Guia de compras

Pellets: guia de compras

28 janeiro 2019

28 janeiro 2019
Os pellets, pequenos cilindros de madeira compactada, são feitos com restos de folhas, serradura e lascas de madeira. Prefira os que apresentam uma cor uniforme e brilhante e estão bem compactados e sem pó.

Embora a certificação não garanta a qualidade dos pellets, é um primeiro passo ao dispor dos fabricantes para garantir um maior controlo de qualidade e fornecer um produto eficiente e com uma pegada ecológica muito reduzida. Um produto certificado inclui uma imagem com as letras ENplus e PT seguidas de três dígitos que indicam o número do certificado, único para cada produtor.

Quando comprar pellets, prefira os que apresentam uma cor uniforme e brilhante e estão bem compactados e sem pó.

Verifique os seguintes parâmetros na rotulagem:

  • quanto maior a percentagem de cinzas, mais vezes terá de limpar o reservatório, dado que aquelas podem originar pequenos problemas de corrosão e mais emissões e exigir manutenções mais frequentes;
  • quanto maior a percentagem de humidade, menos material combustível estará presente nos pellets. Deve ser inferior a 10 por cento;
  • o poder calorífico indica a energia que vai proporcionar. O ideal é ser superior a 16,5 MJ por quilo;
  • se os pellets forem muito grandes podem originar problemas ao entrar na câmara de combustão. As dimensões devem ser compatíveis com a salamandra ou caldeira;
  • a temperatura de fusão indica o valor a partir do qual as cinzas se fundem, formando um material agregado tipo pedra. Quanto mais alta for, melhor.

Certifique-se de que a embalagem não está danificada, já que os pellets tendem a absorver humidade. Se tiver um local seco onde armazenar os sacos de pellets, verifique se consegue um preço mais baixo ao comprar uma quantidade maior. Tenha cuidado ao transportar os sacos da loja para casa, pois alguns revelaram-se frágeis. Da mesma forma, um excessivo manuseamento dos sacos pode aumentar o conteúdo de finos. Daí ser importante manusear pouco os sacos.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.