Notícias

Apps de videoconferência com vantagens, mas também problemas de segurança

Reuniões de trabalho, aulas e até sessões de desporto têm ocorrido por videoconferência desde que começou a quarentena. Analisámos as apps mais populares que as permitem, e identificámos prós e contras.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e Sofia Costa
  • Texto
  • Inês Lourinho
16 abril 2020
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e Sofia Costa
  • Texto
  • Inês Lourinho
homem ao computador a falar através de videoconferência

iStock

O País foi para casa, mas não parou exatamente: as relações sociais e profissionais transferiram-se para o ecrã. No passado, as reuniões à distância eram quase sinónimo de Skype. Hoje, a oferta de aplicações é vasta, e a procura, tanto de empresas como de particulares, disparou. Por exemplo, o número de utilizadores da Microsoft Teams em todo o mundo precisou de apenas três meses para mais do que duplicar, de 20 milhões para 44 milhões.

Face à popularidade destas aplicações, analisámos seis das que reúnem mais fãs. Possibilidade de agregar dezenas de participantes numa reunião e facilidade de utilização são algumas vantagens das plataformas analisadas, mas também têm sido denunciados problemas de segurança. A Zoom, que entretanto se tornou muito popular, é o caso mais mediático.

Zoom com problemas de segurança

A Zoom passou de virtual desconhecida a escolha de 15 milhões de utilizadores. O sucesso terá suscitado o interesse dos piratas informáticos, e hoje a aplicação está a acusar vulnerabilidades. O perigo prende-se sobretudo com os links inseridos na caixa de conversação (chat). A Zoom, tal como outras apps, permite que os participantes numa reunião convidem terceiros para o evento. Estes convidados podem digitar endereços maliciosos, onde os mais incautos clicam, acabando por infetar o computador.

Na dúvida, não clique nos links: opte por copiá-los e colá-los na caixa de pesquisa do Google, para obter mais informação. Se o link remeter para a instalação de algum programa ou pedir permissões adicionais, não as aceite.

Para esta ou qualquer outra aplicação, faça as atualizações sempre que forem lançadas. E, por precaução, evite usar as apps de videoconferência para assuntos confidenciais. Um truque para proteger a privacidade é tapar a câmara do computador com fita-cola, sempre que não a usar.

A nossa análise

As aplicações estudadas correm todas em ambiente Windows e Mac, no caso do computador, e em Android e iOS, nos dispositivos móveis. Sempre que possível, optámos por estudar a versão gratuita.

Webex Meetings

Prós Tem versão grátis e permite até 100 utilizadores simultâneos neste plano. Reunião pode durar até 24 horas. Dá a possibilidade de partilhar ecrãs. Vários planos pagos: Starter, Plus e Business. Inclui a função raise your hand: quando um participante levanta a mão, surge um ícone junto ao seu nome, indicando que pretende falar.

Contras A gravação de reuniões e a partilha de aplicações só são possíveis nos planos pagos.

GoTo Meeting

Prós Elevado número de utilizadores simultâneos: 150 no plano Pro. Versão de experiência durante 14 dias. Acesso às reuniões pode ser feito via browser. Permite partilhar ecrãs e convidar utilizadores externos.

Contras Não admite o envio de ficheiros. Sem a função raise your hand. Não permite gravar reuniões. Não tem planos grátis. Custa, pelo menos, 12,50 euros mensais ou 129 euros anuais, o que equivale a 10,75 euros por mês.

Microsoft Teams

Prós Admite 250 utilizadores ao mesmo tempo. Possível enviar ficheiros. Reuniões acessíveis pelo browser. Permite partilhar ecrãs. Utilizadores externos podem ser convidados. Grava e transcreve as reuniões. Faz a partilha de aplicações. Permite, na videochamada, desfocar o fundo, para proteção da privacidade. Faz a integração com o Outlook e dá a possibilidade de editar e ler documentos Word, Powerpoint e Excel na app. A partir da versão Teams 3, inclui a função raise your hand.

Contras O preço começa nos 5,17 euros, devido à necessidade de comprar, pelo menos, a versão Essentials do Office 365 Empresas. Porém, como, em muitos casos, é grátis pela empresa ou pela escola, nem sempre é um contra.

Skype

Prós Totalmente grátis. Número suficiente de utilizadores simultâneos: cinquenta. Permite o envio de ficheiros. Reunião acessível pelo browser. Externos podem ser convidados. Grava e transcreve as reuniões.

Contras Não dá a possibilidade de partilhar aplicações. Sem a função raise your hand.

Slack

Prós Prevê uma versão gratuita.

Contras No plano grátis, só permite dois utilizadores (15 num pago). A partilha de ecrã só é possível em versões pagas. A videoconferência não é a principal função desta app, que é mais vocacionada para a gestão de projetos e privilegia a comunicação escrita.

Zoom

Prós Possui plano gratuito. Permite 100 utilizadores simultâneos. Faz a partilha de ecrãs e de aplicações. Externos podem ser convidados. Grande leque de planos pagos: Basic, Pro, Business e Enterprise. Prevê a função raise your hand.

Contras Cada reunião só pode durar até 40 minutos. Problemas de segurança, sobretudo associados aos links escritos nas caixas de conversação (chat).

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.