Notícias

Como descobrir a marca automóvel mais fiável

Ajudar o consumidor a escolher um carro menos sujeito a avarias e incentivar os fabricantes a melhorar são os objetivos do selo Marca Mais Fiável.

  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida e Carlos Morgado
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
01 junho 2020
  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida e Carlos Morgado
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
Carro branco a ser conduzido numa estrada deserta

iStock

Não podemos testar em laboratório as avarias que os carros sofrem ao longo dos anos: só a utilização real revela se um modelo avaria mais do que o habitual ou não. Os estudos de fiabilidade que realizamos são a solução ideal para ajudarmos os consumidores a conseguir esta informação. Para tornar este dado mais imediato e simples de obter, criámos um novo título: Marca Mais Fiável.

Recomendação Marca mais fiável

Fiabilidade do carro deve ser consistente

A fiabilidade é calculada a partir das respostas ao nosso estudo sobre a experiência dos condutores com os seus automóveis. O último decorreu em abril de 2019 e os resultados foram publicados na PROTESTE n.º 420, de fevereiro de 2020. No total dos cinco países, obtivemos 80 829 respostas válidas. O índice de fiabilidade, numa escala de 0 a 100, tem em conta as avarias ocorridas nos 12 meses anteriores ao preenchimento do questionário e a importância das mesmas, bem como o número total de quilómetros e a idade do automóvel. O índice é depois convertido em estrelas, sendo que a perceção dos consumidores é utilizada para estabelecer os limites entre as diferentes estrelas.

Para que uma marca possa receber o título de Marca Mais Fiável numa categoria, terá de respeitar três critérios. Primeiro, obter cinco estrelas no índice de fiabilidade. De seguida, o valor do índice deverá ser significativamente mais elevado do que a média obtida pelas marcas com cinco estrelas. Por fim, não pode ter versões com menos do que quatro estrelas na categoria em causa.

Marcas de automóveis divididas por cinco categorias

Citadinos, utilitários, familiares, MPV (veículos de utilização múltipla) e SUV (veículos utilitários desportivos) são as categorias usadas para separar os automóveis. Ajudam ainda a decidir o tipo de carro pretendido: mais pequeno e compacto, para usar na cidade, ou maior, para levar família e bagagens em grandes viagens.

Citadinos mais fiáveis

utilitário mais fiável

familiares mais fiáveis

suv mais fiável

mpv mais fiável

Na altura de escolher a viatura, o consumidor só tem de procurar as marcas mais fiáveis na categoria desejada e, de seguida, optar por um dos modelos, consoante as necessidades da família e o orçamento disponível para a compra. Esperamos, com este selo, ajudar ainda mais os consumidores a escolher um automóvel e incentivar todos os fabricantes a aumentar a fiabilidade dos seus veículos.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.