Notícias

Sobrecolchões: poupe 94 euros com a Escolha Acertada

Os sobrecolchões entraram na moda para adicionar conforto às nossas noites, quando o colchão já não o faz. A DECO PROteste examinou 12 modelos. A maioria revela uma boa qualidade. Poupe 94 euros com as Escolhas Acertadas.

Especialista:
Editor:
06 março 2024
Homem dorme descansado numa cama confortável - alusão ao uso de sobrecolchões

iStock

O mundo é mais bonito depois de uma noite bem dormida, diz a sabedoria popular. O sono regula de forma eficaz todas as nossas células. Condição essencial ao descanso é "aterrar" numa cama confortável. E neste capítulo entram os sobrecolchões, ou toppers, como também são conhecidos. Têm como nobre objetivo proporcionar aquele conforto extra que torna difícil abandonar o mundo dos lençóis de manhã. Em voga nos últimos anos, o sobrecolchão coloca-se por cima do colchão. Não pretende substituí-lo, mas complementá-lo, tornando o sono mais aconchegante.

Poupe com o teste a colchões

O topper é um colchão mais fino, com poucos centímetros de espessura, que se põe por cima daquele para um conforto extra. Uma vantagem é absorver os movimentos do parceiro. 
O topper é um colchão mais fino, com poucos centímetros de espessura, que se põe por cima daquele para um conforto extra. Uma vantagem é absorver os movimentos do parceiro.

Sobrecolchões garantem melhor sono e mais conforto 

Com uma espessura que não ultrapassa, geralmente, 12 centímetros, o sobrecolchão tem a capacidade de modificar características do colchão, como o nível de firmeza, tornando-o mais macio ou, pelo contrário, mais firme. Também influencia o seu comportamento térmico, para mais quente ou mais fresco. E, já que falamos de temperatura, os 12 modelos que a DECO PROteste analisou revelam ser frescos ou muito frescos, uma vantagem quando já não sabemos o que fazer para mitigar o desconforto das noites demasiado quentes.

Usar um topper é também uma forma bastante eficaz de prolongar a vida do colchão, protegendo-o sem gastar muito. Alguns têm uma capa lavável, o que faz toda a diferença em termos de limpeza.

Critérios para escolher o melhor topper não faltam. Da espessura ao nível de firmeza, passando pela composição e pelo número de camadas, pelo apoio dado às costas, fundamental para o bom alinhamento da coluna vertebral ou pela durabilidade, é todo um mundo a desvendar no momento de decidir. 

Qualidade sustentável

Todos os produtos avaliados, sobre um colchão de qualidade média, obtiveram resultados positivos globais, a variar entre o muito bom e o médio.

O critério mais importante para escolher o topper é o mesmo a que recorremos na compra do colchão. Trata-se do suporte do corpo, que, nos modelos testados, varia de forma significativa. Globalmente, o pior desempenho pertence aos modelos Colmol e Bianco, com resultados bastante baixos para qualquer forma de dormir e qualquer morfologia de pessoa. 

Os melhores resultados no suporte são alcançados pelos dois modelos da Molaflex e da Lusocolchão. O conforto que proporcionam e os resultados dos ensaios de durabilidade posicionam os modelos da Molaflex no topo da classificação.

Mais tempo para dormir bem

O conforto é um dos pontos mais positivos dos sobrecolchões avaliados. Mais de metade dos produtos obtiveram uma boa pontuação. A pior classificação pertence ao Ikea Tussöy, que não passou de um conforto abaixo da média.

Todos os sobrecolchões do teste são bastante duráveis. O melhor conseguiu cinco estrelas nesta frente. Sujeitos a testes de desgaste, os piores têm, no mínimo, uma durabilidade mediana. Podemos dormir mais descansados.

Conselhos para acertar na loja

A elasticidade dos materiais utilizados nos produtos e as capas laváveis, elemento importante ao nível de higiene, são dois pontos a considerar.

A elasticidade dos materiais pode fazer a diferença no conforto, em particular, na capacidade de o sobrecolchão se moldar às diferentes zonas de pressão. Verifique se a superfície retoma a forma inicial rapidamente, ao retirar a pressão exercida.

Mais de metade dos modelos examinados não contam com capas removíveis, o que dificulta bastante a limpeza. Usar um protetor de colchão é a única solução para estes casos.

Sobrecolchões: preço, resultados do teste a 12 marcas e seleção de toppers

Todos os produtos testados medem 160 x 200 centímetros. Só a espessura varia: de 4,5 a 8,5 centímetros. Apenas os modelos da Emma, da Ikea, da Jysk e da Pikolin contam com capa removível. O preço dos toppers em exame oscila entre 165 e 465 euros. Se optar pela Escolha Acertada mais barata, poderá poupar 94 euros, face à média dos modelos testados.

