Notícias

Sobrecolchões: poupe 94 euros com a Escolha Acertada

Os sobrecolchões entraram na moda para adicionar conforto às nossas noites, quando o colchão já não o faz. A DECO PROteste examinou 12 modelos. A maioria revela uma boa qualidade. Poupe 94 euros com as Escolhas Acertadas.

Especialista:
Editor:
06 março 2024
Homem dorme descansado numa cama confortável - alusão ao uso de sobrecolchões

iStock

O mundo é mais bonito depois de uma noite bem dormida, diz a sabedoria popular. O sono regula de forma eficaz todas as nossas células. Condição essencial ao descanso é "aterrar" numa cama confortável. E neste capítulo entram os sobrecolchões, ou toppers, como também são conhecidos. Têm como nobre objetivo proporcionar aquele conforto extra que torna difícil abandonar o mundo dos lençóis de manhã. Em voga nos últimos anos, o sobrecolchão coloca-se por cima do colchão. Não pretende substituí-lo, mas complementá-lo, tornando o sono mais aconchegante.

Poupe com o teste a colchões

O topper é um colchão mais fino, com poucos centímetros de espessura, que se põe por cima daquele para um conforto extra. Uma vantagem é absorver os movimentos do parceiro. 
O topper é um colchão mais fino, com poucos centímetros de espessura, que se põe por cima daquele para um conforto extra. Uma vantagem é absorver os movimentos do parceiro.

Sobrecolchões garantem melhor sono e mais conforto 

Com uma espessura que não ultrapassa, geralmente, 12 centímetros, o sobrecolchão tem a capacidade de modificar características do colchão, como o nível de firmeza, tornando-o mais macio ou, pelo contrário, mais firme. Também influencia o seu comportamento térmico, para mais quente ou mais fresco. E, já que falamos de temperatura, os 12 modelos que a DECO PROteste analisou revelam ser frescos ou muito frescos, uma vantagem quando já não sabemos o que fazer para mitigar o desconforto das noites demasiado quentes.

Usar um topper é também uma forma bastante eficaz de prolongar a vida do colchão, protegendo-o sem gastar muito. Alguns têm uma capa lavável, o que faz toda a diferença em termos de limpeza.

Critérios para escolher o melhor topper não faltam. Da espessura ao nível de firmeza, passando pela composição e pelo número de camadas, pelo apoio dado às costas, fundamental para o bom alinhamento da coluna vertebral ou pela durabilidade, é todo um mundo a desvendar no momento de decidir. 

Qualidade sustentável

Todos os produtos avaliados, sobre um colchão de qualidade média, obtiveram resultados positivos globais, a variar entre o muito bom e o médio.

O critério mais importante para escolher o topper é o mesmo a que recorremos na compra do colchão. Trata-se do suporte do corpo, que, nos modelos testados, varia de forma significativa. Globalmente, o pior desempenho pertence aos modelos Colmol e Bianco, com resultados bastante baixos para qualquer forma de dormir e qualquer morfologia de pessoa. 

Os melhores resultados no suporte são alcançados pelos dois modelos da Molaflex e da Lusocolchão. O conforto que proporcionam e os resultados dos ensaios de durabilidade posicionam os modelos da Molaflex no topo da classificação.

Mais tempo para dormir bem

O conforto é um dos pontos mais positivos dos sobrecolchões avaliados. Mais de metade dos produtos obtiveram uma boa pontuação. A pior classificação pertence ao Ikea Tussöy, que não passou de um conforto abaixo da média.

Todos os sobrecolchões do teste são bastante duráveis. O melhor conseguiu cinco estrelas nesta frente. Sujeitos a testes de desgaste, os piores têm, no mínimo, uma durabilidade mediana. Podemos dormir mais descansados.

Conselhos para acertar na loja

A elasticidade dos materiais utilizados nos produtos e as capas laváveis, elemento importante ao nível de higiene, são dois pontos a considerar.

A elasticidade dos materiais pode fazer a diferença no conforto, em particular, na capacidade de o sobrecolchão se moldar às diferentes zonas de pressão. Verifique se a superfície retoma a forma inicial rapidamente, ao retirar a pressão exercida.

Mais de metade dos modelos examinados não contam com capas removíveis, o que dificulta bastante a limpeza. Usar um protetor de colchão é a única solução para estes casos.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar