Notícias

MEO Energia não compensa. Há tarifários mais baratos

Os preços da nova aposta da MEO, uma combinação de serviços de energia e telecomunicações, não convencem. Apesar de os clientes receberem o dobro da net no telemóvel, há ofertas mais vantajosas no mercado. Veja as nossas simulações.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Silva e Sofia Costa
  • Texto
  • Maria João Amorim
24 julho 2020
  • Dossiê técnico
  • Pedro Silva e Sofia Costa
  • Texto
  • Maria João Amorim
pessoa à procura do melhor tarifário de eletricidade

iStock

É a primeira oferta combinada de dois dos serviços mais procurados pelos consumidores - energia e telecomunicações - a ser lançada em Portugal. A MEO associou-se à PT Live, comercializadora de eletricidade no mercado livre, e criou o serviço MEO Energia, exclusivo para clientes com pacotes MEO. Estes vão poder contratar um serviço agregado de eletricidade 100% renovável e telecomunicações, com o bónus de verem duplicados os GB. Neste momento, de acordo com a MEO, beneficiam da duplicação de GB apenas os clientes com pacotes TV que incluem telemóvel.

Os preços praticados são, no entanto, pouco competitivos, face à concorrência. Fizemos várias simulações, considerando três perfis de consumo, para perceber se a conta da luz compensava em relação a outros tarifários e concluímos que, para cada um dos perfis analisados, existem alternativas mais baratas entre 5 e 12 euros por mês.

No geral, a tarifa MEO Energia está muito próxima, ficando, por vezes, até um pouco acima, dos valores praticados no mercado regulado.

Também os GB a dobrar que vêm com a contratação do MEO Energia não são, necessariamente, sinónimo de que o consumidor obtenha o tarifário de telecomunicações mais vantajoso. Os planos da MEO para a maior parte dos perfis de utilização não são os mais baratos do mercado. A duplicação de tráfego na internet móvel prevista na adesão ao MEO Energia pode torná-los um pouco mais baratos (em termos relativos, uma vez que há um ganho adicional e não um desconto), mas não o suficiente para se tornarem uma Escolha Acertada.

Além disso, nos pacotes com mais de um cartão para novos clientes, a própria operadora já duplica, triplica ou quadruplica os dados móveis da oferta, à medida que se acrescentam cartões ao pacote. Questionámos a MEO sobre a possibilidade de acumular a duplicação de GB do serviço MEO Energia com estas promoções. Não obtivemos resposta até ao fecho deste artigo, mas, se não for possível juntar estas duas ofertas nos pacotes com mais de um cartão de telemóvel, o bónus de tráfego do MEO Energia de nada serve ao consumidor que pretenda mudar para este operador e juntar mais de um cartão ao pacote ou aos atuais clientes que já beneficiam destes “multiplicadores". Já se for cliente e não tiver acesso a estas promoções que aumentam com o número de cartões, pode beneficiar da duplicação proporcionada pelo MEO Energia.

Sem fidelização no serviço de eletricidade

O MEO Energia não pressupõe fidelização no serviço de eletricidade, renovando-se ao fim de 12 meses. No entanto, se deixar de ser cliente MEO nas telecomunicações, passa a ter o tarifário PT LIVE Casa na energia e, por consequência, um agravamento na sua fatura mensal.

Se deixar de ser cliente MEO na energia, perde a duplicação de GB nos dados móveis. Segundo a operadora, o contrato do serviço de comunicações eletrónicas continua a decorrer sem alterações na fidelização e apenas são alterados os limites dos dados móveis.

Faça login no site para saber quais os tarifários de energia e de telecomunicações que compensam em relação ao MEO Energia. 

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós


 

Para saber se vale a pena, simule

Há que considerar os prós e contras de juntar todos estes serviços no mesmo operador, com ligações entre si. De um lado, a comodidade, do outro, questões contratuais que podem dificultar a mudança de alguma das partes para outra empresa. Não contrate o MEO Energia sem simular os seus consumos de energia e de telecomunicações e sem se certificar das consequências de contratar estes serviços no mesmo operador.

No caso da energia, precisa de saber qual o seu perfil de consumo, fazer uma simulação e comparar valores dos tarifários de energia. Devido aos descontos promocionais não comparáveis entre si e aos muitos serviços oferecidos pelas comercializadoras de eletricidade (assistência técnica, seguros de saúde, packs com aquisição de materiais…), comparar tarifários de energia sem a ajuda de um simulador não será a tarefa mais fácil do mundo. Foque-se, por isso, em fazer o “bilhete de identidade energético” da sua casa, identificando os consumos reais durante um período que, de preferência, abarque verão e inverno, e faça uma simulação o mais personalizada possível. O nosso simulador de energia considera todos os custos no preço final apresentado.

Nas telecomunicações, a multiplicidade de opções e declinações em cada tarifário, e a crescente tendência de agregar serviços (3P,4P, 5P) e números de telemóvel também dificultam a escolha. Há que encontrar a oferta de telecomunicações que melhor se adequa às suas necessidades.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.