7938 Visualizações
0 Respostas
0 Gostos
Dicas
O que fazer quando o vidro da salamandra a pellets escurece
As salamandras a pellets são boas aliadas para combater o frio e servem como alternativa aos métodos convencionais de aquecimento. Mas o vidro destes aparelhos tende a escurecer após algumas utilizações. Saiba como resolver o problema.
- Especialista
- Pedro Silva e Susana Rodrigues
- Editor
- Cláudio Nogueira e Alda Mota
20 outubro 2022

Há diversos mecanismos que podem manter a sua casa quente e confortável, desde as lareiras tradicionais até aos aquecedores portáteis. Mas, caso pretenda uma alternativa com uma fácil utilização e uma pegada ecológica reduzida, a salamandra a pellets pode ser a solução para si.
Apesar de a salamandra a pellets ter muitas vantagens, um dos problemas mais comuns que os seus utilizadores costumam encontrar é o facto de o vidro do aparelho escurecer após algumas utilizações. As causas podem ser muitas, mas o problema pode ser resolvido com alguma manutenção.
5 dicas para uma boa manutenção do vidro
1. Verifique se as zonas por onde passa o ar não estão obstruídas. Em regra, o vidro permanece limpo graças a uma corrente de ar que flui ao longo do mesmo. Se o vidro escurecer, o mais provável é que as zonas por onde passa o ar estejam a ser bloqueadas por cinzas. Verifique as recomendações do fabricante e, se o problema persistir, o melhor é contactar um técnico especializado. A entrada de ar é essencial para o bom desempenho da salamandra. A resolução do problema permite que as despesas e os níveis de poluição sejam menores.
2. Mantenha a salamandra bem limpa. Para evitar a acumulação de cinzas ou de sujidade, bem como para contornar possíveis entupimentos que levem a uma fraca oxigenação e, consequentemente, ao escurecimento do vidro, limpe cuidadosamente a salamandra. Uma salamandra limpa apresenta um melhor desempenho e diminui o risco de avarias.
3. Certifique-se de que os vedantes da porta estão intactos. Se estiverem danificados, a salamandra pode ter de recorrer à corrente de ar que passa junto ao vidro, em vez de o fazer a partir da conduta de ar. Neste caso, a combustão não se realiza corretamente, o que faz com que o vidro escureça.
4. Utilize pellets de boa qualidade. Se adquirir pellets de baixa qualidade ou húmidos, estes queimam mais rapidamente e produzem mais cinzas. Opte por pellets de melhor qualidade e verifique se o problema se mantém.
5. Verifique e adeque os parâmetros da salamandra. Podem não estar corretos. Deve conferir se não definiu parâmetros muito exigentes. O vidro preto também pode derivar da utilização da salamandra sempre em potência 1 ou em modulação. Consulte o manual de instruções para garantir o melhor funcionamento do seu aparelho.
Como limpar o vidro da salamandra a pellets
Após desligar a salamandra e certificar-se de que o vidro não está quente, pode recorrer a uma solução caseira bastante eficaz para o limpar, recorrendo às cinzas. Para tal, deve humedecer uma folha de jornal ou outro pedaço de papel e depois passá-lo pelas cinzas. Pode utilizar este papel coberto de cinzas para limpar o vidro: ao esfregá-lo pelo vidro, permite que a sujidade se solte e dissolva mais facilmente.
Repita o processo as vezes que considerar necessárias. Depois, basta passar uma esponja ou um pano, ambos húmidos, para limpar os resíduos. Para finalizar, poderá secar o vidro com outro pedaço de papel.
Existem também produtos de limpeza específicos e apropriados para este tipo de soluções. Ao utilizá-los, tenha em consideração as recomendações e indicações dos fabricantes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |