Dicas

Roaming: o que saber antes de viajar para fora do País

Como saber as condições de roaming do meu tarifário? As regras são as mesmas dentro e fora da União Europeia? Esclareça as suas dúvidas sobre roaming e siga as dicas para a sua próxima viagem no estrangeiro.

25 julho 2022
Roaming

iStock

Quem costuma viajar para o estrangeiro não deve ser um desconhecido do roaming. É o serviço que lhe permite utilizar o telemóvel durante uma viagem ocasional, enquanto está fora do país onde reside ou tem laços estáveis, por exemplo, onde estuda ou trabalha. A partir do momento em que utiliza o seu telemóvel mais tempo no seu país do que no estrangeiro, considera-se que está a usar serviços em roaming quando está fora.

As regras do roaming são iguais dentro e fora da União Europeia?

Não. Quando utiliza o telemóvel numa viagem a outro país da União Europeia ou a alguns países do Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein), não paga taxas adicionais. A isto chama-se roaming gratuito.

As chamadas para telemóveis e telefones fixos, as mensagens de texto (SMS) e os serviços de dados móveis são cobrados às taxas nacionais, ou seja, ao mesmo preço que paga no país onde reside (roam like at home). Podem aplicar-se certos limites à utilização de dados, caso o preço unitário dos dados que esteja previsto no contrato seja muito baixo.

Como verificar as condições de roaming do meu tarifário?

Utilize o site ou o número de apoio do seu operador. Verifique quais os preços de roaming praticados no país a que se destina e qual a forma de cobrança, isto é, se o consumo é cobrado por minuto ou por quantidade de dados gastos (por exemplo, a cada 10 KB ou a cada 100 KB de consumo).

Confirme se existem e quais são os limites aplicados à utilização de dados. As comunicações incluídas nos tarifários não costumam contemplar MMS, números de valor acrescentado ou números e serviços especiais. O passo seguinte é perceber o que acontece quando ultrapassa esses limites e o que pode fazer para o evitar (por exemplo, desligar os dados móveis antes de ultrapassar o limite de dados).

O que acontece se ultrapassar o limite de dados?

Os operadores costumam avisar quando atinge 80% e 100% do limite de dados. Confirme se é aplicado automaticamente um pacote de dados (por exemplo, de 200 MB). Em regra, estes pacotes custam 2,99 euros. São ativados de forma sucessiva e automática, sem qualquer autorização expressa pelo cliente, o que a torna numa prática inadmissível e contestada pela DECO PROTESTE. Verifique se, pelo contrário, existe outra forma de taxação (por exemplo, taxa adicional de 0,00246 euros/MB).

Como funciona o roaming no Reino Unido após o Brexit?

Apesar de o Reino Unido ter abandonado a União Europeia, as condições de roaming são as mesmas que as do Espaço Económico Europeu. Pode continuar a usufruir dos serviços de voz, SMS e internet do seu tarifário nacional em terras de sua majestade.

9 dicas para evitar surpresas desagradáveis

  • Andorra, Principado do Mónaco e Suíça não pertencem à União Europeia, logo, o tarifário base de roaming será ativado de acordo com a zona aplicável.
  • Consultar o voice mail não é gratuito, como em Portugal. No Espaço Económico Europeu, em regra, aplica-se o preço de uma chamada para outras redes nacionais.
  • Receber chamadas só é gratuito quando está no Espaço Económico Europeu. Nos restantes países, as chamadas recebidas são taxadas consoante as tarifas aplicáveis no país onde se encontra.
  • Desative as atualizações automáticas nas definições do seu telemóvel.
  • Evite fazer downloads ou faça-os apenas através de redes Wi-Fi gratuitas seguras. Transfira, antes da viagem, as aplicações e os mapas dos sítios que vai visitar.
  • Confirme que a opção “Dados em Roaming” está ativada nas definições do telemóvel.
  • Verifique de que forma o operador lhe permite fazer o controlo do consumo de dados e de comunicações quando está fora do País.
  • Descubra como pode carregar o saldo do telemóvel no estrangeiro.
  • Quando estiver perto de uma fronteira, o seu telemóvel pode ligar-se automaticamente a uma rede do país fronteiriço, o que pode ativar regimes de taxação diferentes. Evite este problema ao desativar a seleção automática de rede nas definições do seu telemóvel.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.