Notícias

Modo de imagem para desporto no TV leva cartão amarelo

Cores artificiais e demasiado saturadas, além de contraste e brilho exagerados, fazem do modo Futebol/Desporto da LG uma má opção para visionar o Europeu ou os Jogos Olímpicos. O modo Padrão conduz a uma imagem bastante mais equilibrada.

  • Dossiê técnico
  • António Alves e José Almeida
  • Texto
  • Inês Lourinho
23 junho 2021
  • Dossiê técnico
  • António Alves e José Almeida
  • Texto
  • Inês Lourinho
modo de imagem tv

iStock

Em ano de Europeu de futebol e Jogos Olímpicos, é natural que os fabricantes de televisores joguem ao ataque, com novas funções. A imagem otimizada para futebol ou desporto é uma dessas tentativas de seduzir os consumidores, ávidos pelas habilidades dos seus ídolos em cores vívidas e bem definidas.

Entre os televisores que testámos este ano (compare os modelos no nosso comparador de televisores), para já, só encontrámos o modo Futebol/Desporto nos aparelhos da LG. Mas será apenas uma forma de tirar partido do entusiasmo com os grandes eventos desportivos ou uma mais-valia para os utilizadores? Foi o que investigámos em laboratório.

Descobrimos que as cores são muito artificiais e saturadas e que o contraste e o brilho ficam igualmente exagerados. Mesmo a visionar eventos desportivos, o recurso ao modo Padrão (“normal”) conduz a uma experiência muito mais satisfatória. Já o modo sonoro específico para desporto agradou bastante.

O que investigámos nos televisores da LG

Padrão, Cinema e Vivo são alguns dos modos predefinidos de parametrização da imagem proporcionados pelos televisores da LG, uma das marcas líderes do mercado. A este naipe de possibilidades, junta-se agora o modo Futebol/Desporto. Para verificarmos a sua pertinência, utilizámos um dos novos painéis OLED do fabricante: o LG OLED55B16LA, que foi atualizado para a versão de software mais recente.

Ligámos o aparelho a uma caixa descodificadora de alta definição por HDMI. Nesta, tínhamos a gravação de um jogo de futebol, que usámos como fonte na nossa investigação.

Recorremos a um painel de utilizadores para analisar o vídeo. Enquanto a gravação lhes era mostrada, íamos alternando os parâmetros da imagem entre os valores otimizados por nós, que resultaram do modo Padrão com ajustes, e o modo Futebol/Desporto. Fizemos o mesmo para os parâmetros do som, já que também neste caso havia um modo de desporto.

Os resultados da imagem em modo Futebol/Desporto

A imagem em modo Futebol/Desporto é muito similar à obtida com o modo Vivo, aquele que, normalmente, é usado em demonstração nas lojas, com cores mais intensas e maior contraste. As diferenças estão na saturação das cores, que é ainda mais intensa no modo Futebol/Desporto, e no sistema de redução de ruído, menos atuante. Já o nível de nitidez é ligeiramente incrementado. Mas, nos parâmetros com mais impacto na qualidade da imagem, como o brilho, o contraste e a temperatura de cor, os valores são iguais.

foto interior novo

Nas duas primeiras imagens, podemos ver que são subtis as diferenças entre os modos Vivo e Futebol/Desporto: ambas têm as cores demasiado saturadas e artificiais, com tons artificiais e excesso de brilho. A terceira foto corresponde à otimização feita por nós. Neste caso, as cores e o contraste são bastante mais equilibrados.

Quando comparado com o modo Padrão após os nossos ajustes, o modo Futebol/Desporto conduz a imagens demasiado saturadas e artificiais, com tons azulados, e bastante mais brilho. Perdem-se, inclusive, detalhes nas zonas mais claras das imagens.

foto interior novo 

Com o modo Futebol/Desporto, são nítidas as perdas de detalhe ao nível do pescoço e do braço esquerdo do futebolista.

Já o modo sonoro agradou bastante em jogos de futebol. O volume do som é incrementado. Mas, mais importante, dá uma sensação de maior amplitude e os sons do público no estádio tornam-se mais percetíveis. Também a voz do comentador é amplificada e muito nítida. No geral, é criada uma sensação mais realista e envolvente.

O teste mostra, assim, que o modo Futebol/Desporto, presente nos televisores da LG, é mais um golpe de marketing do que uma vantagem para os consumidores. As diferenças são muito subtis face ao modo Vivo. E até o modo Padrão conduz a uma melhor experiência no visionamento de eventos desportivos.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós