Roaming: quanto custa usar telemóvel no estrangeiro?
Nos países da União Europeia, os consumidores podem usar dados, fazer chamadas e enviar mensagens e pagar o mesmo que no país de origem. Mas há limites.

Em junho de 2017, a Comissão Europeia instituiu o Roam Like at Home, que se pode traduzir por "roaming como em casa". Trata-se de um mecanismo que permite que os consumidores europeus usem o telemóvel no Espaço Económico Europeu nas condições contratadas no país de origem. Por exemplo, os portugueses podem efetuar chamadas, enviar mensagens e usar dados móveis pagando o mesmo que em Portugal.
Apesar de não haver problemas com as chamadas e o envio de mensagens, o mesmo pode não acontecer com os dados móveis. O consumidor pode ver o valor diminuir face ao que contratou e que tem disponível em Portugal.
Europa sem custos, mas com limites
Ao atravessar a fronteira, o consumidor pode ver o plafond de dados móveis disponível descer face ao contratado em Portugal. Por exemplo, caso tenha 100 GB de dados, poderá descobrir que fica apenas com 10 GB em Espanha ou Itália. A DECO PROteste encontrou este exemplo num tarifário da WOO. Ao ser consultada a área de cliente, na parte “Ver mais saldos”, constatou que os dados em roaming eram de apenas 10 GB. Para ter a certeza do valor disponível no seu tarifário, o mais seguro é consultar a sua área de cliente.
Os operadores são obrigados a disponibilizar um volume razoável de dados em roaming, com base numa fórmula definida pela Comissão Europeia. O cálculo considera o preço mensal do tarifário e o preço regulado do serviço de dados no mercado grossista. Mesmo assim, a grande maioria dos operadores disponibilizam valores acima do mínimo exigido. Já para as chamadas e as mensagens, o custo costuma ser o mesmo que é cobrado em Portugal.
Atenção: os operadores podem limitar o uso do roaming, para garantir que o mesmo é usado de forma equilibrada. Podem, por exemplo, definir limites e controlar o padrão de utilização. Em caso de abuso, contactam o cliente e, se o comportamento não mudar, podem aplicar taxas sobre as chamadas, as mensagens e os dados móveis.
Analise preços para fora da Europa
Se for para fora da União Europeia, o mecanismo do Roam Like at Home não se aplica. Neste caso, cada operador define as tarifas de roaming para cada país ou região, e os preços variam bastante. Assim, antes de viajar, consulte os preços do roaming para o país que irá visitar.
Para descobrir a melhor tarifa, comece por consultar as propostas na sua área de cliente ou no site do operador. Verifique os preços aplicáveis ao país de destino. Alguns operadores disponibilizam pacotes específicos para fora da UE, para alguns países ou regiões, com preços mais vantajosos. Se prefere manter o operador, certifique-se de que contrata a tarifa mais adequada e trate de tudo antes de viajar.
Caso se esqueça deste assunto antes da viagem ou não se importe de usar outro operador, pode comprar um cartão SIM ou eSIM no destino. Na maioria dos países, um cartão pré-pago local, que basta inserir no smartphone (ou ativar, no caso do eSIM), é a solução mais económica para aceder a dados móveis e efetuar chamadas, sem receio de surpresas na fatura. Se quiser partir com tudo tratado, pode comprar, ainda em Portugal e no site do operador estrangeiro, um eSIM pré-pago, e só tem de o ativar quando chegar ao destino.
Use os dados com cuidado
Se, em Portugal, costuma gastar dados sem preocupações, convém ter algum cuidado no estrangeiro, sobretudo se tiver menos dados ou não souber o limite.
Aplicações de streaming de vídeo, como Netflix ou YouTube, podem gastar entre 0,3 GB por hora, na definição-padrão, e 9 GB por hora, em 4K.
No caso do TikTok, um vídeo de 15 segundos requer, em média, cerca de 4 MB de dados. À medida que fizer scroll, os vídeos transmitidos em contínuo fazem disparar o volume de dados, podendo chegar a 800 MB por hora.
Dicas para poupar dados em férias
- Use redes wi-fi gratuitas. Opte por redes seguras, com palavras-passe controladas (por exemplo, no alojamento). Na dúvida, evite operações que exijam segurança, como aceder ao site do banco.
- Faça downloads antes. Aproveite o wi-fi gratuito para descarregar aplicações de museus, experiências e transportes, que poderá usar em passeios.
- Desative as atualizações. Lembre-se de desativar os downloads e as atualizações através de dados móveis. Configure o telemóvel para que sejam feitas apenas com wi-fi.
- Sincronização só com wi-fi. Se tem o backup de fotos e vídeos ativado, certifique-se de que a sincronização com a drive só é feita quando o telemóvel está ligado ao wi-fi.
- Evite a reprodução automática. Nas redes sociais, desative a reprodução automática de vídeos e ative o modo de economia de dados das aplicações.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |