O que é um cartão e-SIM e como funciona?
Os mais recentes lançamentos de telemóveis começaram a integrar uma tecnologia de chips virtuais que podem ser configurados digitalmente com as informações de cada operador. Saiba o que é e como funciona um cartão eSIM, e se o seu equipamento é compatível.

A grande maioria dos consumidores está familiarizada com os tradicionais cartões SIM, que são comprados ou oferecidos pelos operadores, e usados para ativar e utilizar planos de tarifários móveis. Ao longo dos anos, estes cartões físicos têm diminuído de tamanho, sendo agora os mais comuns os micro-SIM ou nano-SIM.
No entanto, os lançamentos mais recentes de telemóveis e de outros dispositivos móveis começaram a integrar os eSIM. Estes chips virtuais permitem que os serviços sejam contratados com os operadores e a conexão seja ativada diretamente no dispositivo, sem necessidade de um cartão físico.
Vantagens de um e-SIM
Além da poupança na compra de cartões SIM, as principais vantagens do chip virtual estão relacionadas com a flexibilidade e a simplicidade para contratação e ativação de planos móveis. Mas há mais vantagens.
Comodidade. Com o eSIM, evita deslocações às lojas ou constrangimentos com o tempo de espera de entrega de cartões pelos correios. A contratação e ativação digital é mais cómoda, e a ativação é mais rápida.
Viagens. No caso de viajar para uma região onde o roaming tem preços elevados (normalmente, fora da Europa), é prática comum a compra de um plano móvel temporário. E, com as trocas de cartões, é possível perder o cartão do telemóvel. Com um eSIM deixa de ter esse problema.
Múltiplos serviços. O eSIM possibilita a ativação de diversos planos móveis para um só dispositivo, bem como uma flexível ativação e desativação de cada um deles. Para consumidores que desejam ter mais de um número de telemóvel, essa é uma funcionalidade que torna a utilização mais simples. E é ainda mais positiva para utilizadores de iPhone, que normalmente apenas tinham capacidade para um cartão SIM físico.
Segurança. Um eSIM oferece maior segurança do que os tradicionais cartões, pois não pode ser removido do dispositivo em caso de perda ou furto do seu telemóvel. A segurança do seu dispositivo, como senha e reconhecimento facial, irão proteger o eSIM e todo o restante conteúdo.
Utilização em vários dispositivos. Sem a utilização de cartões físicos, é mais flexível a utilização de planos móveis em pequenos dispositivos, como os smartwatches. Esta funcionalidade permite que os outros dispositivos utilizem redes móveis sem que tenha de ter o telemóvel por perto.
O telemóvel é compatível?
Nos dispositivos mais recentes, a compatibilidade ou não com um eSIM será descrita como uma das características técnicas do dispositivo. Caso não encontre esta informação, verifique se o telemóvel tem essa possibilidade no menu de gestão de cartões SIM.
Se houver a opção de "Adicionar" ou "Configurar eSIM", a possibilidade existe. Nos dispositivos sem essa funcionalidade, apenas estarão disponíveis as configurações dos cartões SIM inseridos.
Para confirmar a compatibilidade, siga estes passos:
- se o dispositivo for um Android, entre em Definições > Ligações > Gestor SIM > Adicionar eSIM;
- se tiver um iPhone, poderá conferir em Definições > Rede Móvel > Adicionar eSIM.
O caminho nos dispositivos Android pode variar um pouco, dependendo do fabricante. A maioria dos Android topo de gama lançados recentemente tem essa funcionalidade. Nos smartphones Apple, todos os iPhones XS, XR ou posteriores têm essa definição.
Como obter um e-SIM?
Caso já tenha um plano ativo e deseje utilizá-lo através de eSIM, entre em contacto com o seu operador. Solicite que lhe disponibilizem os dados para o chip virtual. Irá receber um QR code com um PIN, fornecido digitalmente ou em papel, que será necessário para configurar o eSIM. A maioria das aplicações de operadores tem menus que facilitam esse pedido sem ter de falar com um assistente.
Caso esteja a contratar um novo serviço, poderá solicitar imediatamente o código. Há operadores que já permitem a contratação online e ativação digital, mas também há ainda operadores em Portugal que não o fazem.
Como configurar um e-SIM
Alguns operadores podem ativar o eSIM diretamente. Nestes casos, apenas é necessária a finalização da configuração nos dispositivos Android e iOS. No momento da ativação, serão enviadas notificações como “Finalize a configuração do eSIM” ou outras semelhantes.
Android
Para instalar o eSIM na maioria dos dispositivos Android, poderá aceder a Definições > Ligações > Gestor SIM > Adicionar eSIM > Digitalizar Código QR.
Poderá utilizar a câmara ou aceder à galeria para encontrar um código que lhe foi fornecido digitalmente. Após a solicitação e introdução do código, ative-o e utilize normalmente o telemóvel.
iOS
Para instalar o eSIM num iPhone, aceda ao menu Definições > Rede móvel. Depois, toque em “Configurar serviço móvel” ou “Adicionar eSIM”. De seguida, carregue em “Usar código QR” (pode ser necessário tocar primeiro em “Outras opções”).
Coloque o iPhone de modo a que o código QR fique enquadrado no ecrã ou introduza a informação manualmente. Será necessário que introduza um código de confirmação fornecido pelo operador.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |