso de utilizar um pavimento cerâmico, a bomba de calor poderá climatizar o espaço no Verão, mas é importante que a moradia tenha um bom isolamento e proteção dos vãos envidraçados (por exemplo janelas orientadas a sul). A colocação do capoto é importante para melhorar o isolamento da sua moradia, porque doutra forma está a climatizar, mas depois todo esse calor é perdido nas paredes mal isoladas.

Em muitas situações opta-se por fazer uma pré-instalação para ventiloconvectores e assim poder utilizar a bomba de calor para climatizar no Verão. Estes equipamentos podem ser colocados na parede como um radiador ou colocados na parede como um equipamento de ar condicionado.

A utilização de uma bomba de calor com piso radiante tem estas vantagens ao contrário dos radiadores que simplesmente utiliza no Inverno.

Relativamente ao investimento, sugiro que solicite a duas ou três empresas um orçamento e posteriormente avalie o valor e o tipo de solução que lhe estão a propor. Se partilhar essa informação poderemos ajuda-lo a decidir sobre a melhor solução tendo em conta o valor do investimento e a solução tecnicamente mais eficiente.

Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.