Toppers 160 x 200 cm QUALIDADE GLOBAL % PREÇO (€) CARACTERÍSTICAS RESULTADOS
  Dezembro 2023 Espessura (cm) Número de camadas Camada viscoelástica Nível de firmeza Comportamento térmico Suporte do corpo Conforto Desempenho ambiental Limpeza Durabilidade
MOLAFLEX
Topper Visco
Melhor do Teste
Escolha Verde
72 234 - 254,40 4,5 8 Sim baixo muito fresco Avaliação: 3 Avaliação: 4 Avaliação: 5 Avaliação: 0,5 Avaliação: 4,5
MOLAFLEX
Topper Duo
Escolha Acertada 70 174 - 229 4,5 8 Sim baixo muito fresco Avaliação: 3 Avaliação: 4 Avaliação: 4 Avaliação: 0,5 Avaliação: 4,5
PIKOLIN
Madison Visco
68 273,60 5,5 3 Sim muito baixo muito fresco Avaliação: 2,5 Avaliação: 4 Avaliação: 4 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3,5
LUSOCOLCHÃO
Top Swan
64 236,30 - 256,22 8,5 6 Sim baixo fresco Avaliação: 3 Avaliação: 3 Avaliação: 3,5 Avaliação: 0,5 Avaliação: 4
JYSK
Gold T50 Dreamzone
Escolha Acertada
Escolha Verde
63 165 6,5 7 Sim baixo muito fresco Avaliação: 1,5 Avaliação: 4 Avaliação: 5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 4,5
BESTBED
Nature
62 365,40 - 406 5,5 7   baixo muito fresco Avaliação: 2,5 Avaliação: 4 Avaliação: 4 Avaliação: 0,5 Avaliação: 5
MINDOFLEX
Topper Sense Mflex
61 183 - 229 6,5 10 Sim baixo muito fresco Avaliação: 2,5 Avaliação: 4 Avaliação: 3,5 Avaliação: 0,5 Avaliação: 3
EMMA
Sobre-colchão
(Diamond Degree Topper)
60 465 8,5 4 Sim baixo fresco Avaliação: 2,5 Avaliação: 3 Avaliação: 3,5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 3
IKEA Tussöy 802.981.34 56 229 7,5 7 Sim muito baixo fresco Avaliação: 2,5 Avaliação: 2,5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 4
COLMOL
Sobre-colchão de Viscoelástica
(Memory H5 Soft 21)
56 255 5,5 7 Sim baixo muito fresco Avaliação: 1 Avaliação: 4 Avaliação: 3,5 Avaliação: 0,5 Avaliação: 4
IKEA
Hornnes 203.208.21
54 189 5 9   baixo muito fresco Avaliação: 2,5 Avaliação: 3 Avaliação: 4 Avaliação: 4,5 Avaliação: 4
BIANCO
Topper Sensitive
(Colchões & Companhia)
52 257 6,5 10 Sim baixo muito fresco Avaliação: 1 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 0,5 Avaliação: 3,5

Melhor do Teste  Melhor do Teste  Escolha Acertada  Escolha Acertada Escolha Verde Escolha Verde

Avaliações da DECO PROTeste

O Molaflex Topper Visco é, sem reservas, o Melhor do Teste. Tem uma Qualidade Global muito boa, de 72%, conquistando também o título de Escolha Verde. Em comparação com os outros modelos testados, apresenta menor pegada de carbono, e as várias camadas são fáceis de separar no processo que antecede a reciclagem. Além deste cuidado, os bons resultados nos ensaios de durabilidade justificam a classificação de Escolha Verde. Em termos de sustentabilidade, o modelo da Molaflex é acompanhado pelo Jysk Gold T50 Dreamzone, também um duplo vencedor: com um preço competitivo, é uma Escolha Acertada, a par do Molaflex Topper Duo.

Molaflex Topper Visco

Custa desde 234 a 254,40 euros. 
Custa desde 234 a 254,40 euros. 

Melhor do Teste e Escolha Verde, com 72% de Qualidade Global. Bastante confortável. Tem um excelente desempenho ambiental e é durável. Sem capa removível.

Molaflex Topper Duo

O preço varia de 174 a 229 euros. 
O preço varia de 174 a 229 euros. 

Escolha Acertada, com 70% de Qualidade Global. Ótima relação entre o preço e a qualidade. Garante bom suporte às costas e uma das suas camadas é viscoelástica.

Jysk Gold T50 DreamZone

Nas lojas, custa 165 euros. 
Nas lojas, custa 165 euros.
Escolha Acertada e Escolha Verde, com 63% de Qualidade Global. Com excelente desempenho ambiental, tem capa removível. Não se destaca no suporte do corpo, mas brilha no conforto e no preço.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar