Notícias

Chocolates Kinder retirados do mercado: há motivo para alarme?

Alguns lotes de chocolates da marca Kinder foram retirados de alguns países europeus depois de terem sido associados a casos de infeção por Salmonella. Os lotes em causa não estão à venda em Portugal.

12 abril 2022
ovo kinder surpresa

iStock

A Ferrero, empresa que comercializa produtos como os ovos Kinder ou a Nutella, retirou vários chocolates do mercado português depois de alguns lotes fabricados na Bélgica terem sido associados a centenas de casos de infeção pela bactéria Salmonella em países como Alemanha, França e Reino Unido. Em causa estão os produtos Kinder Schoko-Bons, Kinder Surpresa Maxi 100 gramas, Kinder Happy Moments 133 gramas/191 gramas e Kinder Mix.

Em comunicado, a empresa refere que os lotes contaminados não estavam à venda em Portugal, mas por precaução decidiu retirar de venda as gamas dos chocolates referidos provenientes da unidade de produção em Arlon, na Bélgica, onde foram fabricados os produtos associados aos casos de infeção por Salmonella. De acordo com a empresa, os ovos Kinder Surpresa e Kinder Gran Surpresa não estão entre os produtos afetados e continuam disponíveis no mercado português.

Na nota de imprensa, a Ferrero pede ainda aos consumidores que tenham adquirido um dos produtos agora retirados do mercado que não o consumam e contactem o seu serviço de apoio ao cliente para o mercado ibérico através do número 00 800 555 99998 para saber como proceder.

O que é a salmonelose e quais os sintomas?

A salmonelose é uma infeção causada por bactérias do género Salmonella, sendo uma das mais frequentes a Salmonella typhimurium, que contaminou os produtos Kinder. Frequentemente associada ao consumo de alimentos crus ou mal cozinhados como a carne, o leite ou os ovos, pode também ser transmitida pela água ou outros alimentos contaminados. Deficiências na manipulação ou problemas de higiene no processo de fabrico também podem causar um surto deste tipo.

Ainda não se sabe de que forma a bactéria contaminou os chocolates da Kinder, mas é possível que a contaminação tenha ocorrido através do leite usado na produção dos chocolates (o cacau pode ser outra possibilidade).

Os principais sinais de infeção por Salmonella podem surgir entre 12 e 72 horas após ingestão do alimento e incluem sintomas como diarreia, vómitos, febre e cólicas abdominais.

O risco é maior para as crianças?

Qualquer pessoa pode ser afetada pela bactéria, mas as crianças, os idosos ou qualquer pessoa com um sistema imunitário mais fraco correm maior risco de infeção grave.

Como é tratada uma intoxicação por Salmonella e como prevenir?

Regra geral, a salmonelose desaparece entre quatro e sete dias depois da infeção e a maioria das pessoas recupera sem necessidade de tratamento. Em caso de infeção, beba muita água para evitar a desidratação. Siga algumas dicas para evitar doenças de origem alimentar.

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.