iPhone 16e ou Galaxy S24 FE: batalha de telemóveis "premium acessíveis"
O iPhone 16e é a versão mais acessível da nova linha da Apple. Para quem deseja estar atualizado sem investir nos modelos mais caros da marca, este dispositivo promete um bom compromisso entre preço, desempenho e funcionalidades, mas não é a melhor opção para os utilizadores mais exigentes. Já foi testado em laboratório e comparado com a concorrência.

O iPhone 16e à altura da geração atual? Ao primeiro olhar no ecrã exibe um design diferente do iPhone 16. Sem o Dynamic Island, aproxima-se mais do iPhone 14, com um ecrã OLED de 6,1 polegadas, muito maior do que a diagonal de 4,7 polegadas do iPhone SE de 2022.
Poupar com a seleção de telemóveis
Apresenta algumas alterações: o botão de silenciar foi substituído pelo botão de "ação", já visto nos modelos mais caros da série 16. Contudo, falta o botão adicional para controlar a câmara, uma das diferenças mais flagrantes comparado com os outros modelos. Esta funcionalidade continua nos exemplares Pro e Pro Max.

A taxa de atualização do ecrã é limitada a 60 Hz, à semelhança da do ecrã OLED do iPhone 16, garantindo uma qualidade de imagem consistente.
A câmara tem algumas limitações: integra apenas um sensor traseiro, mas o iPhone 16e conta com a tecnologia Fusion Camera da Apple. Inclui uma lente grande angular de 48 MP e um zoom digital 2x, com uma resolução final de 12 MP. Apesar de não ter zoom ótico verdadeiro ou uma lente ultragrande angular, a qualidade fotográfica é bastante boa. Falta apenas versatilidade.

O carregamento da bateria é rápido com um carregador de alta potência (em separado), que leva a bateria dos 0 aos 100% em 105 minutos. Os fãs de carregamento sem fios poderão ficar desapontados: o iPhone 16e não suporta MagSafe, estando limitado à tecnologia Qi, com uma potência máxima de 7,5 W. O chip A18, o mesmo do iPhone 16, garante um excelente desempenho e uma longevidade para "receber" pelo menos quatro a cinco anos de atualizações.
Bateria, desempenho, resistência e preço do iPhone 16e
Reputação da Apple intacta: o iPhone 16e passou todos os testes de durabilidade, incluindo os de queda e imersão. De acordo com as certificações, consegue resistir até 6 metros de profundidade durante 30 minutos. Tem um preço de entrada de 630 euros na versão de 128 GB, enquanto a variante de 512 GB dispara a fatura para 1058 euros.
Comparado com o iPhone SE, lançado há três anos por 529 euros, não parece assim tão acessível. Por um valor ligeiramente superior, pode optar por um iPhone 15 novo ou até um iPhone 15 Pro recondicionado, com especificações superiores. E se o "caçar" com um superdesconto...
iPhone 16e acessível, mas limitado
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .